2.17.94.1, 2019-07-05 00:05:51
Postos de carregamento que te permitem pagar com um cartão de carregamento

Como posso pagar?

Como posso pagar?

Com um automóvel elétrico existem diversas formas de pagamento, fáceis e convenientes: através de uma app, um cartão de carregamento ou um cartão de crédito. Em breve, os teus dados de identificação, estarão no automóvel. Então basta ligá-lo a um posto de carregamento. O procedimento de pagamento ocorre de forma automática. O melhor ainda é que existem postos de carregamento públicos, por exemplo, em parques de estacionamento de supermercados, onde o carregamento é gratuito.

Automóvel elétrico que está a ser carregado numa wallbox em casa

Tomada e wallbox.

Quando carregas1 o teu automóvel elétrico2 em casa com uma tomada doméstica ou wallbox, pagas o carregamento com a próxima conta de eletricidade. Mais fácil é impossível.

1. O tempo necessário para a bateria carregar na totalidade, tanto com carregamento CA (monofásico ou trifásico) como com carregamento CC (atualmente de 50 kW até mais de 100 kW), depende da potência da infraestrutura de carregamento e acima de tudo do estado de carga da tua bateria e da temperatura exterior. Para otimizar a longevidade da bateria, recomendamos que não seja carregada sempre na totalidade.
2. As imagens apresentadas correspondem a um concept car. Não correspondem ao modelo final que será comercializado.
Automóvel elétrico que está a ser carregado num posto de carregamento público

Postos de carregamento públicos.

O pagamento também é bastante simples nos postos de carregamento públicos pagos, na cidade ou na autoestrada. Como condutor de um automóvel elétrico, escolhes um fornecedor que te vai cobrar pela energia utilizada, durante os teus carregamentos. Este fornecedor, o chamado Mobility Service Provider (MSP), oferece-te uma tarifa perfeitamente adaptada às tuas necessidades, tal como acontece com o teu contrato com a tua operadora de telemóvel. Podes personalizar cada uma das opções e ajustá-las às tuas necessidades e aos consumos diários do teu automóvel. Caso o teu MSP não esteja ainda associado a um determinado posto de carregamento, podes utilizá-lo, mesmo assim, com a função de carregamento ad-hoc e efetuar o pagamento junto do Charge Point Operator (CPO) – com cartão de crédito, por exemplo.

  • Modos de pagamento

    Para que te possa ser faturada a eletricidade que consomes, o posto de carregamento necessita de saber quem tu és. Dependendo do operador, tens a opção de pagar com um cartão de carregamento ou com uma aplicação (com tecnologia de comunicação NFC ou um código QR). Basta escolheres o que preferes. O valor é-te cobrado através do método de pagamento que indicaste (por exemplo, débito direto, Paypal ou cartão de crédito), ou então podes optar pelo carregamento ad-hoc e pagar diretamente junto do CPO com um cartão de crédito.

    As tarifas contabilizam maioritariamente a unidade de tempo de carregamento e ainda não a quantidade de energia carregada durante o mesmo. Isto porque ainda não existem muitos postos de carregamento a funcionar com certificado de conformidade de calibração para uma correta medição dos consumos de eletricidade. No entanto, prevê-se que essa situação mude brevemente, de modo a que, no futuro, a faturação passe a ser feita com base no consumo de eletricidade.

  • ISO interface

    Plug & Charge (interface ISO)

    Para tornar o processo de carregamento ainda mais simples, no futuro bastará ligares o cabo de alimentação para começares a abastecer. Com esta tecnologia, também conhecida como Plug & Charge, só necessitas de introduzir os teus dados de autenticação uma vez no automóvel. Depois disso, o posto de carregamento passa a reconhecer-te automaticamente. Incrivelmente prático.

    Esta tecnologia vai ser introduzida a partir de 2020 e implementada gradualmente através de uma norma com certificação ISO, tudo para que no futuro possas usar cada vez mais postos de carregamento Plug & Charge.

  • Carregamento gratuito

    Além dos postos de carregamento pagos, há também vários postos de carregamento públicos onde podes abastecer o teu automóvel elétrico gratuitamente. Por exemplo, nos parques de estacionamento dos grandes supermercados ou centros comerciais. Assim, ir às compras proporciona o dobro do prazer.

  • We Charge – O novo serviço de carregamento da Volkswagen

    Com We Charge tens um acesso direto à rede pública de postos de carregamento e podes com o teu contrato de eletricidade carregar o teu automóvel elétrico em toda a Europa. É tudo muito simples através de um smartphone e da App We Connect3 da Volkswagen. A autenticação no posto de carregamento é feita através do cartão We Charge (cartão RFID), através da App (por QR-Code) ou, logo que a tecnologia esteja suficientemente aplicada, através do Plug & Charge – neste caso o posto de carregamento reconhece-te através do teu automóvel elétrico.

    Enquanto carregas o teu automóvel elétrico podes descontraidamente verificar o estado de carregamento, comandar o processo de carregamento e o ar condicionado ou receber notificações push, através da App We Connect do We Charge. Principalmente quando o processo de carregamento chegar ao fim ou se houver algum erro durante o carregamento. Além disso, We Charge permite-te, através de um contrato de eletricidade, efetuar o pagamento, incluindo a fatura e um descritivo da transação. Tudo de forma totalmente automática. Resumindo: We Charge.

3. Para usares a app We Connect, grátis, necessitas de um smartphone com um sistema operativo compatível iOS ou Android e um cartão SIM com pacote de dados. Também necessitas de um contrato de telemóvel existente ou efetuar um separadamente com o teu operador.

Também poderás gostar de: