Seitenansicht des ID. Crozz mit Palmen im Hintergrund

O futuro na sua melhor forma
Design Check do ID. Crozz

O futuro na sua melhor forma
Design Check do ID. Crozz

Este protótipo de automóvel elétrico "plana" pelas ruas de Los Angeles quase como num filme de ficção científica. Praticamente inaudível e, no entanto, com tanta presença. É simplesmente impossível ignorar o ID. Crozz. Os seus criadores, Diana Zynda, Cihan Akcay e Vagarsh Saakyan, sabem porquê.

Cihan Akcay
Cihan Akcay
  • Trabalha na Volkswagen em Wolfsburgo há sete anos
  • Fez parte da equipa de design exterior do ID. Crozz

As tendências que começam na Califórnia rapidamente se tornam moda no resto do mundo. Em particular no que toca a Los Angeles, onde se conduzem mais automóveis elétricos do que em qualquer outro lugar e onde os automóveis elétricos já fazem parte de um estilo de vida. E, é aqui que se apresenta agora a nova família ID. da Volkswagen. Uma família perfeita para ti e para a tua vida. Desta fazem parte: o ID., um automóvel compacto; o ID. Buzz, o "pão de forma" do futuro; e, na dianteira, o ID. Crozz, um SUV³ elegante. É com estes modelos que a Volkswagen pretende eletrificar o teu dia a dia já a partir de 2020. Para lá chegarmos, os modelos ID. incluem tecnologia avançada, como por exemplo, a inovadora transmissão elétrica e o modo de condução autónoma². No entanto, o que mais chama a atenção é o novo design. Mas porquê? A equipa da Volkswagen responsável pelo design desenvolveu um conceito que combina forma, função e liberdade. Um conceito que traz já hoje o futuro para as estradas. "Nasceu aqui um design muito próprio, que se diferencia dos automóveis com motor de combustão habituais", esclarece Cihan Akcay, designer de exteriores da Volkswagen. "E, especialmente os novos modelos ID. agora apresentados, incluem características que compõem uma linguagem de design inteiramente nova".

"O ID. Crozz eleva o design da Volkswagen a um novo nível".

Two policemen looking at the ID. Crozz
No parque de estacionamento "Golden Shore", na primeira linha costeira de Long Beach, ninguém tira os olhos do ID. Crozz - nem mesmo as forças policiais.
The ID. Crozz frontal

A forma mais bela de liberdade: O novo design.

Os três ID. estão estacionados no parque de estacionamento "Golden Shore", situado diretamente na linha costeira de Long Beach. Quem passa não resiste e pára para observar os impressionantes automóveis elétricos do futuro. Mas a que se deve realmente este fascínio? O que torna o design do ID. Crozz tão diferente dos restantes automóveis modernos? "O ID. Crozz eleva o design da Volkswagen a um novo patamar", diz Cihan Akcay. As linhas sólidas e tradicionais da Volkswagen foram substituídas por uma curva que percorre as laterais do ID. Crozz. As jantes, em particular, ficam ainda mais destacadas. "Esta curva começa no guarda-lamas traseiro, continua num contorno acentuado pela lateral do automóvel e volta a subir pela janela, alcançando o guarda-lamas frontal. São duas linhas que delineiam o mesmo percurso, mas que não são paralelas. "Mas, estas características não se veem apenas no perfil lateral do ID. Crozz. "Esta curva tridimensional também salta à vista quando o olhamos de cima. Apesar de ser construído como um SUV³, o ID. Crozz é na verdade extremamente eficiente graças à sua aerodinâmica especial".

Uma nova cara: A inovadora assinatura de luz.

A assinatura de luz do ID. Crozz e dos restantes dois modelos ID. é tão única que a reconhecerás até de longe. "A luz apela às emoções das pessoas. A configuração da iluminação é assim cada vez mais importante. É um elemento de especial que diferencia o ID. Crozz da massa de novos automóveis que vão surgindo", explica Cihan Akcay. Os faróis LED estão ligados por uma tira de luzes. No centro, iluminado, encontra-se o logótipo da Volkswagen. Esta é também uma novidade da família ID. "Mesmo de dia, todos os olhos estão postos no ID. Crozz, mas só quando escurece temos a oportunidade de apreciar os detalhes do design de luz. Quando a iluminação for ligada, começa a piscar o símbolo da Volkswagen. Desperta então a tira de luzes, que parte deste ponto e se estende na horizontal, percorrendo toda a dianteira do automóvel. Por fim, luzes LED delineiam o contorno dos faróis. E assim se cria uma nova cara luminosa e típica da marca Volkswagen, que saúda o condutor e lhe lança um convite muito pessoal.

A iluminação interior muda de cor no modo autónomo² – criando uma espécie de animação.

Vagarsh Saakyan
Vagarsh Saakyan
  • Trabalha na Volkswagen em Wolfsburgo há sete anos
  • Fez parte da equipa encarregue do design interior do ID. Crozz
Diana Zynda
Diana Zynda
  • Trabalha na equipa de design da Volkswagen em Wolfsburgo há 14 anos
  • É responsável pelo departamento "Colour and Trim" de Automóveis Elétricos

Soberano sobre as quatro rodas: vermelho audaz como toque final.

Outro verdadeiro destaque é a pintura metalizada vermelha do ID. Crozz. "O vermelho é sinónimo de audácia e estimula a atenção. A cor é uma expressão do orgulho que sentimos pelo nosso primeiro SUV³ elétrico. Queríamos também livrar-nos do estereótipo de que o design futurista tem obrigatoriamente de ter cores frias. O design do ID. Crozz irradia calor e conforto.", diz Diana Zynda, responsável pelo departamento de "Colour e Trim" dos Automóveis Elétricos da Volkswagen. "Os nossos designers estão sempre atentos a novas tendências e conceitos de materiais. Além do mais, mantemos uma excelente ligação com a Investigação da Volkswagen e com os "Future Labs" (departamentos onde são geradas visões de futuro), para podermos ser o mais inovadores possível. Temos assim a possibilidade de filtrar com precisão o rumo que as tendências de exterior estão a levar, para depois as integrarmos nos novos modelos." Uma outra característica típica da família ID. é o facto de ser bicolor. "No ID. Crozz, o tejadilho com cor contrastante, em preto, faz parecer a silhueta do automóvel mais plana. Os frisos do tejadilho, bem como do pilar C, em prata, destacam-se da restante carroçaria do ID. Crozz. Um elemento de design que proporciona um contorno uniforme a todos os modelos ID.", complementa Cihan Akcay.

“Os materiais são confortáveis e quentes.”

 

The interior of the ID. Crozz with the steering wheel and the gray, quilted seats
O ID. Crozz pode ser controlado intuitivamente no ecrã tátil ou através dos comandos de voz. Sem botões. Os bancos com estofos em Alcantara e design especial fazem do habitáculo uma zona de conforto.
Bird's eye view of the front of the ID. Crozz

Em casa onde quer que estejas. "Smart materials" no interior.

O ID. Crozz não tem pilar B. As portas da frente abrem a 90 graus e as de traseiras deslizam para trás paralelamente ao automóvel para que tenhas sempre uma visão completa do habitáculo. "Isto possibilita um acesso variável e particularmente fácil ao automóvel", diz Vagarsh Saakyan, designer de interiores do ID. Crozz. O habitáculo apresenta-se em tons sóbrios de cinzento – aplicações cinzentas e tecidos cinzentos. "O cinzento passou a ser para nós o novo preto", observa Diana Zynda. "É o que prevemos na nossa estratégia para os automóveis elétricos e, em particular, para o ID. Crozz." Também no interior se reconhece a assinatura de design do ID. Crozz. Exemplo disso são os pespontos vermelhos. "Os bancos Alcantara apresentam um pesponto muito especial, criando assim um ambiente acolhedor. No que toca à condução autónoma² e ao conceito de mobilidade total a ela associado, a Volkswagen define novas prioridades no habitáculo. O nosso espectro de design de materiais aumentou substancialmente com os "smart materials", afirma Diana Zynda.

Espaço para a aventura. O conceito "Open Space".

Menos é mais. E sem o pilar B, o ID. Crozz oferece-te mais espaço para a espontaneidade. "Com o conceito "Open Space", o ID. Crozz possibilita uma distribuição flexível da área, proporcionando assim mais espaço. Os bancos traseiros podem ser ajustados de modo a libertar mais espaço no habitáculo. A consola central, ajustável, pode deslizar para a frente e para trás. Criam-se diversas formas totalmente novas de organização do espaço", explica Vagarsh Sakyan. "O purismo continua nas aplicações. Rejeitámos por completo elementos como a madeira e os cromados. "Deixou também de haver botões e interruptores físicos. Uma função tátil torna natural e intuitivo o comando das superfícies brilhantes. "Como designers de interiores, temos de perfilhar caminhos totalmente novos e sair da nossa zona de conforto. No ID. Crozz, trabalhámos de raiz cada elemento do interior e questionámos cada função. Necessitamos de determinada função, ou não?

The features in the interior of the ID. Crozz
Side View of the ID. Crozz

Sem dúvida, maior prazer de condução através do "Smart Light".

Quando o lusco-fusco de final de tarde se instala em Long Beach, o interior do ID. Crozz começa lentamente a iluminar-se. "As listas luminosas no tejadilho desenvolvidas pela equipa de design de luz não estão lá apenas para a iluminação. Dependendo do modo de condução - autónomo² ou manual - a luz do interior muda de cor e intensidade, criando uma espécie de espetáculo", explica Vagarsh Saakyan. Prático. Se quiseres ler um livro no modo autónomo², por exemplo, a luz escurece e pulsa de forma completamente natural. O conceito de iluminação contribui também para maior diversão durante a condução. Ao trocares para o modo off-road ou o modo desportivo manual, a iluminação fica cor-de-laranja. Com funções de apoio, como informações de navegação e avisos, é particularmente útil também no trânsito. Cria-se assim uma forma de comunicação muito intuitiva e emocional entre o automóvel e o condutor. "Chamamos-lhe "Smart Light", uma funcionalidade que introduzimos pela primeira vez com o ID. Crozz".

The ID. Neo, ID. Crozz and ID. Buzz driving along a street in Los Angeles
Passeio de família com os modelos ID. pelas ruas de Los Angeles. O compacto ID. (esquerda), o elegante e desportivo SUV ID. Crozz (centro) e o ID. Buzz (direita), o "pão de forma" do futuro.

Os designers desenvolveram cada um dos componentes do ID. Crozz especificamente para proporcionarem a máxima liberdade. Diana Zynda resume o seu trabalho no concept car elétrico. "Para o ID. Crozz, o processo de desenvolvimento foi além da equipa. Devido à nova linguagem de design, tivemos que seguir novos caminhos conceptuais. Só assim conseguiríamos harmonizar a forma e o material". Vagarsh Saakyan também vê a família ID. como um projeto de sucesso. E não apenas no que diz respeito à sua abordagem ao trabalho e à tecnologia inovadora. "A Volkswagen está a colocar as pessoas e as suas necessidades de mobilidade, em mudança, no centro das atenções. Estamos agora a dar a nossa resposta ao que as pessoas realmente imaginam em termos de mobilidade elétrica e condução autónoma2".

Subscreva agora e esteja sempre um passo à frente

Receba regularmente notícias e atualizações sobre a mobilidade elétrica e o Lifestyle do ID.

¹Sport Utility Vehicle.

² A tecnologia de condução autónoma ainda não está disponível.  

³ Sport Utility Vehicle.

Your browser is outdated!

Please get a decent browser here or there