2.5.53.11, 2018-06-05 17:40:41

Novas normas para os valores de consumo.

Mais perto do consumo real. A norma WLTP revê os valores de consumo.

Os novos valores de consumo aplicam-se desde setembro de 2017. Estes valores serão calculados mediante a nova norma WLTP. WLTP significa World Wide Harmonized Light-Duty Vehicles Test Procedure (procedimento de teste global harmonizado para veículos ligeiros). O WLTP é um procedimento de teste harmonizado para determinar os valores de consumo de combustível e emissões de escape. Descubra o que isto significa para o seu Volkswagen.

Maior clareza, graças ao WLTP.

O WLTP vem reformular os procedimentos de teste e medição dos fabricantes automóveis. Vista geral sobre o novo procedimento.

NEDC VS. WLTP. Compare os procedimentos.

Distâncias mais longas, tempos de paragem mais curtos. O WLTP põe à prova o procedimento de teste da medição do consumo de combustível e das emissões de CO2 de um automóvel. É assim que diferem os ciclos de condução.

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Panorâmica do NEDC.

O procedimento harmonizado NEDC aplica-se a todos os veículos de passageiros e veículos comerciais ligeiros. Este procedimento foi introduzido em 1991 pela União Europeia para determinar o consumo de combustível e as emissões específicas do automóvel e fornecer valores comparáveis. A vista geral a seguir apresentada, mostra-lhe a estrutura sobre a qual assentam estas medições.

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Panorâmica do WLTP.

O procedimento de teste global harmonizado para veículos ligeiros ou WLTP consiste numa norma mundial para testar os veículos de passageiros e os veículos comerciais ligeiros. Este procedimento é usado desde 1 de setembro de 2017, para fornecer especificações de consumo mais realistas, graças aos seus parâmetros de teste bastante mais dinâmicos. Veja a seguinte descrição.

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Panorâmica do RDE.

O procedimento de testes RDE, junta-se ao WLTP e está também a ser usado na Europa, desde setembro de 2017. RDE siginifica "Real Driving Emissions" (Emissões em condições reais de trânsito). Ao contrário do NEDC e WLTP, as emissões são medidas em condições reais de trânsito e não num banco de ensaio. As emissões de gases de escape (óxidos de azoto e partículas/partículas finas) analizadas durante a condução, no trânsito, são chamadas emissões reais.

Durante as medições RDE, o automóvel é conduzido em diversos tipos de percursos, um terço em cidade, um terço em estradas nacionais e um terço em autoestrada, com acelereações e desacelerações aleatórias, respeitando sempre o código da estrada alemão (StVO). Os testes são realizados, com velocidades médias, entre 15 e 40km/h, na cidade e 60 a 90 km/h, nas estradas nacionais. O automóvel pode ser conduzido a 145 km/h e durante um curto periodo de tempo, até a 160 km/h, na autoestrada.

O automóvel está equipado com o sistema de medição PEMS, Portable Emissions Measurement System (sistema portátil de medição de emissões). Este dispositivo mede as emissões tóxicas (óxidos de azoto e monóxido de carbono). A condução tem uma duração entre 90 e 120 minutos. A temperatura exterior deve estar entre os -7 and +35°C. O ar condicionado pode ser ligado.

Objetivos do novo procedimento de medição.

O ciclo de condução WLTP redefine os parâmetros de teste para a medição dos consumos de combustível e emissões de gases de escape. Segue um panorama dos benefícios:

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Transparência.

O novo procedimento de teste avalia de uma forma mais precisa o consumo real de um automóvel numa utilização no dia a dia.

O WLTP recorre a um perfil, com maior semelhança, ao consumo diário real, do que a norma anterior NEDC. Esta consistia num teste de laboratório sintético e servia, principalmente, para permitir comparações entre os diferentes veículos, sem refletir de forma realista o consumo real. Enquanto os valores de consumo eram medidos, anteriormente, em condições de laboratório abstratas, o novo procedimento permite, agora, elaborar um prognóstico mais preciso do consumo real do automóvel, graças ao aperfeiçoamento dos parâmetros de teste. O WLTP pretende simular o comportamento real do automóvel, a fim de obter resultados significativamente mais realistas.

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Normas.

A nova norma WLTP assegura resultados de testes, que podem ser comparados em todo o mundo.

Um dos principais objetivos do procedimento WLTP é fornecer um método harmonizado para determinar os valores das emissões de escape e do consumo de energia, para diferentes sistemas de alimentação de motores como, gasolina, Diesel, CNG e eletricidade. Se o procedimento de medição WLTP for aplicado corretamente, os automóveis do mesmo tipo têm de apresentar os mesmos resultados de teste em todo o mundo.  A necessidade desta comparabilidade torna as medições laboratoriais essenciais. Por esta razão, o consumo de combustível e as emissões são analisados de forma fiável no dinamómetro de rolos, com um perfil de condução dinâmico.

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Proteção ambiental.

Uma informação mais realista do consumo ajuda a alcançar metas climáticas internacionais e a reduzir a pressão sobre o ambiente.

A redução das emissões de CO2 é um aspeto-chave no desenvolvimento dos automóveis. O WLTP permite verificar e documentar o cumprimento dos limites internacionais impostos às emissões de CO2.

Em 2010, só a UE produziu 4,72 mil milhões de toneladas de emissões de CO2. 19% deste total foi produzido por veículos motorizados*. Partindo desta realidade, a União Europeia pretende reduzir as emissões em 20% até ao ano de 2020**. Este objetivo será alcançado com a ajuda do WLTP. Tal como o consumo de combustível as emissões de CO2 de um automóvel dependem do modelo em concreto. O WLTP cria uma maior transparência, ao comparar o consumo de energia e as emissões CO2 de diferentes automóveis. Este procedimento permite medições independentes do fabricante e do modelo do automóvel. Estas tendem a ser superiores às obtidas no ciclo NEDC. Em consequência disto, os modelos individuais serão otimizados com vista à proteção ambiental.

*) Informação com base no documento “Mobility of the Future – Safe and Tested”, 16.03.2015, TÜV e.V.

**) Informação com base no documento “CO2 regulation for passenger vehicles”, publicado pelo Instituto Alemão de Economia de Colónia em 2013.

Poupe combustível.

O consumo de combustível do seu automóvel depende de inúmeros fatores que não pode influenciar. No entanto, existem alguns truques simples que o podem ajudar a reduzir significativamente o consumo de combustível.

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Uma condução calma e económica.

Conduza por antecipação.

Metade do stress e o dobro da economia. Conduzir a uma velocidade moderada e constante, travar menos, acompanhar o fluxo de trânsito, deixar o automóvel “rolar” e utilizar o "embalo" do mesmo, são comportamentos que consomem bastante menos combustível. Um estilo de condução idêntico a este também é mais seguro e muito menos causador de stress. Na autoestrada conduza à velocidade legal e estará a poupar combustível. E conduzir de forma a antecipar situações futuras também o ajuda a evitar congestionamentos.

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Utilize mais a caixa de velocidades, abasteça menos.

Conduza sempre na velocidade (mudança) mais elevada possível.

Terceira velocidade a 30 – alterar a mudança antecipadamente, poupa combustível. A condução a baixas rotações danifica, mesmo, o motor? Isso é um mito. Os motores TDI e TSI gostam de estar em terceira velocidade a 30 km/h – desenvolvem um binário e uma aceleração impressionantes, a rotações tão baixas como 2.000 rpm. Mude para a segunda velocidade, quase imediatamente depois de o seu automóvel iniciar a marcha. Pode, facilmente, saltar uma velocidade ao mudar para uma velocidade superior. E escolher, sempre, a velocidade mais elevada. 50 km/h em quinta velocidade não é um problema para muitos automóveis. Desde que o seu automóvel esteja a funcionar suavemente, com uma sonoridade normal, então a rotação do motor não está demasiadamente baixa.

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Deixe-o rolar.

Recorra ao corte de combustível.

0,0 litros – conduza de borla! Aplicando as técnicas certas, pode poupar bastante combustível. Sabe como alcançar um “consumo instantâneo” de 0,0 l/100 km? Mantendo o automóvel engatado, deixe-o simplesmente “rolar”! A função de corte de combustível interrompe a alimentação de combustível ao motor. Durante este tempo, não vai usar nem uma gota de combustível. A melhor altura para utilizar este método inteligente é quando também pode tirar partido da travagem do motor. Como quando vai numa descida ou ao aproximar-se de um sinal vermelho. Mesmo se desengatar a caixa de velocidades, vai consumir bastante menos combustível. Esta função é particularmente eficaz, se conseguir deixar o automóvel “rolar” em distâncias longas, graças a um estilo de condução por antecipação.

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Maior conforto, menor consumo.

Utilize os acessórios com moderação.

Poupe até 2 litros tomando as decisões corretas. Os acessórios dão mais conforto à condução, mas também tornam a condução mais cara, se forem utilizados em excesso. O ar condicionado, por exemplo, consome combustível, e não é pouco. Reduzir e manter a temperatura interior durante os meses do verão vai consumir até 2 litros aos 100 km, a baixas velocidades. Contudo, também pode diminuir a temperatura do interior do seu automóvel, se o ventilar antes de iniciar a sua viagem e arrancar, durante um breve período, com as janelas abertas. Durante a sua viagem, verifique quais os acessórios que está a utilizar e quais necessita realmente.

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Controle a pressão e poupe combustível.

Verifique a pressão dos pneus.

Pode poupar combustível, mesmo antes de iniciar a sua viagem. Poupe até 15%, verificando a pressão dos pneus! A resistência ao rolamento representa 15% do consumo total. Se encher os seus pneus até à pressão recomendada para a carga máxima do automóvel (os valores estão indicados na tampa do depósito de combustível), está a reduzir a resistência ao rolamento e o consumo de combustível. Ao comprar pneus, certifique-se de que possuem a menor resistência ao rolamento possível. Com esta característica poupará até 3%. Além disso, estes pneus são muito mais silenciosos.

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Poupe com o motor quente.

Evite distâncias curtas.

Se combinar viagens poupará mais, uma vez que o motor consome mais quando está frio. Se efetuar frequentemente viagens curtas, o seu consumo de combustível poderá disparar rapidamente para 30 l/100 km! Contudo, pode poupar combustível ao combinar várias paragens numa viagem. Se efetuar viagens mais longas, o seu motor consegue alcançar a temperatura de serviço necessária e consome bastante menos combustível.

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A forma suave de poupar.

Utilize óleo de motor de baixa fricção.

A qualidade do óleo permite poupar até 5%. Quanto mais depressa se realizar a lubrificação do motor, mais depressa produz, menos emissões. Este fator é particularmente importante para o arranque a frio e para as viagens de curta distância. E qual é característica chave para um bom óleo de motor? É a de se espalhar rapidamente.

Os óleos de baixa fricção são imbatíveis neste campo. Reduzem o consumo de combustível até 5%, em comparação com óleos convencionais. É por esta razão que, praticamente, todos os Volkswagen vêm atestados, de fábrica, com óleos de baixa fricção.

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O caminho para a menor resistência.

Reduzir a resistência aerodinâmica.

Menor resistência significa maior eficiência. Obter uma aerodinâmica ideal, é a chave para um baixo consumo de combustível, principalmente a velocidades mais elevadas. É por essa razão, que o seu Volkswagen foi desenhado para criar a menor resistência possível. Os acessórios montados no tejadilho, como os suportes para as bicicletas e as malas de tejadilho, vão anular este efeito. Portanto, não se esqueça de desmontar os suportes de tejadilho no período entre as suas viagens à neve ou os passeios de bicicleta.

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Poupar pode ser tão simples.

Evite transportar cargas desnecessárias.

Pode poupar até 0,3 litros, só por retirar quilos de peso desnecessários. Para sermos mais precisos: 100 kg aumenta o consumo de combustível até 0,3 litros em cada 100 km. Por isso, verifique regularmente o que transporta no seu porta-bagagens. Até pode poupar combustível quanto está a reabastecer. Ateste apenas metade do depósito. Um depósito cheio aumenta o peso, logo, também o consumo de combustível.

Perguntas e respostas.

As mais importantes perguntas e respostas sobre os novos valores dos consumos.

NEDC (novo ciclo de condução europeu) refere-se a um teste realizado em banco de ensaio, usado em toda a Europa, desde 1992, com o objetivo de medir as emissões de gases e os consumos de combustível dos automóveis de passageiros e comerciais ligeiros.

O NEDC foi substituído pelo método de teste global harmonizado WLTP (procedimento de teste global harmonizado para veículos ligeiros). Este novo procedimento de teste, tem como objetivo, a obtenção de uma representação mais realista do consumo de combustível do automóvel, baseado num ciclo de testes alterado com normas de teste mais exigentes.

Na Europa o procedimento de testes RDE (Real Driving Emissons), no qual as medições são realizadas em condições reais de condução, junta-se ao WLTP.

Enquanto o WLTP se realiza durante 30 minutos num banco de ensaio sob condições prévias standardizadas, o teste RDE realiza-se na via pública. O teste RDE implica a condução do automóvel em diversos tipos de estradas com acelerações e desacelerações aleatórias durante aproximadamente 90 a 120 minutos. Outra diferença é que o WLTP mede CO2, emissões de gases e o consumo de combustível, equanto que o RDE mede apenas as emissões de gases e de partículas.

A mudança para os testes WLTP e RDE está a ocorrer gradualmente desde setembro de 2017. O procedimento de teste WLTP vai ser obrigatório para todos os automóveis matriculados, a partir de Setembro de 2018, bem como as restrições do número de partículas (PN), no procedimento de teste RDE. A partir de Setembro de 2019 haverá adicionalmente um valor limite RDE para óxidos de azoto (Nox) para todos os automóveis matriculados.

Sim, os automóveis elétricos também têm de ser testados de acordo com as novas regras do WLTP.

EU6 ou Euro 6 são as normas atuais de emissões para automóveis, que determinam os limites de emissões poluentes na União Europeia.

Os valores determinados de acordo com o WLTP vão apresentar consumos, emissões de CO2 e emissões de gases de escape mais realistas. Daí pode resultar a indicação de um aumento dos valores referentes ao consumo de combustível e emissões de CO2, para automóveis com motor de combustão, bem como a redução de autonomia, para automóveis elétricos. A escolha individual referente à motorização e ao equipamento opcional também tem um efeito sobre o consumo de combustível e as emissões de CO2. Despendendo da legislação nacional de cada país, esta norma também pode ter influência sobre os impostos a pagar em função das emissões de CO2.

Os procedimentos de teste RDE mostram como o automóvel se comporta em termos de emissões de gases de escape em situações reais de trânsito.

Todos os modelos da Volkswagen vão mudar até setembro de 2018, gradualmente, para o procedimento de testes WLTP.

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