Menu
Fechar menu
Fechar

Carregamento & Autonomia Como posso pagar?

Com um automóvel elétrico existem diversas formas de pagamento, fáceis e convenientes: através de uma app, um cartão de carregamento ou um cartão de crédito. Em breve, os teus dados de identificação, estarão no automóvel. Então basta ligá-lo a um posto de carregamento. O procedimento de pagamento ocorre de forma automática. O melhor ainda é que existem postos de carregamento públicos, por exemplo, em parques de estacionamento de supermercados, onde o carregamento é gratuito.

Tomada e Wallbox

Quando carrega o seu automóvel elétrico em casa com uma tomada doméstica ou wallbox, paga o carregamento com a próxima conta de eletricidade. Mais fácil é impossível.

Postos de carregamento públicos.

O pagamento também é bastante simples nos postos de carregamento públicos pagos, na cidade ou na autoestrada. Como condutor de um automóvel elétrico, escolhe um fornecedor que lhe vai cobrar pela energia utilizada, durante os seus carregamentos. Este fornecedor, o chamado Mobility Service Provider (MSP), oferece-lhe uma tarifa perfeitamente adaptada às suas necessidades, tal como acontece com o seu contrato com a sua operadora de telemóvel. Pode personalizar cada uma das opções e ajustá-las às suas necessidades e aos consumos diários do seu automóvel. Caso o seu MSP não esteja ainda associado a um determinado posto de carregamento, pode utilizá-lo, mesmo assim, com a função de carregamento ad-hoc e efetuar o pagamento junto do Charge Point Operator (CPO) - com cartão de crédito, por exemplo. 

Modos de pagamento

Para que lhe possa ser faturada a eletricidade que consome, o posto de carregamento necessita de saber quem é. Dependendo do operador, tem a opção de pagar com um cartão de carregamento ou com uma aplicação (com tecnologia de comunicação NFC ou um código QR). Basta escolhere o que prefere. O valor é-lhe cobrado através do método de pagamento que indicou (por exemplo, débito direto, Paypal ou cartão de crédito), ou então pode optar pelo carregamento ad-hoc e pagar diretamente junto do CPO com um cartão de crédito. 

As tarifas contabilizam maioritariamente a unidade de tempo de carregamento e ainda não a quantidade de energia carregada durante o mesmo. Isto porque ainda não existem muitos postos de carregamento a funcionar com certificado de conformidade de calibração para uma correta medição dos consumos de eletricidade. No entanto, prevê-se que essa situação mude brevemente, de modo a que, no futuro, a faturação passe a ser feita com base no consumo de eletricidade.

Plug & Charge (ISO interface)

Para tornar o processo de carregamento ainda mais simples, no futuro bastará ligar o cabo de alimentação para começar a abastecer. Com esta tecnologia, também conhecida como Plug & Charge, só necessita de introduzir os seus dados de autenticação uma vez no automóvel. Depois disso, o posto de carregamento passa a reconhece-lo automaticamente. Incrivelmente prático. 

Esta tecnologia vai ser introduzida a partir de 2020 e implementada gradualmente através de uma norma com certificação ISO, tudo para que no futuro possas usar cada vez mais postos de carregamento Plug & Charge.

Carregamento gratuito.

Além dos postos de carregamento pagos, há também vários postos de carregamento públicos onde pode abastecer o seu automóvel elétrico gratuitamente. Por exemplo, nos parques de estacionamento dos grandes supermercados ou centros comerciais. Assim, ir às compras proporciona o dobro do prazer.

We Charge - serviço de carregamento da Volkswagen

Carregue e pague. Simples e transparente.

Com We Charge tem um acesso direto à rede pública de postos de carregamento e pode, com o seu contrato de eletricidade, carregar o seu automóvel elétrico em toda a Europa. É tudo muito simples através de um smartphone e da App We Connect ID.1 da Volkswagen. A autenticação no posto de carregamento é feita através do cartão de carregamento We Charge ou, logo que a tecnologia esteja suficientemente aplicada, através do Plug & Charge - neste caso, o posto de carregamento reconhece-o através do seu automóvel elétrico.

Enquanto carrega o seu automóvel elétrico pode descontraidamente verificar o estado de carregamento, comandar o processo de carregamento e o ar condicionado ou receber notificações push, através da App We Connect ID.1 do We Charge. Principalmente quando o processo de carregamento chegar ao fim ou se houver algum erro durante o carregamento. Além disso, We Charge permite-lhe, através de um contrato de eletricidade, efetuar o pagamento, incluindo a fatura e um descritivo da transação. Tudo de forma totalmente automática. Resumindo: We Charge.

1 Para utilizar a aplicação We Connect ID. gratuita, necessita de um smartphone com sistema operativo iOS ou Android e um cartão SIM com um pacote de dados. Também necessita de um contrato existente ou um novo contrato com um operador de telemóvel.

Saiba mais

Oops!
O seu navegador parece estar desatualizado. O nosso site pode não estar a funcionar da melhor forma possível. No entanto, a maioria dos navegadores (exceto o MS Internet Explorer 11 e anteriores) funcionam sem problemas.

Recomendamos que atualize o seu browser!
A última versão pode assegurar uma boa experiência em qualquer site da internet.

Obrigado pela sua visita e divirta-se,
A sua equipa Volkswagen