2.14.87.1, 2019-04-02 08:54:09
Mulher a carregar o seu automóvel elétrico

Como faço o carregamento?

Como faço o carregamento?

A mobilidade elétrica vai ter um impacto na forma como abastecemos os nossos automóveis. Afinal, não tens de conduzir o teu automóvel elétrico até à estação de serviço. Em vez disso, podes carregar a bateria do teu automóvel elétrico em quase todo o lado: em casa numa tomada doméstica/tomada Schuko, numa wallbox, num posto de carregamento público ou em postos de carregamento rápido. Depois de experimentares, vais ver que é quase tão fácil como carregar o teu smartphone.

Automóvel elétrico a ser carregado na wallbox em casa.

O que deves saber sobre o hardware para o teu automóvel elétrico.

Ficha introduzida. Energia garantida.

Para os carregamentos em casa, tens ao teu dispor uma tomada de carregamento de elevada potência que se instala na parede: a wallbox. Esta é um opcional, que atualmente permite efetuar carregamentos com uma potência máxima até 11 kW. Se carregares o teu automóvel elétrico numa wallbox, opcional, basta ligares o cabo de alimentação à tomada do automóvel e dá-se início ao carregamento. É igualmente fácil carregar em postos de carregamento que, por exemplo, a tua empresa te possa disponibilizar. Geralmente têm um cabo de carregamento já instalado. Se um posto de carregamento público não tiver um cabo fixo, podes simplesmente utilizar o cabo de alimentação que foi fornecido com o teu automóvel e que deverás trazer sempre contigo no porta-bagagens.

Existem dois tipos de carregamento.

Carregamento AC 
Podemos distinguir entre dois tipos de carregamento. Nos carregamentos CA, o retificador integrado no automóvel converte a eletricidade da rede pública, de corrente alternada, para a corrente contínua necessária. 

Carregamento CC
No segundo modo de carregamento, o carregamento CC, a corrente alternada é convertida em corrente contínua antes de chegar ao automóvel, como acontece, por exemplo nos postos de carregamento. A vantagem deste método é que permite uma maior potência de carregamento, por exemplo, na autoestrada, e consequentemente reduz o tempo de carregamento.

Existem dois tipos de fichas.

Ligar a ficha, carregar, destrancar, desligar a ficha. O processo de carregamento do teu automóvel elétrico é muito simples. Ao longo dos últimos anos, estabeleceram-se na Europa dois tipos de fichas padrão:

  • Fichas Mennekes

    A ficha "Mennekes" (tipo 2) é utilizada para carregamentos lentos e está em conformidade com a norma europeia para carregamentos CA. A maioria dos postos de carregamento públicos estão equipados com pelo menos uma tomada de tipo 2.

    Carregamento para MEB com 7 a 11 kW. Se tiveres uma wallbox em casa, com 11 kW de potência, podes carregar o teu automóvel na totalidade, todas as noites. Deves também ser capaz de carregar no teu local de trabalho a energia necessária para as tuas necessidades diária.

  • Ficha Combo 2

    Na Europa, o sistema de carregamento mais frequentemente utilizado para carregamentos rápidos é o CCS (Combined Charging System). A ficha de carregamento correspondente fornece contactos adicionais para carregamentos rápidos CC. Com o tipo de ficha "Combo 2", podes carregar em todos os postos de carregamento públicos com uma potência de carga CC superior a 22 kW.

A bateria é carregada a grande velocidade.

Da tomada ao posto de carregamento rápido:

Regra geral, quanto maior for a potência de carga, mais rápido é o processo de carregamento. Porém, a duração do carregamento pode variar consideravelmente, dependendo da carga existente na bateria. O processo de carregamento também é influenciado por fatores externos, como a temperatura ambiente e a temperatura da bateria do automóvel. Se carregares, por exemplo, o teu ID. 31 numa tomada doméstica/Schuko a 2,3 kWh durante a noite, cobres sem dificuldade as tuas necessidades diárias. É mais rápido utilizar uma wallbox ou um posto de carregamento CA.

O método mais rápido são os postos de carregamento de alta potência (HPC - High Power Charging) com uma potência de carregamento superior a 100 kW. Regra geral, recomendamos que evites carregar o teu automóvel elétrico, na totalidade, todos os dias. Assim proteges a bateria2.

1. As imagens apresentadas correspondem a um concept car. Não correspondem ao modelo final que será comercializado.
2. O tempo necessário para a bateria carregar na totalidade, tanto com carregamento CA (monofásico ou trifásico) como com carregamento CC (atualmente de 50kW até mais de 100 kW), depende da potência da infraestrutura de carregamento e acima de tudo do estado de carga da tua bateria e da temperatura exterior. Para otimizar a longevidade da bateria, recomendamos que não a carregues sempre na totalidade.

*O tempo necessário para a bateria carregar na totalidade, tanto com carregamento CA (monofásico ou trifásico) como com carregamento CC (atualmente de 50kW até mais de 100 kW), depende da potência da infraestrutura de carregamento e acima de tudo do estado de carga da tua bateria e da temperatura exterior. Para otimizar a longevidade da bateria, recomendamos que não a carregues sempre na totalidade.