Menu
Fechar menu
Fechar

Tempos de entrega de veículos novos

Ainda que neste momento possamos demorar um pouco mais — estamos a fazer todos os possiveis para minimizar estes impactos

  1. 1.

    ID.5 Pro
    Consumo de energia em kWh/100 km: combinado 15,9–14,6; emissões de CO₂ em g/km: combinado 0; classe de eficiência: A+++.
    ID.5 Pro Performance*
    Consumo de energia em kWh/100 km: combinado 15,9–14,6; emissões de CO₂ em g/km: combinado 0; classe de eficiência: A+++.
    As imagens apresentadas podem variar do produto final.
    Voltar atrás

  2. 2.

    As imagens seguintes do veículo mostram extras. Voltar atrás

Ainda que neste momento possamos demorar um pouco mais — estamos a fazer todos os possiveis para minimizar estes impactos

Tempos de entrega de veículos novos

Ainda que neste momento possamos demorar um pouco mais — estamos a fazer todos os possiveis para minimizar estes impactos

  1. 1.

    ID.5 Pro
    Consumo de energia em kWh/100 km: combinado 15,9–14,6; emissões de CO₂ em g/km: combinado 0; classe de eficiência: A+++.
    ID.5 Pro Performance*
    Consumo de energia em kWh/100 km: combinado 15,9–14,6; emissões de CO₂ em g/km: combinado 0; classe de eficiência: A+++.
    As imagens apresentadas podem variar do produto final.
    Voltar atrás

  2. 2.

    As imagens seguintes do veículo mostram extras. Voltar atrás

Existem muitas razões para tempos de entrega mais longos. No caso dos veículos elétricos, neste momento essas razões são…

  • o aumento da procura,
  • a disponibilidade limitada de semicondutores
  • a tensa situação no aprovisionamento no mercado mundial.

Recorrendo a compras online, fomo-nos todos habituando a uma entrega extremamente rápida das nossas encomendas. No caso dos automóveis, um prazo de entrega de três a seis meses é absolutamente normal. Contudo, neste momento, os automóveis elétricos e híbridos têm uma elevada procura. Além do mais, o setor automóvel em todo o mundo está a ser afetado por atrasos nas cadeias de fornecimento. É um desafio que quase todos os fabricantes enfrentam atualmente - e que, nos próximos tempos, também aumentarão os prazos de entrega dos veículos novos com outros tipos de motorização.

Consequências da elevada procura

Já em 2021 as vendas de automóveis elétricos da Volkswagen mais do que duplicaram face ao ano anterior. Tal deve-se, ao êxito da nossa família ID. totalmente elétrica. É por isso que apostamos tudo em disponibilizar o mais rapidamente possível os veículos elétricos encomendados. No entanto, a procura pode por vezes superar as nossas capacidades. 

Situação do aprovisionamento no mercado mundial

A atual situação na Ucrânia veio intensificar a tensa situação no aprovisionamento do mercado mundial. Apesar de estrangulamentos e atrasos nas cadeias de fornecimento em todo o mundo, fazemos todos os esforços para ir o melhor possível ao encontro da procura. Na verdade, é precisamente neste momento que o tema da eletromobilidade como forma de motorização alternativa se revela ainda mais importante.

Efeitos da crise dos semicondutores

Também a crise dos semicondutores afeta partes da indústria automóvel. Os automóveis modernos recorrem a chips especiais com uma elevada segurança antifalhas e estes não podem ser facilmente substituídos por outro produto. A sua disponibilidade limitada pode atrasar a produção dos modelos afetados e, assim, dar origem a tempos de espera mais longos. Contamos com um alívio claro desta situação durante o ano de 2023. 

Perguntas e respostas

Porque é atualmente difícil planear tempos e datas de entrega?

Tal pode dever-se, por exemplo, à escassez de semicondutores e microchips, bem como a atrasos nas cadeias de fornecimento, que implicam estrangulamentos nas atividades a montante e na produção de veículos.

Porque há escassez de semicondutores e microchips?

A procura por semicondutores supera atualmente a oferta dos fabricantes de chips, uma vez que quase todos os setores precisam destes componentes em cada vez maior quantidade, devido ao avanço da digitalização. Acontecimentos locais e falhas de produção causadas por encerramentos temporários de fábricas de chips vieram agravar ainda mais esta situação.

O que são semicondutores?

Os semicondutores são o principal componente dos microchips e integram-se nos sistemas eletrónicos dos circuitos. No automóveis modernos, são utilizados de muitas formas: eletrónica de potência, sistema de infotainment, mostradores digitais, câmaras e outros sensores. A escassez no fornecimento de alguns semicondutores pode impossibilitar totalmente a produção de determinados equipamentos ou conjuntos de equipamentos completos dos veículos. E assim o tempo de entrega aumenta significativamente.

Porque não pode a Volkswagen simplesmente mudar de fabricante para os seus chips?

Os componentes dos veículos são tecnicamente exigentes e necessitam de chips especiais com uma elevada segurança antifalhas. Em todo o mundo existem poucas empresas que conseguem cumprir estes elevados requisitos de qualidade e segurança.

Que está a Volkswagen a fazer para minimizar os atrasos?

Se determinados equipamentos não estiverem disponíveis devido à falta de semicondutores, a oferta de equipamentos é ajustada o mais rapidamente possível. Os parceiros da Volkswagen são informados o mais celeremente possível e, se necessário, em conciliação com o cliente, podem ajustar as encomendas em curso, a fim de reduzir o prazo de entrega.

Oops!
O seu navegador parece estar desatualizado. O nosso site pode não estar a funcionar da melhor forma possível. No entanto, a maioria dos navegadores (exceto o MS Internet Explorer 11 e anteriores) funcionam sem problemas.

Recomendamos que atualize o seu browser!
A última versão pode assegurar uma boa experiência em qualquer site da internet.

Obrigado pela sua visita e divirta-se,
A sua equipa Volkswagen