Dicas simples para reduzir o consumo de combustível

A maneira mais fácil de poupar combustível

1ª dica: Conduza por antecipação

VW Golf driving on a street

Metade do stress e o dobro da economia. Conduzir a uma velocidade moderada e constante, travar menos, acompanhar o fluxo de trânsito, deixar o automóvel “rolar” e utilizar o "embalo" do mesmo, são comportamentos que consomem bastante menos combustível. Um estilo de condução idêntico a este também é mais seguro e muito menos causador de stress. Na autoestrada conduza à velocidade legal e estará a poupar combustível. E conduzir de forma a antecipar situações futuras também o ajuda a evitar congestionamentos.

2ª dica: Conduza sempre na velocidade (mudança) mais elevada possível

Deteailed image of a gear box

Terceira velocidade a 30 – alterar a mudança antecipadamente, poupa combustível. A condução a baixas rotações danifica, mesmo, o motor? Isso é um mito. Os motores TDI e TSI gostam de estar em terceira velocidade a 30 km/h – desenvolvem um binário e uma aceleração impressionantes, a rotações tão baixas como 2.000 rpm. Mude para a segunda velocidade, quase imediatamente depois de o seu automóvel iniciar a marcha. Pode, facilmente, saltar uma velocidade ao mudar para uma velocidade superior. E escolher, sempre, a velocidade mais elevada. 50 km/h em quinta velocidade não é um problema para muitos automóveis. Desde que o seu automóvel esteja a funcionar suavemente, com uma sonoridade normal, então a rotação do motor não está demasiadamente baixa.

3ª dica: Deixe-o rolar

Bird´s perspective on a driving VW Passat Estate

0,0 litros – conduza de borla! Aplicando as técnicas certas, pode poupar bastante combustível. Sabe como alcançar um “consumo instantâneo” de 0,0 l/100 km? Mantendo o automóvel engatado, deixe-o simplesmente “rolar”! A função de corte de combustível interrompe a alimentação de combustível ao motor. Durante este tempo, não vai usar nem uma gota de combustível. A melhor altura para utilizar este método inteligente é quando também pode tirar partido da travagem do motor. Como quando vai numa descida ou ao aproximar-se de um sinal vermelho. Mesmo se desengatar a caixa de velocidades, vai consumir bastante menos combustível. Esta função é particularmente eficaz, se conseguir deixar o automóvel “rolar” em distâncias longas, graças a um estilo de condução por antecipação.

4ª dica: Maior conforto, menor consumo

Rear view of a Tiguan from the side with a bicycle carrier and mountain bike.

Poupe até 2 litros tomando as decisões corretas. Os acessórios dão mais conforto à condução, mas também tornam a condução mais cara, se forem utilizados em excesso. O ar condicionado, por exemplo, consome combustível, e não é pouco. Reduzir e manter a temperatura interior durante os meses do verão vai consumir até 2 litros aos 100 km, a baixas velocidades. Contudo, também pode diminuir a temperatura do interior do seu automóvel, se o ventilar antes de iniciar a sua viagem e arrancar, durante um breve período, com as janelas abertas. Durante a sua viagem, verifique quais os acessórios que está a utilizar e quais necessita realmente.

5ª dica: Controle a pressão e poupe combustível

detailed image of VW Tiguan rim

Pode poupar combustível, mesmo antes de iniciar a sua viagem. Poupe até 15%, verificando a pressão dos pneus! A resistência ao rolamento representa 15% do consumo total. Se encher os seus pneus até à pressão recomendada para a carga máxima do automóvel (os valores estão indicados na tampa do depósito de combustível), está a reduzir a resistência ao rolamento e o consumo de combustível. Ao comprar pneus, certifique-se de que possuem a menor resistência ao rolamento possível. Com esta característica poupará até 3%. Além disso, estes pneus são muito mais silenciosos.

6ª dica: Poupe com o motor quente

detailed image of a TSI engine hood

Se combinar viagens poupará mais, uma vez que o motor consome mais quando está frio. Se efetuar frequentemente viagens curtas, o seu consumo de combustível poderá disparar rapidamente para 30 l/100 km! Contudo, pode poupar combustível ao combinar várias paragens numa viagem. Se efetuar viagens mais longas, o seu motor consegue alcançar a temperatura de serviço necessária e consome bastante menos combustível.

7ª dica: A forma suave de poupar

Transparant engine hood with view on the engine

A qualidade do óleo permite poupar até 5%. Quanto mais depressa se realizar a lubrificação do motor, mais depressa produz, menos emissões. Este fator é particularmente importante para o arranque a frio e para as viagens de curta distância. E qual é característica chave para um bom óleo de motor? É a de se espalhar rapidamente.
Os óleos de baixa fricção são imbatíveis neste campo. Reduzem o consumo de combustível até 5%, em comparação com óleos convencionais. É por esta razão que, praticamente, todos os Volkswagen vêm atestados, de fábrica, com óleos de baixa fricção.

8ª dica: O caminho para a menor resistência

Linker Außenspiegel vom Fahrerplatz aus gesehen mit leuchtendem Symbol des "Blind Spot"-Sensors

Menor resistência significa maior eficiência. Obter uma aerodinâmica ideal, é a chave para um baixo consumo de combustível, principalmente a velocidades mais elevadas. É por essa razão, que o seu Volkswagen foi desenhado para criar a menor resistência possível. Os acessórios montados no tejadilho, como os suportes para as bicicletas e as malas de tejadilho, vão anular este efeito. Portanto, não se esqueça de desmontar os suportes de tejadilho no período entre as suas viagens à neve ou os passeios de bicicleta.

9ª dica: Leve como uma pena

detailed image of an open trunk

Pode poupar até 0,3 litros, só por retirar quilos de peso desnecessários. Para sermos mais precisos: 100 kg aumenta o consumo de combustível até 0,3 litros em cada 100 km. Por isso, verifique regularmente o que transporta no seu porta-bagagens. Até pode poupar combustível quanto está a reabastecer. Ateste apenas metade do depósito. Um depósito cheio aumenta o peso, logo, também o consumo de combustível.

Your browser is outdated!

Please get a decent browser here or there