Veículos elétricos no posto de carregamento

Cabos e fichas de carregamento: o modelo certo para o teu automóvel elétrico

Cabos e fichas de carregamento: o modelo certo para o teu automóvel elétrico


e-Golf: consumo de energia, kWh/100 km: 12,7 combinado; emissões de CO₂ g/km: 0


e-Golf: consumo de energia, kWh/100 km: 12,7 combinado; emissões de CO₂ g/km: 0

Carregar um automóvel elétrico é complicado? De modo algum. Só necessitas de uma tomada (ou de uma Wallbox, opcional, em casa) e de um cabo de carregamento com uma ficha adequada para quando fizeres viagens. Aqui explicamos-te quais as fichas que vais sempre necessitar e quais as melhores para um carregamento particularmente rápido.

Aqui, vai ficar a saber:

  • Qual a ficha indicada para o teu automóvel elétrico
  • Como funciona o carregamento em casa
  • Que cabo de carregamento deves utilizar para abastecer em viagem
  • Como aceleras o carregamento nas estações de carregamento

Para encontrar a ficha certa, só necessitas de saber qual o tipo de entrada instalado no teu automóvel elétrico. Normalmente, os fabricantes europeus utilizam fichas tipo-2. Não te deixes confundir: a ficha tipo-2 também é conhecida como ficha Mennekes. Mennekes é o nome dos fabricantes. Nos modelos asiáticos ou americanos, é também frequentemente utilizado o tipo-1.

Depois resta saber se vais carregar o teu automóvel em casa ou pelo caminho – porque isso vai determinar que tipo de cabo deves usar. As tuas opções são o modo 2 ou modo 3.

Cabos modo 2 e fichas Schuko: as tomadas tornam-se em estações de carregamento

A forma mais fácil de começar a carregar um automóvel elétrico é através de uma tomada doméstica. Numa extremidade, o cabo para este tipo de carregamento tem uma ficha Schuko comum, na outra extremidade uma ficha correspondente ao modelo do teu automóvel. Regra geral, durante o carregamento tens tempo suficiente para recarregar as tuas próprias baterias. O tempo de carregamento do teu automóvel elétrico numa rede elétrica de 230V com 2,3 kW varia consoante o automóvel.

Ficha Type 2

Wallbox: carregamentos mais rápidos com o cabo modo 3

Se o carregamento através da tomada demorar demasiado tempo, podes reduzir o tempo de carregamento em casa com uma Wallbox, opcional. Este posto de carregamento fixo fornece eletricidade com uma capacidade de carga significativamente maior do que uma tomada doméstica (até 22 kW em vez de 2,3 kW). A principal diferença é que a Wallbox utiliza um cabo modo 3 em vez de um cabo modo 2 para carregar o automóvel. Este cabo costuma estar integrado na Wallbox. Desta forma não tens de te preocupar com o cabo de carregamento quando compras a caixa. Só tens de saber qual a ficha de carregamento certa para o teu automóvel – na Volkswagen é a ficha Tipo 2.

Quanto custa esta poupança de tempo? O preço deste posto de carregamento doméstico começa nos 200 euros e pode passar dos mil, consoante a potência e o fabricante. Por exemplo, em 2018, a Volkswagen apresentou o protótipo do seu posto de carregamento ID.Charger, que foi introduzido como o modelo de 11 kW Entry e Connect. A versão mais acessível encontra-se disponível a partir de 300 euros.

Estes são os tipos de fichas para os automóveis elétricos

Diferentes tipos de fichas para automóveis elétricos
A ficha trifásica tipo 2 é a mais utilizada na Europa e foi definida como padrão. Além disso, existem vários outros tipos de fichas para postos de carregamento públicos. Ou podes efetuar o carregamento numa tomada em casa com um cabo de carregamento modo 2.

Modo 3 e tipo 2: a combinação para pontos de carregamento públicos

Nos pontos de carregamento públicos, os automóveis elétricos europeus requerem normalmente um cabo de carregamento modo 3 com duas fichas Tipo 2, também conhecidas como fichas Mennekes. Para automóveis asiáticos ou americanos com uma ligação Tipo 1, utiliza um cabo de carregamento modo 3 com tipo 2 para tipo 1.  Uma vantagem do tipo 2 em relação ao tipo 1 é que a ficha de carregamento pode ser fixada tanto ao posto de carregamento como ao automóvel, basta trancar o automóvel. Desta forma, as fichas ficam bem fixadas ao automóvel e ao posto de carregamento, o que te permite relaxar enquanto carregas o teu automóvel elétrico.

Ficha Combo 2 e ficha CHAdeMO: máxima potência de carregamento

Para a Lena, os momentos de condução são momentos para a família. Isso tornou-se claro assim que conhecemos esta mãe de dois filhos. Lena utiliza as viagens de automóvel que faz com a filha para trocar opiniões sobre variadíssimos temas: "É por isso que é tão agradável ter um automóvel tão silencioso.", diz Lena. Lena também tem uma opinião clara sobre os tempos de carregamento. Lena carrega o e-Golf em casa na garagem ou no trabalho. É quase como dançar – apanhamos rapidamente o ritmo (de carregamento).

Conclusão

Em resumo, necessitas de um único cabo de carregamento para todos os processos de carregamento – um cabo modo 3 com ficha tipo 2 do lado do posto de carregamento e uma ficha tipo 1 ou 2 do lado do automóvel. E, se levares o teu automóvel elétrico por percursos menos comuns ou mais longos – o sistema de navegação mostra-te onde encontras os próximos postos de carregamento. Em mapas como o "Chargemap", podes também filtrar os postos pelos tipos de tomada que disponibilizam. Assim, o teu automóvel elétrico nunca ficará sem energia.

Subscreva agora e esteja sempre um passo à frente

Receba regularmente notícias e atualizações sobre a mobilidade elétrica e o Lifestyle do ID.

Your browser is outdated!

Please get a decent browser here or there