Gerhard Heinz in front of his e-up!

Totalmente elétrico em Viena!

Totalmente elétrico em Viena!

Gerhard Heinz em Viena

Gerhard Heinz em Viena

A mobilidade elétrica é tão inteligente quanto sustentável. E, além disso, incrivelmente divertida. É essa a opinião de Gerhard Heinz. Apesar da sua idade, este famoso compositor sabe muito sobre a tecnologia e considera-se um "early adopter" no que toca às novas tecnologias para smartphones ou computadores. Visitámo-lo em Viena e ficámos espantados com a energia e curiosidade deste jovem de 89 anos.

Umriss der Karte von Österreich mit Markierung auf der Lage von Wien
VIENNA

Aos 89 anos de idade, GERHARD HEINZ é um compositor mundialmente famoso de música para cinema e ainda um entusiasta da tecnologia. Para ele, apenas um automóvel interessa: o e-up!.

Gerhard Heinz
“Tenho uma enorme curiosidade pela tecnologia. Smartphone, tablet ou computador, tenho sempre de ter o mais recente”. Gerhard Heinz

Em viagen na Europa. Em casa em Viena.

Gerhard Heinz sente-se em casa nas ruas de Viena. O famoso compositor vai a todo o lado com o seu e-up!, demonstrando que os automóveis elétricos da Volkswagen já fazem parte da era urbana há muito tempo. Quer seja para percorrer curtas distâncias em trânsito pára-arranca ou para manobras em lugares de estacionamento apertados. O automóvel elétrico de Gerhard é simplesmente ideal para o trânsito urbano.

Quisemos saber a opinião do jovem de 89 anos, que vive em Viena, sobre a experiência de conduzir um automóvel elétrico. Claro que ficámos com curiosidade em descobrir a razão que o levou a escolher o e-up!. A resposta dele faz todo o sentido.

Nada como um mélange no Café Dommayer.

Saímos do famoso Café Dommayer e entramos no o e-up! da Volkswagen. Elétrico e silencioso pela Maxingstraße no 13.º bairro de Viena. Passando pelo Jardim Zoológico do Palácio Schönbrunn - com destino a Perchtoldsdorf. Gerhard Heinz gosta de passar as suas tardes nesta pequena aldeia pitoresca no limite a sul da cidade de Viena. Com a mulher ou sozinho, a sua pastelaria de eleição aqui é a Konditorei Heiner, uma antiga pastelaria da corte. “Let’s roll!”, é o lema do Gerhard Heinz. Não é por acaso que, apesar de ter quase 90 anos de idade, ele se senta ao volante tão competente como se fosse pelo menos vinte anos mais novo. Para ele, o factor ecológico, ou o ambiente, é um aspecto extremamente importante dos carros eléctricos. Mas a sua principal fonte de entusiasmo pela mobilidade eléctrica é a sua curiosidade.

Gerhard Heinz sitting in the Café Dommayer at the window and looks at his e-up!
“Quando abro as janelas e o teto de abrir no verão, sinto-me como se estivesse num barco no meio do Adriático”!
Gerhard Heinz in front of his e-up! in Vienna.
“Apesar dos recentes avanços tecnológicos na área do fabrico de baterias, penso que a longo prazo é nas células de combustível e nos motores alimentados a hidrogénio que está o maior potencial”.

É uma loucura, poderão pensar. Nesta idade, como é possível ter uma atitude tão aberta face às constantes mudanças nas novas tecnologias? Talvez isso se deva à carreira profissional de Gerhard Heinz: Depois de terminar os estudos na Universidade Técnica de Viena, Heinz não se tornou engenheiro, mas em vez disso, tornou-se numa verdadeira estrela mundial. O nome "Gerhard Heinz" é conhecido por especialistas de música e amantes do cinema por todo o mundo, como um dos compositores de bandas sonoras mais famosos da Europa.

Mais de 130 filmes. Bandas sonoras e canções dos anos 60, 70 e 80. Comédias, dramas e filmes de terror. Gerhard Heinz continua a ser tema de conversa ainda hoje. E nem mesmo ao sair das luzes da ribalta se tornou menos popular. Isso deve-se principalmente ao facto de as gerações mais jovens terem redescoberto os seus antigos clássicos. Afinal, ele era o único músico dos anos 50 com um órgão Hammond e que o utilizava nas suas composições. Com ele, ganhou várias oportunidades de trabalho para a televisão e publicidade, na altura.

O homem de Viena descobriu o seu amor pelo e-up! no salão de automóveis na sua cidade natal, Viena, em 2014. Ele estava à procura de um carro elétrico que tivesse tudo o que precisava há alguns anos, mas sem sucesso. Então o amante da tecnologia viu o compacto, mas espaçoso e-up! e a sua decisão foi tomada. O gadget mais recente a ser instalado no seu e-up! era um sistema de câmara de visão traseira. No inverno, ele usa uma aplicação para aquecer o veículo a partir do conforto de sua mesa de pequeno-almoço. Há também estações de carregamento suficientes nas proximidades - mesmo no mais silencioso 13º Bairro. O plano de Gerhard Heinz agora é fornecer energia para a estação de carregamento em frente à sua casa com células solares no seu telhado. Ele também está constantemente atento ao número crescente de aplicações disponíveis. A única coisa sobre a qual ele não tem uma opinião definitiva é a música: "Gosto muito de ouvir o programa de rádio de música clássica Ö1 quando estou a conduzir, mas prefiro mudar para o programa de notícias antes de ficar demasiado imerso na música". Assim, o reputado maestro pressiona o pé no pedal e dispara em frente dos condutores de automóveis desportivos de Viena.

Subscreva agora e esteja sempre um passo à frente

Receba regularmente notícias e atualizações sobre a mobilidade elétrica e o Lifestyle do ID.

Your browser is outdated!

Please get a decent browser here or there