2.15.90.1, 2019-05-09 00:05:56
O automóvel é carregado no parque de estacionamento de um supermercado

Onde posso carregá-lo?

Carregamento & Autonomia

A mobilidade elétrica vai influenciar cada vez mais o nosso dia a dia. Talvez passe, em breve, também a influenciar o teu. Então podes deixar velhos hábitos e verificar que muitas coisas se tornaram mais fáceis. Podes, por exemplo, carregar o teu automóvel elétrico enquanto dormes, trabalhas ou vais às compras. Os inúmeros postos de carregamento no caminho ou mesmo em tua casa, fornecem-te corrente elétrica em qualquer altura. E, se optares por utilizar eletricidade verde, vais estar no bom caminho para um futuro sustentável e sem emissões. Soa-te bem? Nós concordamos.

Pormenor de um cabo de alimentação com ficha Mennekes (Tipo 2) prestes a ser ligado ao ID. Buzz

Abastecer em casa.

Carrega o teu automóvel elétrico enquanto dormes.

Imagina chegares de manhã ao teu automóvel elétrico e começares o teu dia cheio de energia. Enquanto descansaste durante a noite, o teu automóvel ficou carregado. Para que isso se torne realidade, necessitas apenas de um cabo de alimentação. Este cabo vem incluído na compra do automóvel e permite que faças carregamentos em qualquer tomada doméstica/tomada Schuko. Mais simples é impossível. 

Carregamento na tomada:

Carregar o teu automóvel elétrico em casa é mais fácil do que pensas. É simples, basta ligares o cabo de alimentação na tomada doméstica e a ficha de carregamento no automóvel. O processo de carregamento inicia-se imediatamente, depois de trancares o teu automóvel com a chave.

Carregamento através da Wallbox:

É mais fácil instalar uma wallbox se tens uma casa com garagem ou uma box para estacionares. O processo de carregamento é tão simples quanto o de uma tomada doméstica/tomada Schuko, mas é ainda mais rápido e confortável. Basta pegar na ficha, ligá-la, trancar e destrancar o automóvel e já está. A energia é retirada da rede elétrica da tua casa e faturada, como de costume, através do teu fornecedor de eletricidade. Mais conveniente e rápido, perfeito para ti.

Se não tens casa própria e fores arrendatário ou fazes parte de um condomínio e estacionas o automóvel à porta de casa, é possível que o carregamento pareça mais complicado, pois é natural que ainda não existam postos de carregamento públicos em todos os bairros. Nesse caso, a solução mais fácil é carregar o automóvel na empresa onde trabalhas, pressupondo que existem infraestruturas de carregamento à tua disposição, nos parques de estacionamento. A vantagem deste método é que só necessitas de carregar o teu automóvel uma vez por semana, se fores um condutor médio que faz um percurso total de aproximadamente 50 km. A melhor altura para o fazer é durante a manhã ou tarde, enquanto trabalhas.

Vives num condomínio com garagem? Se sim, de momento ainda estás dependente da decisão da maioria dos condóminos para poderes instalar uma wallbox. Mesmo assim, já se sentem claras mudanças. Afinal de contas, a situação está a ser analisada pelo legislador a fim de trazer mudanças que te ajudarão a aproveitar as vantagens do carregamento em condomínios.

 

  • Carrega o teu automóvel elétrico enquanto trabalhas.

    Um assunto que preocupa cada vez mais os empresários é eletrificação gradual da sua frota de viaturas de serviço. Muitas empresas têm vindo a construir infraestruturas de carregamento e disponibilizam aos seus funcionários a possibilidade de carregar o seu automóvel híbrido, elétrico ou plug-in num posto de carregamento da empresa. Esta atitude está a mudar a mobilidade. A tua empresa já disponibiliza postos de carregamento no parque de estacionamento? Se costumas conduzir curtas distâncias, aproximadamente 50 km por dia, só necessitas de carregar o teu automóvel elétrico uma vez por semana. E a solução mais eficaz é fazê-lo durante o horário de trabalho.

  • Faz as tuas compras com calma. Entretanto, o teu automóvel está a carregar.

    Hoje em dia o tempo é precioso. Porque não aproveitas o tempo de carregamento para tratares de outros assuntos? Podes, por exemplo, ir às compras. Cada vez mais supermercados, centros comerciais e lojas de utensílios para a casa, estão a desenvolver as suas infraestruturas de carregamento. Assim, podes não só, cobrir as tuas necessidades de carregamento diárias, com um carregamento que pode, por vezes, ser gratuito, mas também usar esse tempo da forma mais eficaz.

  • Na autoestrada.

    Se és o tipo de condutor que faz viagens longas, vais ter de carregar o teu automóvel elétrico na autoestrada. A boa notícia é que, ao longo dos próximos dois anos, prevemos que haja bastantes alterações nesta matéria. A tecnologia dos postos de carregamento rápidos está a ser desenvolvida e expandida. Entre outras coisas, a Volkswagen está empenhada no estabelecimento destas infraestruturas, fazendo parte da empresa conjunta IONITY, fundada com outros fabricantes de automóveis. Os fornecedores de eletricidade estão também a apostar cada vez mais na expansão dos postos de carregamento rápido nas autoestradas, o que significa que, num futuro não muito distante, um grande número dos postos de abastecimento nas autoestradas estará equipado com opções adequadas de carregamento.

  • O seu companheiro perfeito para qualquer viagem.

    O seu companheiro perfeito para qualquer viagem.

    Queres fazer uma escapadela de fim de semana ou estás a pensar ir de férias? Não há problema. Com o We Charge, podes através da App We Connect 1 da Volkswagen, ter acesso a uma densa e fiável rede de postos de carregamento e assim fazeres a viagem descansado. Em toda a Europa. Com o We Change podes planear facilmente as tuas rotas ao longo da rede pública de postos de carregamento. Idealmente, podes considerar os postos de carregamento rápidos da IONITY, disponíveis em toda a Europa, que permitem carregar rapidamente o teu automóvel elétrico. Ao mesmo tempo, a facilidade de efetuar o carregamento e os procedimentos simples de pagamento, permitem-te chegar sempre seguro ao destino.

    We Charge - quem planeia, tira benefício.

    Pressão para cumprir horários, distraído pelas crianças ou uma obra interminável, existem muitas razões para perder o controlo sobre o estado de carregamento da bateria. Felizmente o serviço We Charge está permanentemente atento sobre os postos de carregamentos existentes e disponíveis. Os postos de carregamento HPC (High Power Charging) da IONITY, são mesmo destacados. Assim não há que temer percursos mais longos, pelo menos não em termos de carregamentos.

Uma maior rede de estações de serviço permite bastante liberdade.

Estás pronto para a mobilidade elétrica?

Já conduzes um automóvel elétrico ou estás a ponderar comprar um? Ainda bem. Agora já sabes que existem mil e uma maneiras de o carregar. Quer seja em tua casa, na garagem ou num estacionamento, na autoestrada ou num parque de estacionamento da cidade, enquanto fazes as tuas compras. A oferta de postos de carregamento, assim como o interesse em instalá-los, está a crescer. Afinal, os automóveis elétricos são o futuro da condução.

Também poderás gostar de: