Teste de assistência ao condutor do Euro NCAP:
Pontuação máxima para o ID.5
Os procedimentos de teste adicionais na área da assistência rodoviária incluem um par de cenários críticos na condução em autoestrada, tais como manobras típicas de entrada e saída, testando a eficácia dos sistemas no apoio ao condutor para evitar acidentes. O teste "Assistance Competence", avalia o envolvimento do condutor, ou seja, a forma como funciona em conjunto com o sistema e de que modo o sistema assegura que este permaneça focado na condução. O teste "Safety Backup" avalia o desempenho do veículo para evitar colisões e minimizar as consequências que possam advir de um acidente. Na sua avaliação, o Euro NCAP salienta "O Volkswagen ID.5 tem um nível muito bom de "Vehicle Assistance", semelhante ao nível de "Driver Engagement". Combinado com um excelente back-up de segurança, o sistema, no geral, oferece uma Muito Boa assistência rodoviária."
Sistemas de assistência inovadores e totalmente conectados
No ID.5, a Volkswagen utiliza sistemas de assistência inovadores e totalmente conectados, o opcional "Travel Assist com dados swarm", é o melhor exemplo. Dentro dos limites do sistema, é capaz de manter ativamente o veículo na faixa de rodagem e manter tanto a distância do veículo da frente como a velocidade máxima definida pelo condutor. Entre outras coisas, o sistema utiliza a função de Assistência na Faixa de Rodagem "Lane Assist" que mantém ativamente o veículo no meio da faixa de rodagem. No entanto, o "Travel Assist com dados swarm" é capaz de se adaptar ao estilo de condução e também pode manter o veículo do lado direito ou esquerdo da faixa de rodagem.
Na autoestrada, o "Travel Assist com dados swarm" pode, de forma opcional, prestar apoio ativo durante a mudança de faixa de rodagem à velocidade de 90 km/h ou superior. Se ativado, a mudança de faixa pode ser iniciada e executada através de um toque subtil indicador de mudança de direção. Desde que os sensores não detetem nenhum veículo ao seu redor e que o volante capacitivo reconheça as mãos do condutor, o veículo inicia automaticamente a manobra de ultrapassagem e muda de faixa de rodagem. O condutor pode intervir e assumir o controlo do automóvel a qualquer momento.
Emoção em cada curva
O assistente também está equipado com Cruise Control Adaptativo (ACC) e de assistência em curva. A velocidade do veículo pode ser ajustada aos limites de velocidade aplicáveis e ao percurso da estrada (curvas, rotundas, etc.). Uma vez que estão disponíveis dados anónimos de outros Volkswagen, o novo "Travel Assist com dados swarm" também pode dar apoio em estradas que só tenham uma marcação de faixa, - por exemplo, em estradas rurais sem marcação da faixa central.
No total, foram testadas inúmeras funções de assistência ao condutor pelo Euro NCAP: nestas estão incluídas características padrão tais como o assistente de travagem de emergência "Front Assist" e os sistemas de assistência na faixa de rodagem "Lane Assist". Os assistentes de conforto opcionais, tais como o Predictive ACC, o Side Assist e o Emergency Assist também foram avaliados pelos especialistas em segurança.
Para além destas caraterísticas, o Euro NCAP enfatiza os ecrãs simples e intuitivos, referindo-se em particular ao ecrã principal de realidade aumentada"[...] que mostra o estado do sistema na linha de visão direta do condutor". Desta forma, os utilizadores podem ver em qualquer altura que sistemas estão ativos ou que sistema está a dar-lhes suporte naquele preciso momento.
ID.5: Consumo de eletricidade em kWh/100 km: combinado 16,2; Emissão de CO₂ em g/km: combinado 0; classe de eficiência: A+++.