Menu
Fechar menu
Fechar

Becoming ID. Design de luzes: assim é criada a personalidade

Becoming ID. Design de luzes: assim é criada a personalidade

O ID.3 é o primeiro Volkswagen que pode abrir os seus olhos e olhar para o condutor com uma cara alegre. Tal tornou-se possível através de uma assinatura de luz inconfundível e inteiramente nova.

Quais são os efeitos que a luz pode ter sobre o impacto emocional de um automóvel? Pode emocionar e criar ligação com as pessoas. Isto torna a interação com a máquina mais simples, pois esta parece mais natural. Sandra Sturmat, designer de luzes na Volkswagen é corresponsável pelo design de luzes do ID3. Uma entrevista!

O que mais a inspirou no desenvolvimento da família ID.?

Ao mesmo tempo que o projeto do ID.3 foi lançado, a empresa expressou o desejo de desenvolver um novo conteúdo em termos de iluminação. Rapidamente, foi formada uma pequena equipa que se focou na luz ambiente e nos efeitos de luz no exterior. 

Crescemos em conjunto como equipa durante o projeto e "os efeitos de luzes exteriores" cresceram também em conjunto com o crescimento da família ID.. Podemos agora olhar para trás, sobre um impressionante esforço de equipa: conteúdo de luz específico para o ID. e efeitos que serão uma verdadeira novidade no mercado, uma assinatura de luz inimitável que faz parte da nova imagem de marca, para além de diversos protótipos e projetos de automóveis de série que incluem as nossas ideias. Nada disto teria sido possível sem as extraordinárias, impressionantes e fortes mulheres que mergulharam nesta tarefa comigo e ajudaram a moldar produtos, processos e todo este assunto com as suas personalidades, ideias e dedicação. É por isso que a criação desta equipa fantástica foi o meu orgulho pessoal.

Em que altura se apercebeu que a mobilidade elétrica para todos se estava a tornar uma realidade?

Como provavelmente muitas pessoas que nunca conduziram um automóvel com motor elétrico, eu não fazia ideia com seria a experiência de condução. Assim, inicialmente não esperei nada de especial. Isto mudou de repente quando tive a oportunidade de conduzir um e-Golf pela primeira vez. Fiquei surpreendida e entusiasmada pela aceleração direta e o silencioso deslizar que me pôs imediatamente a sorrir. Já transmitia a sensação do futuro e fascinou-me. Não queria sair do automóvel, pois foi tão divertido.

Tratava-se de um e-Golf, um automóvel com um chassi clássico MQB. O design do ID.3 combina com esta sensação futurista que a transmissão elétrica transmite, com um design conduzido pela plataforma modular elétrica (MEB) e, na minha opinião, as maravilhosas funcionalidades que incendeiam a faísca emocional.

"Sinto-me sempre emocionada pela forma como a luz pode criar uma ligação emocional entre uma pessoa e um automóvel."

 

Sandra Sturmat
Luzes exteriores Volkswagen Design

Em detalhe, qual é a tecnologia que considera mais fascinante no novo ID.3?

Como designer de luz, sou um pouco suspeita. Eu estou muito orgulhosa do design das luzes exteriores, que tornam o ID.3 mais próximo e humano. Quando me aproximo do automóvel, ele acorda, "abre os seus olhos" e olha para mim. Já vi esta saudação imensas vezes durante os testes ou enquanto estava a trabalhar no túnel de luz, no entanto, fico sempre emocionada pela forma como é criada uma relação emocional entre uma pessoa e um automóvel. Este efeito exige uma forte tecnologia dos sensores, faróis e do Keyless Access (o sistema de fecho e arranque). Para além disso, o sistema de controlo e programação é altamente complexo, para assegurar que o automóvel olhe na direção certa, na altura certa.

Qual foi o maior desafio que teve de enfrentar durante todo o processo do projeto?

Para mim, o maior desafio, mas ao mesmo tempo a maior oportunidade que o projeto do ID.3 criou, foi o fato de termos sido autorizadas a desenhar um tipo de automóvel inteiramente novo, sem uma estrutura e com muito poucos condicionalismos. Tal permitiu-nos abordar este projeto de forma livre e muito criativa.  Por vezes foi uma tarefa assustadora, mas também um sonho de qualquer designer. Assim fizemos todos parte de uma família de produtos completamente nova, uma nova era para a marca Volkswagen.

O que retira pessoalmente deste projeto?

Como designer tenho muitas memórias de um tempo intenso: muitos momentos excitantes, mas também muitos momentos de fricção com os outros - mas estes foram importantes e necessários para atingir o fantástico resultado. Momentos felizes quando tínhamos sucesso, momentos cheios de deceção quando uma excelente ideia não podia ser implementada. E também emoções de um processo de design muito especial que moldou o produto, bem como a marca e a equipa. No final fiquei orgulhosa de ter tido a oportunidade de participar neste projeto.

Do ponto de vista humano, permanece uma sensação de esperança. Esperança de que o ID.3 e a reorganização da marca vai conquistar as pessoas e que a marca Volkswagen deu os passos necessários na direção correta. Esperança de que a infraestrutura necessária será criada rapidamente, em termos políticos e em termos de desenvolvimento urbano, para tornar a mobilidade elétrica verdadeiramente acessível a todos. E, acima de tudo, a esperança de que as pessoas e o ambiente beneficiem desta nova mobilidade.

Qual o significado da utilização da luz na sua vida privada? Também equipou a sua sala de casa com fibra ótica e linhas de LED?

Não apenas a sala. Eu tenho mais lâmpadas em casa do que posso utilizar ao mesmo tempo. Por vezes, os meus amigos gozam comigo sobre a minha "exposição de luzes", mas no fim necessito de "todas" estas luzes, porque combino diferentes fontes de luz, dependendo da situação. Fico desconfortável quando a luz não combina com o meu humor.

Mas, as luzes não são linhas de LED. Estou mais interessada nos clássicos. Desde o velho candeeiro de cristal Putzler que estava pendurado na casa dos meus pais, até aos intemporais Artemide Tolomeo. E admito: embora todas as tomadas estejam ocupadas, o próximo candeeiro já está na minha lista de desejos: um Luceplan Hope, um sonho em termos de efeitos de refração e reflexos. A luz tem sido sempre uma paixão minha, em termos profissionais e privados. É óbvio que o meu conceito de iluminação em casa, nunca está terminado e estou constantemente a desenvolvê-lo.

Oops!
O seu navegador parece estar desatualizado. O nosso site pode não estar a funcionar da melhor forma possível. No entanto, a maioria dos navegadores (exceto o MS Internet Explorer 11 e anteriores) funcionam sem problemas.

Recomendamos que atualize o seu browser!
A última versão pode assegurar uma boa experiência em qualquer site da internet.

Obrigado pela sua visita e divirta-se,
A sua equipa Volkswagen