Vista frontal do ID. Vizzion

Um passo à frente do futuro.

Um passo à frente do futuro.

O ID. Vizzion. (Protótipo)

O ID. Vizzion. (Protótipo)

Imagina um mundo no qual o teu automóvel percebe a tua língua e reconhece os teus gestos. Os seus comandos seriam totalmente naturais e intuitivos. Imagina que o teu automóvel conduz por ti. Uma condução totalmente elétrica. Assim, terias mais tempo para as coisas que mais gostas de fazer. Com a família ID. da Volkswagen, este sonho está prestes a tornar-se realidade. O concept car ID. Vizzion é o líder desta nova geração de automóveis elétricos.

Com a plataforma modular elétrica (MEB), a Volkswagen desenvolveu desde 2015 uma plataforma que constituirá a base de todos os automóveis elétricos. Quando o ID. Vizzion foi revelado ao mundo pela primeira vez no Salão Internacional do Automóvel de Genebra, o futuro já era prometedor: "Logo à primeira vista, o ID. Vizzion deixa claro que a plataforma modular elétrica (MEB) nos dá uma liberdade sem precedentes no que diz respeito ao design interior e exterior", afirma o Dr. Herbert Diess, presidente do Conselho de Administração da Volkswagen.

Modelo 3D do interior do ID. Vizzion

O ID. Vizzion é puro design e oferece aos seus passageiros uma visão, sem limites, do exterior. Para isso, os designers optaram por remover o pilar B, aumentar a superfície vidrada e incluir um teto panorâmico. O característico ADN do design da gama ID. realça também a silhueta elegante da limusine. Um destaque que é iluminado por diversas tiras de LED que começam na grelha do radiador, passando pelas laterais do automóvel até ao para-choques traseiro. Outro ponto alto é que estas luzes reagem e pulsam quando o automóvel deteta passageiros conhecidos à sua volta, tudo através do reconhecimento facial. Por exemplo, quando o ID. Vizzion te "vê" na rua a andar na sua direção.

Outra novidade. O habitáculo assemelha-se a uma lounge. A visão dos designers foi sempre a de um construir um automóvel apenas em função da liberdade. Tão confortável que o automóvel deixa de existir, dando lugar à experiência. E tão generoso que a sensação de espaço vai muito além dos limites habituais dos automóveis de classe alta, desta dimensão. Ao abrires a porta, espera-te também um elegante painel de bordo, sem volante, nem instrumentos. Em vez de carregares num botão, podes interagir intuitivamente com o automóvel. Com um gesto da mão, por exemplo. Extremamente simples. E bastante futurista. Tal como os ecrãs e os comandos virtuais que são projetados no habitáculo, por realidade aumentada. Podes utilizá-los recorrendo a gestos familiares e consegues vê-los com uns óculos de realidade mista (HoloLens*).

Os HoloLens* (óculos de realidade mista) permitem visualizar projeções 3D num ambiente real graças a sensores integrados e ao seu próprio processador.

Estudo de cores do ID. Vizzion
O ID. Vizzion não é apenas uma visão. É também um modelo para um automóvel de série. Em princípio estará disponível em 2020, inicialmente com comandos, volante e pedais convencionais. O modo de condução autónoma assumirá o controlo numa fase posterior do desenvolvimento.

Conduzir. E ser conduzido.

Em 2022 terá início a produção em série do ID. Vizzion com comandos convencionais. A Volkswagen pretende, no entanto, com o concept car atual, mostrar, o que poderá ser possível em 2030. Como a condução totalmente autónoma, por exemplo. É por isso que o ID. Vizzion é o primeiro automóvel da Volkswagen sem volante ou pedais. Para compensar, tem um "motorista digital" com capacidade para navegar e assumir a condução. E, que te conhece a ti e as tuas preferências. Prático, para que a temperatura e a iluminação do automóvel se adaptem a ti na perfeição.

Com a ajuda de vários sensores: scanners a laser, sensores por ultrassons, sensores de radar à frente e atrás e câmaras com uma perspetiva de 360 graus do ambiente à tua volta. Também no habitáculo da limusine entram em ação algumas das tecnologias mais avançadas que a Volkswagen alguma vez desenvolveu, entre as quais a inteligência artificial do computador central do automóvel, que mostra uma imagem, em torno do automóvel, em tempo real. O sistema é capaz de reagir a situações de perigo, graças a estes dados, ou de comunicar com outros utilizadores da via. As 8 000 luzes LED Matrix HD com comando individual nos faróis também permitem a projeção de imagens em frente ao ID. Vizzion. Por exemplo, uma passadeira a indicar aos peões que é seguro atravessar.

Modelo 3D do assitente virtual de voz do ID. Vizzion
Podes comandar o sistema de entretenimento de uma forma totalmente intuitiva através do comando por voz e por gestos. Com eles, podes alterar o destino da viagem ou a temperatura do interior num abrir e fechar de olhos. E, com o piloto automático, tens mais tempo para ti, ou para o teu trabalho.

Bem-vindo a um novo mundo.

Com dois motores nos eixos dianteiro e traseiro, o ID. Vizzion tem uma potência total de 225 kW (306 cv). Assim podes atingir distâncias até 665 quilómetros. E com o sistema de tração às quatro rodas, o ID. Vizzion leva-te a todo o lado. 

Além disso, a plataforma MEB garante também que muitas das características e especificações técnicas do automóvel possam ser adaptadas, explica o Dr. Frank Welsch, membro do Conselho de Administração do Departamento de Desenvolvimento Técnico da Volkswagen. "O princípio técnico da família ID. é bastante persuasivo: o tamanho, a bateria e a transmissão são todos escaláveis, o que nos permite estar presente em diversos segmentos e satisfazer as necessidades de muitos clientes - desde os compactos até às grandes limusines."

Parece quase ficção científica, mas é possível que não falte muito para se tornar realidade. Praticamente todas as tecnologias que existem no ID. Vizzion já existem ou estão atualmente a ser desenvolvidas pela Volkswagen. "Até 2025, planeamos alcançar um ritmo de produção de aproximadamente um milhão de automóveis totalmente elétricos por ano. O compacto ID. e o SUV ID. Crozz vão marcar o início desta produção em 2020, seguidos dois anos depois pela grande limousine ID. Buzz e, tal como previsto, o ID. Vizzion, que apresentámos como concept car no Salão de Genebra", afirma o Dr. Diess. Como veem, para a Volkswagen, o futuro está mesmo à porta.

*HoloLens (óculos de realidade mista) possuem sensores integrados e computadores internos que permitem aos passageiros projeções 3D no ambiente do mundo real.

 

Subscreva agora e esteja sempre um passo à frente

Receba regularmente notícias e atualizações sobre a mobilidade elétrica e o Lifestyle do ID.

Your browser is outdated!

Please get a decent browser here or there