Os homens jogam "futebol". E as mulheres jogam "futebol feminino". Esperem, o quê? Já chega! Estamos mais avançados. Como adeptos de futebol. E como uma sociedade. Vamos fazer uma mudança juntos. Como parceiro oficial de mobilidade da UEFA Women's EURO 2022™, estamos a lançar o nosso manifesto. #NotWomensFootball.
Porque as mulheres não fazem passes de mulher e não marcam golos de mulher. As mulheres jogam futebol. #NotWomensFootball
O nosso hashtag intencionalmente ambíguo mostra que estamos a falar a sério! E estamos a lutar por mais igualdade no futebol. Para os adeptos, clubes, associações, simplesmente para todos: Acordem! Abram os olhos! As mulheres sabem como se faz. Para que as pessoas questionem, é por vezes necessário provocá-las, dizer verdades incómodas, ter discussões controversas, fazer progressos e quebrar preconceitos no processo. As mulheres treinam e lutam, dando sempre o seu melhor durante os 90 minutos. Veja-as jogar no seu clube ou no estádio. As mulheres estão a mudar o jogo e trabalham tão arduamente como os homens.
Como parceiro oficial da mobilidade da UEFA Women's EURO 2022™ e da Federação Alemã de Futebol (DFB), demos o pontapé de saída para o início do torneio, com o jogo de abertura a 6 de julho em Manchester. No estádio, esteve presente o hashtag internacional "As mulheres jogam futebol. #NotWomensFootball' em que apareceu a negrito, visível para todos os adeptos pela Europa fora. Para que todos entendam!
Não há desarmes femininos, não há defesas femininas e não há remates de mulheres. Só há futebol. #NotWomensFootball
E o UEFA Women's EURO 2022™ é apenas o pontapé de saída para o nosso compromisso. A nossa missão continua. Manter-nos-emos ativos. Com mais histórias, com mais profundidade, mais impacto. Porque o tema da igualdade nunca será totalmente contado. Daremos voz às mulheres que dão tudo pelo jogo.
Porque as mulheres jogam, vivem e respiram futebol. #NotWomensFootball