Van Bo Le-Mentzel is sitting in the ID. concept car.

Visions of now: 
Van Bo Le-Mentzel

Visions of now: 
Van Bo Le-Mentzel

Pensar em novas dimensões

À primeira vista, um estilo de roupa funcional pode parecer um tanto desleixado, mas no caso de Van Bo, cria uma imagem de honestidade e pureza. Ele tem coisas mais importantes com que se preocupar. O artista lida com as realidades do futuro urbano, a falta de alojamento e os meios de transporte que nos levam do ponto A ao ponto B. Quando questionado sobre o espaço de amanhã, o artista discursa livremente, enfatizando as palavras com os olhos e as mãos.

"Se cada pessoa merece o seu próprio espaço. E se somos quase 7 mil milhões de pessoas, cada uma com 40-50 metros quadrados. De quanto espaço precisamos? Este planeta é provavelmente pequeno demais para nós. Por isso, temos de repensar a forma como construímos e utilizamos os nossos espaços".

Esta ideia levou-o ao seu projeto mais famoso até hoje: a casa com 1 metro quadrado. 1x1, e nada mais, é o espaço livre que nos deixa. Podíamos interrogar-nos como seria possível caber tudo num espaço tão restrito. Mas não podemos guiar-nos pelo sentido literal da palavra "casa". Porque Van Bo não é apenas arquiteto, é também artista. 

"Quando falamos sobre o espaço em que vivemos, falamos sempre em números e metros quadrados, mas será mesmo isso que está em causa?", pergunta. Será esta a equação: quanto mais espaço, maior a felicidade? Em vez de nos dar a solução final, Van Bo convida-nos a pensar sobre quanto espaço precisamos realmente para ser felizes.

O artista começou a implementar as suas ideias multifuncionais no seu próprio apartamento em Berlim: "Vivo com a minha mulher e os nossos dois filhos e temos vindo a transformar constantemente o nosso espaço. Ainda não decidimos que quarto fica para as crianças e que quarto fica para os adultos. Tudo muda no momento. Os nossos filhos mudam-nos." Além de partilhar a cama com os mais pequenos, ele confia também na economia de partilha. "Estamos sempre a falar sobre o desperdício de comida e de roupa. Porque não pensar também no desperdício de espaço?", diz ele.

Fascínio por espaços mínimos

Quando fala em "lar", Van Bo não se limita apenas a descrever um espaço entre quatro paredes. O visionário sonha com casas sobre rodas. A mobilidade elétrica liberta-o do design tradicional de um automóvel. Temos a liberdade de desenhar este espaço de forma diferente, sem o incomodo de grandes motores. Ele imagina uma casa de 1 metro quadrado dentro de um automóvel elétrico. "Não seria fantástico? Não ir de casa para o escritório, mas sim levar a minha casa inteira para o local onde gostaria de trabalhar?", pergunta.

O entusiasmo de Van Bo cresce ainda mais quando fala sobre progressos tecnológicos e a condução autónoma: "Porque é que nos devemos concentrar no trânsito quando podemos dar toda a nossa atenção aos nossos filhos e até tomar o pequeno-almoço juntos no conforto do nosso automóvel?" Ele vê a "mobilidade elétrica como a embaixadora de uma nova era" e como uma oportunidade de encontrar novas formas de organizar cidades que sejam abertas e acessíveis a todos.

Fazer mais com menos

Uma vez que se dedica constantemente a novos e inovadores cenários para o futuro, Van Bo cria iniciativas como a Tiny House University no Bauhaus Campus, em Berlim, e convida a sociedade a participar e a desenvolvê-las ainda mais. Para realizar os seus sonhos de espaços multifuncionais, Van Bo chegaria ao ponto de partilhar a sua casa com estranhos. "Quando saio de casa de manhã, porque não deixá-la aberta a pessoas que gostariam de lá trabalhar?" Para desenvolver este conceito de partilha e conectividade de forma inteligente, "devíamos agrupar todos os apartamentos, casas e quartos existentes numa espécie de biblioteca ou aplicação, para que fosse possível partilhá-los e não desperdiçar tantos recursos".

 

The one sqm house in nature.
Van Bo is looking at parts of his one sqm house.
Van Bo is putting up his one sqm house.
Não seria fantástico? Não ir de casa para o escritório, mas sim levar a minha casa inteira para o local onde gostaria de trabalhar?
Van Bo Le-Mentzel

VAN BO LE-MENTZEL

Van Bo Le-Mentzel é engenheiro e arquiteto, bem como artista, designer e pioneiro. Já deu aulas de design como professor convidado na Escola Superior de Belas Artes em Hamburgo, participou na TEDx e considera a separação entre trabalho e lazer um conceito obsoleto. Ele não vê o dinheiro ou a pressão como incentivos, mas sim a confiança e a liberdade, e acredita que as ideias surgem quando todos fazemos parte desse processo.

Portrait of Van Bo Le-Mentzel.

Your browser is outdated!

Please get a decent browser here or there