Gebel com desenhos do design interior do VW ID.3
Gebel com desenhos do design interior do VW ID.3
Gebel com desenhos do design interior do VW ID.3
Gebel com desenhos do design interior do VW ID.3
Becoming ID.

Interior: a sala móvel.

Becoming ID.

Interior: a sala móvel.

03/24/2020

O ID.3 está cheio de inovações e mesmo assim mantém um design purista. Aqui pode ver como a equipa de design de Alex Gebel conseguiu encontrar uma nova forma de design para a mobilidade elétrica.

03/24/2020

O ID.3 está cheio de inovações e mesmo assim mantém um design purista. Aqui pode ver como a equipa de design de Alex Gebel conseguiu encontrar uma nova forma de design para a mobilidade elétrica.

Novas ideias de design necessitam de coragem e liberdade. No episódio 11 de “Becoming ID.”, Alex Gebel, designer de interiores, explica-nos porque o interior do ID.3 vai no sentido "não-automóvel", fazendo lembrar antes uma moderna sala móvel.

Em que altura se apercebeu que a mobilidade elétrica para todos se estava a tornar uma realidade?

No início do projeto foi nos dito que novas ideias precisam de coragem e liberdade, portanto, sejam criativos! Tenham a liberdade de pensar na forma antes da função. O interior do automóvel pode ser qualquer coisa: uma lounge, uma sala ou uma sala de cinema. Esta atitude deu origem ao conceito open space. Muito arejado e espaçoso. Também seguimos novos caminhos em termos de tecnologia. Menos melhorias cautelosas, mas antes novos desenvolvimentos revolucionários. De outra forma, como teria o head-up display, com tecnologia de realidade aumentada, se tornado um elemento chave do interior?  Mas, também aqui foi importante não complicar, mas sim aplicar simplicidade inteligente. 

Qual foi o maior desafio que teve de enfrentar durante todo o processo do projeto?

O principal desafio com o ID.3, foi assegurar que desenvolvêssemos algo, que podia ser produzido e comandado, de forma a que pudesse ser conduzido na estrada. O desafio foi transformar o impacto emocional que este tópico cria, num conceito. Encontrar uma nova linguagem de design para a mobilidade elétrica é claramente diferente da linguagem de design do passado. Isto significa desenhar algo que mostra o automóvel do futuro que, mesmo assim, está próximo das pessoas do presente.
E apesar de todos os preliminares digitais, uma maquete física dos bancos, ajudou-nos a tornar as interações, numa experiência real. Esta permitiu-nos experimentar posições e conteúdos, bem antes do primeiro automóvel de pré-série.  

O interior do moderno ID.3 resulta de um desenvolvimento revolucionário – extremamente discreto.
Axel Gebel
Designer de interiores

Em detalhe, qual é a tecnologia que considera mais fascinante no novo ID.3?

A ideia de estar sentado dento de um produto inteligente e emocional, que quase parece ter um caráter, uma personalidade própria. É assim que vejo o ID. Light, como uma ligação entre o mundo exterior, as pessoas e o automóvel. Pessoalmente, penso que esta tecnologia leva o interior para um novo patamar. O ID. Light atravessa todo o cockpit e apoia visualmente o condutor. Quando entra no automóvel, por exemplo, dá-lhe as boas vindas. A multiplicidade de funções úteis também é extraordinária. A luz já não é apenas um elemento de design que intensifica as emoções e formas de caráter do automóvel. Trata-se também de uma tecnologia de suporte que apoia o condutor e o passageiro.

O que mais o inspirou no desenvolvimento da família ID.?

Penso que conseguimos atingir um bom equilíbrio entre abstração e usabilidade no interior. O look and feel é muito harmonioso. E também conseguimos integrar a sustentabilidade de forma consistente em cada passo do design e do desenvolvimento. Isto foi possível graças à plataforma modular elétrica (MEB).

O que retira pessoalmente deste projeto?

O novo mindset da Volkswagen. Para mim os objetivos da empresa e os objetivos do produto andaram sempre de mão dada. Nós estamos comprometidos com os Acordos Climáticos de Paris e queremos tornar-nos neutros em termos de emissões de CO2, em 2050. É por isso, que entregamos os ID.3 aos clientes como um produto neutro em termos de emissões de CO2. Este é o primeiro automóvel de sempre que considera o ambiente na sua produção e também nos materiais que utiliza. 

Quais são as funcionalidades distintas do conceito de interior do ID.3?

O ID.3 é extremamente discreto. Por outras palavras é mais "não-automóvel", mais como uma moderna sala. Cada objeto no seu interior foi desenhado como se fosse uma peça independente de mobiliário. Funciona no seu todo, mas também individualmente.

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