Carregamento & Autonomia

Até onde posso conduzir?

A nossa família ID. representa uma nova geração de automóveis elétricos, com os quais pode percorrer também distâncias maiores com apenas um carregamento. Através de uma abrangente oferta de baterias de diferentes tamanhos, infraestruturas de elevada potência, bem como serviços mais inteligentes, pode no futuro tirar partido de todas as vantagens da mobilidade elétrica, sem compromissos, quer percorra, curtas, médias ou longas distâncias. 

4 min. leitura
Um mapa do norte da Europa

Autonomia WLTP vs. Autonomia real do condutor

Desde setembro de 2018, devem ser especificados os valores de autonomia padrão de todos os automóveis elétricos de acordo com o procedimento WLTP. WLTP significa Procedimento de Teste Global Harmonizado para Veículos Ligeiros. É um procedimento de ensaio mundial, padronizado e obrigatório para todos os fabricantes que permite uma comparação entres os diferentes automóveis elétricos. Aqui deve prestar atenção ao valor combinado (urbano, estrada nacional e autoestrada).

Comparação entre autonomias
Comparação dos valores de autonomia do ID.3 de acordo com o tamanho da bateria,
autonomia WLTP1 e autonomia real do condutor.

Como a autonomia WLTP se baseia num valor médio calculado a partir de diferentes ciclos parciais (urbano, estradas nacionais, autoestrada) e não considera "consumidores secundários" como o ar condicionado ou o aquecimento, a autonomia real pode variar em relação à autonomia padrão.

É por isso que a Volkswagen fornece adicionalmente uma "autonomia próxima da realidade"2. Trata-se de uma margem de autonomia que será atingida previsivelmente por 80% de todos os condutores do ID.3 no seu dia a dia, sem que tenham de carregar a bateria.

Em situações de tráfego urbano, devido ao motor elétrico de alta eficiência e à elevada percentagem de recuperação em trânsito pára-arranca é possível que os valores da autonomia real sejam mesmo mais elevados do que os da autonomia máxima WLTP.

Quais os fatores que influenciam a autonomia real do condutor?

Existem muitos fatores que influenciam a autonomia do automóvel elétrico, entre eles o estilo de condução, a condução em autoestrada ou trânsito urbano, o aquecimento ou o ar condicionado.

No entanto, já é possível pré-aquecer o interior do seu automóvel elétrico no inverno ou arrefecê-lo no verão, enquanto o carrega.

Desta forma, a energia utilizada para o aquecimento ou o ar condicionado é retirada da rede elétrica e não da bateria do motor.

Fatores que influenciam a autonomia
Fatores que influenciam a autonomia

Ideal para viagens curtas

Se o seu trabalho implica percorrer cerca de 50 km por dia com o seu automóvel elétrico, ou se leva as crianças à escola de manhã, depois conduz até ao escritório e à tarde faz compras, então um ID.3 com bateria de 45 kWh e uma autonomia real de 230 a 330 km1 é mais do que suficiente. Com estes valores de autonomia, só necessita de carregar o seu automóvel uma ou duas vezes por semana. E a melhor forma de o fazer é em casa, durante a noite numa tomada ou ainda mais através do ID.Charger3 (Wallbox).

Assim, pode entrar de manhã no seu automóvel elétrico e começar o dia já cheio de energia.

Quem conduz curtas distâncias pode efetuar os carregamentos descontraidamente em casa ou no trabalho.

Se a empresa onde trabalha disponibiliza aos seus colaboradores uma infraestrutura de carregamento nos parques de estacionamento, essa também é uma excelente opção. Assim pode utilizar o seu horário de trabalho ainda mais eficazmente.

Rota de curta distância num mapa da cidade

Eficaz em viagens de média distância.

Se percorre diariamente aproximadamente 200 km em trabalho ou se tenciona fazer viagens maiores, quer seja para visitar a família ou amigos, planear visitas à cidade ou dar um pulinho ao mar ou às montanhas nas férias, a opção de bateria do ID.3 com 58 kWh e uma autonomia real de 300 a 420 km1 é a escolha certa. Assim, basta-lhe carregar o seu automóvel a cada 2 ou 3 dias durante a noite ou, numa viagem mais longa, ligá-lo a uma das novas estações IONITY durante 20-30 minutos, no máximo, em autoestrada.

Quem percorre médias distâncias pode utilizar o We Charge para encontrar postos de carregamento livres no caminho.

Vai poder chegar a muitos destinos em viagens de média distância com apenas um, ou nenhum, carregamento adicional. Pode encontrar as estações de carregamento disponíveis de forma fácil e rápida através do We Charge, o novo serviço de carregamento da Volkswagen. No que diz respeito aos seus hábitos de viagem, nada terá de mudar, visto que mesmo hoje deve certamente fazer uma ou outra paragem no caminho.

Mapa de uma rota de média distância

Convence em longas distâncias

Se quiser percorrer também distâncias mais longas, em trabalho ou a título particular, o ID.3 com a bateria de 77 kWh e uma autonomia real de 390 a 550 km1 é a solução ideal para si.

Sabia que só tem de carregar o seu automóvel elétrico duas ou três vezes durante uma viagem de aproximadamente 800-1.000 km? Assim, pode percorrer mesmo distâncias maiores com toda a descontração. E francamente, não há nada como uma paragem para esticar as pernas, comer um bom lanche ou tomar um café quente.

Durante esta pausa, pode simplesmente utilizar as estações de carregamento rápido da IONITY. A IONITY é uma nova rede de carregamentos de elevado desempenho que foi criada pela Volkswagen em cooperação com outros parceiros da indústria automóvel e que até 2020 não só construirá como também será responsável pela operação de mais de 400 estações de carregamento rápido pela Europa. Aqui pode facilmente utilizar o We Charge através da nossa aplicação We Connect para efetuar os pagamentos.

Mapa com rota de longa distância

Muita autonomia. Muita flexibilidade.

Já conduz um automóvel elétrico ou está a ponderar comprar um? Muito bem. Agora já sabe que os valores de autonomia são muito maiores do que pensava.

Em viagens de curta ou longa distância, no dia a dia ou em férias, a partir de agora tem tanta flexibilidade com os nossos modelos ID. e as soluções de infraestrutura e serviços de mobilidade como teria com um automóvel a gasolina ou Diesel.

Ideias integradas Volkswagen
Ideias integradas para uma mobilidade sustentável:
Wallbox, Ionity e We Charge

Subscreva agora e esteja sempre um passo à frente.

Pertença aos primeiros que vão conduzir e descobrir o novo ID.3.
Receba regularmente notícias e atualizações sobre a mobilidade elétrica e o Lifestyle do ID.

O seu browser não é suportado!

Faça download de um browser mais recente aqui ou aqui.