Please note: This website requires Flash and JavaScript to enjoy the full function range. Please ensure that Flash and JavaScript are activated in your browser options. To download the current flash plugin version please click here.

A Volkswagen em Portugal

A Volkswagen em Portugal.

Foi no dia 17 de Abril de 1950 que a Volkswagen chegou a Portugal com o famoso Carocha. A sua chegada agitou o mercado automóvel nacional, até então completamente dominado pelas marcas inglesas. Os novos Volkswagen trouxeram consigo um novo conceito de economia ao mercado automóvel do nosso país, traduzido não só nos seus baixos consumos mas também nas baixas despesas de manutenção. Por outro lado, o argumento da suspensão de quatro rodas independentes ajudou a consolidar a Volkswagen e o seu Carocha como uma marca de inovação e conforto, característica facilmente assimilada pelo condutor.

No primeiro mês de comercialização, a Volkswagen vendeu 36 unidades do seu único modelo e o progresso crescente das suas vendas foi um fenómeno sem comparação com nenhuma outra marca na altura. Rapidamente, começou a aproximar-se dos líderes de mercado. Na década de 60, as vendas do Carocha ascendiam já a 30.000 unidades e, no início dos anos setenta, 50.000 Carochas tinham sido vendidos em Portugal.

Em 1974, e acompanhando o lançamento mundial, chega a Portugal o mítico Golf, modelo que se transformaria na referência dos veículos familiares e definiu um novo segmento automóvel. Hoje em dia, mais de 155.000 circulam nas nossas estradas.

É em 1987, porém, que se dá o maior salto no crescimento da marca em Portugal, quando a SIVA se torna importadora da Volkswagen. Desde então, e até ao final de 2012, foram vendidas mais de 530.000 unidades da marca Volkswagen – passageiros e comerciais – no nosso país.

Desde 1950, quando tinha um único modelo, até hoje, em que é a marca com a maior gama de veículos de passageiros do mercado, a história da Volkswagen em Portugal, como no mundo, é feita de liderança mas também de inovação, tecnologia e preocupação com o meio ambiente.

É uma história de sucesso que ainda só vai no princípio do caminho. Venham mais quilómetros.