Lançada no outono de 2012
A plataforma MQB desenvolvida pela Volkswagen fez a sua estreia com o Golf VII. O primeiro veículo de produção saiu da linha de montagem em Wolfsburg em outubro de 2012. O que demonstrou imediatamente o potencial oferecido pela nova matriz de montagem modular: tecnologia sofisticada, baixo peso e design dinâmico, graças aos vãos reduzidos da carroçaria. O primeiro modelo do Grupo Volkswagen assente na MQB foi o Audi A3 de terceira geração, lançado no mercado alguns meses antes do Golf. A matriz de montagem modular permitiu a normalização dos processos de produção em todas as áreas, resultando em mais flexibilidade e redução dos custos de desenvolvimento - não apenas para a marca Volkswagen, mas para todo o Grupo Volkswagen. O seu lema: uma nova diversidade através da criação inteligente de sinergias.
A versatilidade da MQB
A MQB também é sinónimo de economias de escala significativas, graças ao conceito de componentes partilhados e às grandes quantidades. Estas permitem à Volkswagen introduzir tecnologias inovadoras no mercado, nos seus segmentos de volume e, assim, democratizar ainda mais o progresso. Características sofisticadas, tais como sistemas de assistência ao condutor, podem ser oferecidas em todas as classes de veículos e podem, portanto, ser disponibilizadas a uma vasta gama de clientes. Ralf Brandstätter sublinha: "Vamos continuar a melhorar os nossos modelos MQB nos próximos anos. A próxima geração dará mais um passo em frente em termos de inovação. Os novos Passat, Tiguan e Tayron irão estabelecer novos padrões em termos de qualidade, valor, funcionalidades e experiência digital - a MQB perfeita. Estes ‘bestsellers’ da Volkswagen constituem a base para futuros investimentos".
Autonomia de até 620 km
A MQB proporciona um elevado grau de flexibilidade. Parâmetros como a largura de vias, distância entre eixos, tamanho das rodas ou posição dos bancos e volante podem ser adaptados individualmente - dependendo do posicionamento e segmento do respetivo modelo - para satisfazer os requisitos e desejos do mercado e do cliente. Muitos componentes da carroçaria são feitos em aço de alta e muito alta resistência e através de chapas de espessuras variáveis. Isto reduziu o peso dos modelos MQB recentemente introduzidos em cerca de 50 quilogramas, em média, quando feita a comparação com os seus antecessores. A redução de peso foi, inclusivamente, de quase 100 quilogramas no caso do Golf VII - dependendo da especificação.
Gasolina, Diesel, gás natural e eletricidade
No que diz respeito aos grupos propulsores em particular, a MQB mostra-se extremamente versátil e orientada para o futuro. As versões de motores a gasolina (TSI), Diesel (TDI) e gás natural (GNC) foram incluídas no projeto de conceção logo desde o início, tal como as versões mild hybrid e híbridas plug-in. O Golf VII esteve inclusivamente disponível numa versão puramente elétrica de 2013 a 2020, o e-Golf1. No mercado alemão, a gama de potências dos modelos do Grupo assentes sobre a plataforma MQB começa, atualmente, nos 66 cavalos e chega aos 400 cavalos do motor mais potente.
A MQB como modelo para a MEB
Com base em experiências com a plataforma MQB, a Volkswagen desenvolveu a matriz modular de propulsão elétrica MEB para os modelos totalmente elétricos da linha de produtos ID. Tal como a MQB, a MEB fornece uma matriz claramente definida e, ao mesmo tempo, versátil para as marcas de grande volume do grupo. A disposição tecnológica fundamental da MEB baseia-se no princípio de acomodar os componentes de propulsão elétrica num espaço reduzido. A bateria de alta voltagem está localizada entre os eixos, permitindo, ao mesmo tempo, que o compartimento de passageiros ofereça uma generosa habitabilidade. A MEB também abrange uma grande amplitude de modelos para os mercados globais - desde os veículos citadinos até ao espaçoso ID. Buzz.