Bateria com um sistema

Transformar eletricidade em mobilidade. O que parece fácil à primeira vista é bastante complexo. Por isso, desenvolvemos, de forma clara e percetível, esta apresentação sobre o sistema de bateria na plataforma modular elétrica (MEB). Afinal, deve saber o que está dentro do seu ID.3.

A bateria de alta tensão da Volkswagen.

Explicado de forma simples:
O sistema de bateria da família ID.

A plataforma modular elétrica (MEB) da família ID. foi desenvolvida de raiz, especificamente, para automóveis elétricos. O coração do sistema é um sistema de bateria de carregamento rápido que consiste em diversos módulos de bateria, dependendo da autonomia pretendida. Cada um desses módulos contem 12 células de bateria de iões de lítio. As células de bateria utilizadas na MEB têm um design "pouch cell". Estas consistem em diversas camadas, sobrepostas e dobradas que são envolvidas por uma película exterior. Isto torna as células "pouch" altamente flexíveis em relação à sua forma e adaptáveis às necessidades específicas. Para além disso, a sua superfície suave também permite uma elevada capacidade de dissipação de calor.

O sistema de bateria da plataforma modular elétrica MEB da Volkswagen

O sistema de bateria da plataforma modular elétrica MEB

1 Células de bateria

2 Módulos de bateria

3 Sistema de bateria

4 Bateria

5 Sistema de propulsão

Simplesmente eletrizante: A bateria de iões de lítio

A bateria de iões de lítio consiste sempre em quatro componentes: ânodo, catódico, separador e eletrólito. Durante o carregamento os iões de lítio passam do catódico para o ânodo e são armazenados aí. A energia elétrica da rede é transformada em energia química. Durante o processo de descarga, por exemplo, para dar energia ao motor elétrico, o processo segue o caminho inverso: os iões de lítio passam do ânodo de volta ao catódico e transformam a energia química, de volta, em energia elétrica. 

Cinco matérias primas principais são necessárias para produzir células de baterias de iões de lítio: uma liga de cobalto, níquel e manganésio para o catódico (para através da sua estrutura armazenar o lítio que transporta a corrente), grafite para o ânodo e, obviamente lítio, que está contido no eletrólito. 

Os componentes da bateria de iões de lítio
1 Ânodo
2 Catódico
3 Separador
4 Eletrólito
5 Carregar
6 Descarregar

O seu browser não é suportado!

Faça download de um browser mais recente aqui ou aqui.