Um carro VW Passat B6 de frente.

O culto Variant: O Passat B6 tipo 3C – disponível também como Limousine

O culto Variant: O Passat B6 tipo 3C – disponível também como Limousine

Diferente e ao mesmo tempo familiar. É assim que se define o Passat da 6ª geração (2005–2010). Saiba mais sobre a evolução do nosso modelo mais versátil.

A dificuldade da escolha

Limousine ou Variant: o que importa é que é a sua escolha de equipamentos e versões que define o seu B6.

O Passat B6 – polivalente e multifacetado

Vista detalhada de um carro VW Passat R36 azul com o emblema "R36" na grelha do radiador.

O B6 destaca-se pelo seu design e potência. Saiba mais aqui sobre os seus destaques.

Passat R36: O Passat e Passat Variant R36 é um representante desportivo do seu segmento. A versão Variant acelera dos 0 aos 100 km/h em 5,8 segundos, enquanto a versão Limousine precisa de apenas 5,6 segundos. O motor responsável por estes notáveis valores de aceleração e convincente desempenho é o motor V6 FSI com caixa de velocidades DSG, que desenvolve a sua potência de 220 kW (300 cv) a partir de uma cilindrada de 3,6 cm3 e um binário de 350 Nm. A tração integral 4MOTION, as jantes de liga leve “Omanyt “ de 18”, a carroçaria rebaixada em 25 mm e a suspensão desportiva dinâmica interagem em conjunto para garantir que o binário máximo é inteiramente transposto para o asfalto.

Sistemas de assistência e assistência técnica: ParkPilot, função Auto-Hold, sistema de regulação da velocidade e controlo automático da distância (ACC) – o que significa: viagens e manobras de estacionamento extremamente cómodos. O Rear Seat Entertainment da Volkswagen Individual torna ainda mais especiais os momentos a bordo. Alguns sistemas entram logo em ação, ainda antes de se sentar no seu Passat. É o caso, por exemplo, do aquecimento e da ventilação estacionários com relógio de programação ou do teto de correr/abrir solar. Graças ao sistema de fecho e arranque sem chave “KESSY”, não correrá mais o risco de deixar novamente a chave dentro do automóvel.

Conceito de segurança: A carroçaria oferece-lhe a proteção necessária. Elevada rigidez, construção leve e zonas de deformação programada -  avaliada pelo Euro NCAP com a pontuação máxima de cinco estrelas de segurança quanto à proteção de passageiros no teste de colisão. * O programa eletrónico de estabilidade assegura ao seu Passat um excelente comportamento nas curvas. Os sistemas ASR, ABS e o bloqueio eletrónico do diferencial aumentam a precisão direcional na travagem e arranque em pisos molhados. O que é particularmente notável no B6 é o seu conceito de segurança passiva: As zonas de proteção na secção dianteira da carroçaria e nos para-choques protegem também ciclistas e peões.

Vista detalhada do interior de um Passat B6 com elementos de design elegante. O bem definido recorte do canto e os farolins traseiros redondos prolongam esta sensação. O painel de instrumentos e o design da consola central proporcionam tranquilidade

Conforto na condução: A suspensão do Passat com eixo dianteiro de molas envolventes e eixo traseiro de quatro braços assegura uma condução suave e segura, mesmo em pisos irregulares. Os encostos de cabeça com segurança otimizada, os cintos de segurança de três pontos e os olhais de retenção ISOFIX proporcionam um elevado nível de conforto. Banco do condutor com 12 níveis de regulação elétrica, função de memória e massagem. O indicador de controlo dos pneus, disponível como opção, informa-o atempadamente sempre que é necessário medir a pressão dos pneus.

Design: Apelativo: o capot em forma de seta, a secção dianteira em posição rebaixada e a grelha do radiador com acabamento cromado. A largura do ângulo de convergência e da distância entre eixos reflete o dinamismo e a potência do Passat.

Intervalos de manutenção do Passat B6

Os trabalhos de manutenção e inspeção fazem parte dos cuidados a ter com o Passat B6 e são necessários para a sua conservação. Como ficar a saber a data exata do próximo serviço, mesmo após centenas ou milhares de quilómetros?

Um empregado de serviço da VW mede o nível de óleo de um carro VW amarelo - intervalos de serviço de um Passat B6

Quando ocorre o próximo serviço?

Plano de Assistência e autocolante no pilar da porta ou indicador do intervalo de serviço no cockpit - o local de indicação do próximo serviço depende da seguinte questão: O serviço é com ou sem mudança de óleo?

  • O serviço sem mudança de óleo é indicado no Plano de Assistência ou no pilar da porta
  • O serviço com mudança de óleo é mostrado no indicador do intervalo de serviço no cockpit

Para consultar a data do próximo serviço no indicador do intervalo de serviço:

Ligue a ignição. Importante: O motor não deve ser posto a funcionar. Coloque o conta-quilómetros parcial a zeros e mantenha o botão de reset premido durante aproximadamente dois segundos. Em seguida, verá os dias e os quilómetros que faltam para o próximo serviço de inspeção. O conta-quilómetros parcial voltará depois a exibir os valores anteriores.

Saiba mais sobre os nossos serviços em Reparação e Serviço.Opens an external link

O encaixe perfeito: jantes e pneus para o seu Passat B6

Que combinações de jantes/pneus estão aprovadas para o B6 e quais são as jantes corretas? Descubra aqui o plano geral dos tamanhos de pneus e jantes para o Passat.

Há ainda outros aspetos a considerar quando se trata do tamanho de pneus e jantes. Assim, no Passar B6 podem ser utilizadas jantes com 8” de largura e 18” de altura (o que significa que a relação altura-largura do pneu é de apenas 40%), desde que estejam preenchidos os requisitos suplementares relativos a uma suspensão desportiva, haja um determinado valor do ângulo de sopé no eixo traseiro e extensões nas cavas das rodas (FLAPS). 

O Passat R36 pode utilizar também jantes de até 19“ (o que significa que a relação altura-largura do pneu é de apenas 35%), caso esse tamanho de jante já se encontre montado de origem. Se o R36, pelo contrário, foi fornecido com jantes de 18", não é possível proceder a uma transformação posterior para jantes de 19”.