Navegação inovadora: o head-up display com realidade aumentada

Os nossos modelos ID. proporcionam-lhe uma navegação intuitiva e inovadora pelo trânsito. Com o head-up display com realidade aumentada, opcional, tem uma estreia mundial a bordo, que combina informação com a realidade, diretamente no campo de visão do condutor. 

Ilustração: Vê-se um homem ao volante do ID.3 a olhar para a estrada e para o head-up display com realidade aumentada.

Uma tecnologia que altera profundamente a forma como conduzimos

Como condutor de um modelo ID, tem sempre que desejar a navegação no seu campo de visão, através de uma tecnologia que integra elementos virtuais no mundo real. O head-up display com realidade aumentada é um instrumento de informação que expande a realidade para incluir textos, imagens ou animações tridimensionais. Esta tecnologia permite projetar informação útil e sinais de aviso diretamente no campo de visão do pára-brisas, dentro das limitações do sistema. E, o condutor pode reagir imediatamente. 

Ilustração: A vista do pára-brisas do ID.3 usando o head-up display com realidade aumentada

Assim o pára-brisas transforma-se num ecrã

As informações são apresentadas em dois planos de imagem: um a curta distância para informações estáticas 2D e outro a longa distância para imagens dinâmicas 3D. Durante todo o tempo, a grande janela mostra informações sobre o sistema de navegação ou os sistemas de assistência, a uma distância virtual de aproximadamente 10 metros à frente do automóvel. Em vez de um mapa de navegação, o condutor vê setas direcionais e destinos onde está a conduzir - na faixa de rodagem. 

A janela a curta distância está localizada diretamente por baixo da grande janela a longa distância. Esta mostra informações de status como, por exemplo, a velocidade e os sinais de trânsito que parecem flutuar aproximadamente 3 metros à frente do automóvel. Estas informações não comunicam uma necessidade direta de ação. Desta forma, o condutor pode também olhar para a informação preditiva, sem deixar de olhar para a estrada.

Ilustração: A tecnologia complexa do head-up display com realidade aumentada.

Tecnologia complexa explicada de forma simples

O elemento mais importante do head-up display com realidade aumentada encontra-se localizado no fundo do painel de bordo. Trata-se da unidade que gera as imagens. Esta gera feixes de raios que são transmitidos de um ecrã LCD para dois espelhos planos. É aqui que são separados para a curta ou longa distância e projetados através de um grande espelho concavo para o pára-brisas. 

Para assegurar que o condutor vê a informação com a distância correta para o ambiente, um dos dois computadores centrais do automóvel calcula a localização dos símbolos. A câmara dianteira, o sensor de radar e o mapa de navegação fornecem os dados em bruto para o efeito. Finalmente, as imagens de realidade aumentada são estabilizadas e ajustadas para se adequarem à geometria da ótica de projeção