Uma entrevista com Sven Köhler
Uma entrevista com Sven Köhler
Uma entrevista com Sven Köhler
Uma entrevista com Sven Köhler
Becoming ID.

Construção do automóvel: um protótipo nasce

Becoming ID.

Construção do automóvel: um protótipo nasce

March 26, 2020

Planear e desenvolver o ID.3 (protótipo próximo do modelo de produção) é uma coisa; produzi-lo e testá-lo é algo completamente diferente. Quais são os desafios que Sven Köhler tem de ultrapassar diariamente e o que mais o fascina no ID.3? Descubra aqui.

O dia a dia de uma função em que os segredos fazem sempre parte da ordem do dia. Segredos sobre o futuro da construção automóvel. Como responsável pela coordenação e construção automóvel, Sven Köhler está envolvido, há alguns anos, com o automóvel mais secreto da Volkswagen, desde a fase inicial, com os primeiros protótipos do ID.3 (protótipo próximo do modelo de produção).

O que mais a inspirou no desenvolvimento da família ID.?

Basicamente, penso que é muito bom que o ID.3 tenha tração traseira. É como um carocha ou um furgão T3. No passado tínhamos alguns automóveis com tração traseira, e o comportamento do ID.3 é completamente diferente dos nossos modelos de tração dianteira. Muitas pessoas não sabem como se comporta um automóvel de tração traseira e algumas pessoas ficam surpreendidas quando conduzem o ID.3 pela primeira vez.

E também adorei, quando o primeiro ID.3 produzido de série, em preto, foi conduzido pela fábrica. Foi um tremendo acontecimento.

Em que altura se apercebeu que a mobilidade elétrica para todos se estava a tornar uma realidade?

A minha mulher tem conduzido um Passat GTE (consumo de combustível em l/100 km: combinado 1,6; consumo de eletricidade, kWh/100 km: combinado 14,7; emissões de CO₂, g/km: combinado 36, durante um ano e agora também instalei uma wall box na nossa garagem. Agora surge a questão se um automóvel como este é o suficiente como segundo carro de família? Recentemente cheguei à conclusão que é um automóvel realmente prático e atraente para ser usado de forma eficiente e confortável no dia a dia. Nós conduzimo-lo exclusivamente a eletricidade na nossa localidade.

Quando conduzo por razões particulares, estou atento aos postos de carregamento. O número de postos de carregamento está a aumentar: muitos supermercados já têm postos de carregamento, pode-se estacionar sem pagar em muitas cidades alemãs e a tecnologia está a progredir a passos largos.