e-Golf com suporte para prancha de snowboard a conduzir através de uma paisagem de montanha com neve

Bem-vindos ao país dos automóveis elétricos

Bem-vindos ao país dos automóveis elétricos

Por que razão adoram os noruegueses a condução elétrica?

Por que razão adoram os noruegueses a condução elétrica?

A mobilidade elétrica é viável no dia a dia? É complicado carregar um automóvel elétrico? E, que distância conseguimos percorrer com um carregamento?

Muitos já vivem na era da mobilidade elétrica e já a consideram indispensável no seu dia-a-dia. Os noruegueses são um bom exemplo. Isto deixou-nos curiosos, portanto, decidimos partir para a Escandinávia e fazer-lhes esta pergunta pessoalmente. Por que razão estão tão recetivos à ideia da mobilidade elétrica? Verdadeiramente surpreendente, para um país com enormes distâncias e comparativamente tão poucos habitantes.

Thomas and his family love taking trips with the e-Golf

Em harmonia com a natureza. Viver com consciência ambiental.

Começámos por falar com Thomas. Thomas contou-nos que está quase sempre fora de casa. Quer seja para fazer desporto ou passear com a família. E à pergunta que fizemos sobre a razão pela qual conduz um automóvel elétrico, respondeu muito convicto: "A única condição que tinha para mudar para um automóvel elétrico era que o desempenho fosse tão bom quanto o de um automóvel com motor a gasolina. Agora, nunca voltaria a conduzir um automóvel a gasolina!".

Thomas, cujo apelido "Rolland-Herskedal", traduzido, significa "Senhor dos Vales", trabalha como gestor de projetos numa empresa de IT. O mais provável é encontrá-lo ao ar livre - a praticar snowboard, a surfar ou a pescar. O automóvel com o qual passeia com a família e que o leva para aventuras desportivas, muitas vezes por estradas montanhosas, é o e-Golf. "Eu adoro estar ao ar livre, na natureza. Este silêncio, o ar fresco, os sons, os cheiros. É incrivelmente tranquilo. Mais tarde, quando os meus filhos já forem crescidos e pensarem em mim, quero que se lembrem que sempre lhes tentámos mostrar o valor da natureza. Desde que haja acesso a eletricidade no país, ter um automóvel elétrico é bastante simples. Pessoalmente, dou muito valor à proteção do ambiente. E nesse aspeto os automóveis elétricos são essenciais para mim".

Thomas fala-nos sobre o seu amor pela natureza e a razão pela qual um automóvel elétrico é para ele a única escolha certa.
Neste vídeo, Thomas explica-nos o que o leva a gostar tanto da natureza e por que razão conduz um automóvel elétrico.

Naturalmente simples: a mudança para a mobilidade elétrica

Tal como Thomas, Kristian anda constantemente de um lado para o outro. Além disso, este amante de arte também tem uma atitude natural e descontraída em relação ao tema da mobilidade elétrica. Aqui, vai ficar a conhecer o que Kristian mais aprecia no seu e-Golf.

His Chickens and animals are Kristians passion

Quando nos encontrámos com Kristian, de Bergen, algo se tornou imediatamente claro. Ele é uma pessoa cheia de energia e com inúmeros interesses. Foi provavelmente por isso que começou logo por nos explicar como concilia a sua paixão por animais com o seu compromisso com a arte. "Enquanto o meu automóvel está a carregar, tenho tempo para outras coisas." E ao observarmos este simpático norueguês no café durante o carregamento, ficamos logo a percebê-lo melhor.

O vendedor de seguros de 33 anos vive a sua vida entre o galinheiro e a arte. Tem muitos hobbies e variadíssimos interesses. O automóvel que permite a ligação entre tudo isto e que rapidamente o aquece quando está frio lá fora é o e-Golf. "Nunca estou muito tempo no mesmo sítio. Posso estar à procura de alguma coisa para as minhas galinhas ou transportar um quadro de um sítio para o outro. A vantagem do automóvel elétrico é que tem uma aceleração rápida. Não tenho saudades de um automóvel normal, se é que podemos chamar isso a um automóvel a gasolina. Honestamente, é verdadeiramente surpreendente com é fácil e cómodo trocar para um automóvel elétrico pela primeira vez".

Kristian, o artista, ama a rápida aceleração do seu e-Golf, e o facto de o automóvel ser suficientemente adaptável para o apoiar em todas as áreas da sua vida.
Do ponto A ao ponto B e de volta – no vídeo, Kristian demonstra a flexibilidade da mobilidade elétrica.

Sempre com energia suficiente para toda a família

Lena utiliza o e-Golf para levar a filha às aulas de dança e a competições.

Lena drives her daughter with the e-Golf to dance training and competitions

Para Lena, os momentos de condução são momentos para a família. Isso tornou-se claro assim que a conhecemos. Para além de cuidar de dois filhos, é uma grande entusiasta do desporto. Lena utiliza as viagens que faz com a filha para trocar opiniões sobre variadíssimos temas: "É por isso que é tão agradável ter um automóvel tão silencioso", diz Lena. Lena também tem uma opinião clara sobre o assunto dos tempos de carregamento. Ela carrega o e-Golf em casa na garagem ou no trabalho. É quase como dançar – apanhamos-lhe rapidamente o ritmo (de carregamento).

Esta mulher de 45 anos faz tudo pela família. Quando não está lá fora a aproveitar o ar fresco, leva a sua filha às aulas de dança ou aos torneios. É dessa forma que mãe e filha mantêm a conversa em dia. O e-Golf dá-lhe todo o tempo do mundo para passar com a filha e o espaço ideal para falar com ela sobre qualquer tipo de assunto.

O silêncio do automóvel, que permite que nenhuma conversa é interrompida, é o que Lena mais valoriza no seu e-Golf.
Neste vídeo, Lena explica-nos de que forma se mantém em movimento sem nunca perder a calma.

Ansiedade devido à autonomia? Como assim?

Para Ginge, conduzir o e-Golf é simplesmente divertido e dá-lhe também uma melhor qualidade de vida. Ele conduz até à natureza para de vez em quando poder desligar do trabalho.

 

Ginge is standing on the side of the street next to his e-Golf.

Esta sensação, à qual os noruegueses chamam de "Rekkevideangst", ou em português "Ansiedade devido à falta de autonomia", é o medo de não conseguir chegar onde queremos com o nosso automóvel elétrico. No entanto, para Ginge, esta expressão é desconhecida. Ele diverte-se a conduzir o seu e-Golf. E é viciado em música. A música é a sua vida. Mas quem passa o dia inteiro rodeado de música também precisa de pequenas pausas. "A ausência do som é importante. O silêncio abre espaço ao pensamento. Espaço para simplesmente, ser." Tão importante para ele quanto a música, é o seu fascínio pelo universo. Assim, combinou as suas duas paixões e, cada vez que conduz do estúdio para casa, faz um pequeno desvio e entra no seu próprio "universo".

O músico compõe música para longas-metragens. Este trabalho é a razão pela qual está sempre em movimento. Em dias mais frios, para pré-aquecer seu carro, Ginge utiliza uma aplicação. Assim, quando entra no e-Golf, este já está aquecido. E a capacidade da bateria é suficiente para fazer duas viagens de ida e volta à cidade - sem ter de fazer carregamentos. Ginge recebe toda a informação sobre o seu e-Golf na aplicação para smartphone.

Subscreva agora e esteja sempre um passo à frente

Receba regularmente notícias e atualizações sobre a mobilidade elétrica e o Lifestyle do ID.

Your browser is outdated!

Please get a decent browser here or there