Um Volkswagen e-Golf a carregar

Energia sem limites.

Energia sem limites.

A Volkswagen está sempre à procura de ideias e conceitos que tornem a mobilidade ainda mais prática e confortável. Foi por isso que o Grupo decidiu também fazer parte da Hubject, uma start-up de alta tecnologia. Nunca foi tão fácil encontrar postos de carregamento e carregar o seu automóvel elétrico, graças à rede intercharge da empresa com sede em Berlim.

Texto: Phillip Bittner
Imagens: David Fischer

A Volkswagen está sempre à procura de ideias e conceitos que tornem a mobilidade ainda mais prática e confortável. Foi por isso que o Grupo decidiu também fazer parte da Hubject, uma start-up de alta tecnologia. Nunca foi tão fácil encontrar postos de carregamento e carregar o seu automóvel elétrico, graças à rede intercharge da empresa com sede em Berlim.

Texto: Phillip Bittner
Imagens: David Fischer

Com a sua rede intercharge, a Hubject, sediada em Berlim, tornou o carregamento de automóveis elétricos incrivelmente simples e possível em qualquer lugar. A palavra mágica aqui é eRoaming. Tal como acontece com os telemóveis, a intercharge possibilita o acesso dos clientes a vários fornecedores em todo o mundo. Os postos de carregamento de todos os parceiros funcionam como uma enorme rede de abastecimento, o que torna o carregamento de automóveis elétricos particularmente conveniente. Desta forma são eliminadas as fronteiras entre países e sistemas.

Esta acessibilidade tem também muitas vantagens para os condutores de automóveis elétricos. A empresa, fundada em 2012, na qual o Grupo Volkswagen também tem uma participação, juntou vários fornecedores de eletricidade a fim de criar uma infraestrutura de carregamento a nível nacional. Se o seu fornecedor for um parceiro intercharge, como acontece com o cartão Charge & Fuel da Volkswagen, poderá aceder a toda a rede através do seu meio de acesso: App ou cartão. O pagamento é efetuado comodamente como sempre mediante a fatura do seu fornecedor, independentemente do local da rede intercharge onde tenha carregado a bateria". 

A Hubject recolhe além disso as informações mais relevantes e disponibiliza-as aos parceiros. Isto inclui dados geográficos, preços de carregamento, desempenho do posto, fichas disponíveis e, claro, informação sobre se a estação de carregamento se encontra ou não ocupada. Com base nestes dados, os fornecedores de energia podem oferecer aos seus clientes um serviço abrangente em tempo real que adequa o carregamento à utilização diária. Os condutores de automóveis elétricos encontrarão a próxima estação de carregamento da rede intercharge sempre sem demoras.

Volkswagen e-Golf
Volkswagen e-Golf em utilização urbana
Volkswagen e-Golf em uso urbano

O funcionamento elétrico é a solução ideal para a mobilidade, sobretudo em trajetos curtos, como em cidades, por exemplo. Mas para o e-Golf, as viagens para fora da cidade também nunca são um problema, pois a sua autonomia combinada (WLTP) chega aos 232 km.

Com o eRoaming, o carregamento de automóveis elétricos passa a ser o mais fácil possível para os clientes. 

O processo de carregamento nos respetivos postos da rede intercharge pode ser convenientemente iniciado através do meio de acesso do próprio fornecedor de abastecimento, com um smartphone. Os postos de carregamento da rede intercharge estão todos indicados num mapa. Em cada posto estão também listados os respetivos preços de carregamento, o desempenho do posto e as fichas disponíveis. E, claro, se o posto de carregamento se encontra ou não ocupado.  

Como funciona o Hubject.

1. eRoaming - O conjunto de todos os postos de carregamento dos parceiros intercharge funciona como uma enorme rede de carregamento uniforme. 

2. Carregamento - Caso o cliente de um parceiro intercharge pretenda carregar o seu automóvel no posto de carregamento de outro parceiro, essa solicitação é encaminhada numa fração de segundo e a respetiva autorização é verificada no sistema. Se a resposta for positiva, a tampa do posto de carregamento abre-se e já está - pronto para carregar.

3. Pagamento - A faturação é então efetuada, de forma simples, como sempre, através da fatura do próprio fornecedor, independentemente do local da rede intercharge onde a bateria foi carregada. 

4. A viagem continua!

Aplicação Hubject e o parceiro de cooperação
Com a aplicação Hubject, os proprietários de automóveis elétricos podem utilizar os postos de carregamento de diversos fornecedores de energia. A plataforma tem acordos com 300 parceiros em toda a Europa, conta com 55.000 pontos de carregamento e oferece opções de autenticação e faturação incrivelmente convenientes. Tudo isto resulta numa ampla rede de infraestruturas de carregamento.

Mas como se desenvolve uma rede tão gigantesca? A Hubject desenvolveu uma linguagem de IT que permite que os sistemas comuniquem entre si. Esta linguagem é ensinada a todos os sistemas de todos os parceiros intercharge. Igualmente importante é a uniformização dos processos de negócios e serviços que a Hubject igualmente assume. O cliente tem então a garantia de que sempre que vir o símbolo intercharge, as regras são as mesmas. Acima de tudo, isto vem melhorar o serviço ao cliente. Na prática, a nível técnico acontece o seguinte: caso o cliente de um parceiro intercharge pretenda carregar o seu automóvel num posto de carregamento de outro parceiro, essa solicitação é encaminhada numa fração de segundo e a respetiva autorização é verificada no sistema. Se a resposta for positiva, a tampa do posto de carregamento abre-se e estará pronto para iniciar o abastecimento.

Este é um conceito que não traz vantagens apenas ao condutor do automóvel elétrico. Os fornecedores de postos de carregamento e de energia também beneficiam da intercharge. O número de potenciais clientes aumenta, e com ele a utilização dos postos. Para as empresas, é fundamental que possam expandir a sua rede com cada novo parceiro intercharge sem terem de os contactar. A fim de acelerar o crescimento da rede, a Hubject celebrou contratos-quadro na Europa com quase todos os fabricantes de postos de carregamento relevantes e todos os fornecedores de infraestruturas de carregamento que asseguram que os novos pontos estão "Hubject ready" desde o início.

Postos de carregamento com logótipo intercharge
Os postos de carregamento com o logótipo intercharge fazem parte de uma enorme rede de fornecedores de energia e podem ser utilizados por todos.
A Hubject cria uma rede da qual todos beneficiam – tanto clientes como empresas participantes.
Ecrã do Volkswagen e-Golf
Tudo sobre controlo.
Com o e-Golf sabe sempre a distância que ainda pode percorrer. O modelo pode ser abastecido comodamente através da sua própria ligação doméstica, com Wallbox, opcional, e em postos de carregamento rápido.

A rede intercharge reúne atualmente cerca de 400 parceiros que contribuem com hardware e software para a infraestrutura de carregamento, incluindo 100 fornecedores de energia. Na Alemanha, cerca de 80 por cento dos acessos de carregamento público fazem agora parte da rede intercharge. São cerca de 8.000 pontos de carregamento em todo o país. Depois do lançamento na Alemanha, em 2013, seguiram-se outros países europeus e o Japão. Hoje, já mais de 70.000 postos públicas de carregamento em todo o mundo fazem parte da plataforma Hubject. Agora é a vez dos EUA e da China.

A receita do sucesso da Hubject - transparência absoluta - deverá resultar também aqui. A rede intercharge está aberta a qualquer fornecedor, pequeno ou grande. Isso resulta numa escalabilidade única no mercado. A Hubject cria assim uma rede da qual todas as empresas participantes podem beneficiar.

E isto acaba por ajudar os próprios donos dos automóveis elétricos. Graças a conceitos como este e à infraestrutura de carregamento assim criada, o automóvel elétrico consegue uma liberdade de mobilidade ainda mais individual e ilimitada.

Tecnologia do futuro
by Volkswagen

Em 2017, entrou no mercado a segunda geração tecnológica do e-Golf, com uma autonomia (WLTP) de 200 km. Assim, o automóvel de emissões zero adequa-se às necessidades da maioria dos trabalhadores na Alemanha. Estatisticamente, muitos deles percorrem menos de 50 km por dia.1 

O Volkswagen e-Golf está a carregar
Para os proprietários de automóveis elétricos sem um contrato de fornecimento, que raramente utilizam postos públicos, há uma alternativa. A Hubject oferece também o serviço intercharge direct. Aqui pode efetuar comodamente o seu pagamento através de uma página web utilizando um cartão de crédito ou um serviço de pagamento on-line.

Publicado: dezembro de 2018

1 Segundo um estudo realizado pelo Ministério Federal Alemão dos Transportes e Infraestruturas Digitais. 

Nota em conformidade com a Diretiva 1999/94/CE e respetivas alterações: para mais informações sobre o consumo oficial de combustível e sobre as emissões específicas oficiais dos automóveis de passageiros novos, consulte o "Guia de consumo de combustível e emissões de CO₂ e consumo de eletricidade dos automóveis novos de passageiros", disponível gratuitamente em todos os Concessionários Volkswagen. 

e-Golf: consumo de energia em kWh/100 km: 14,1 - 13,2 (combinado); emissões de CO₂, g/km: 0 (combinado)   

Your browser is outdated!

Please get a decent browser here or there