Menu
Fechar menu
Fechar

Becoming ID. Noruega: Um pioneiro na mobilidade elétrica.

Becoming ID. Noruega: Um pioneiro na mobilidade elétrica.

Apesar de ter 6 meses de inverno e temperaturas que chegam aos -15°C, a Noruega tem mais automóveis elétricos do que qualquer outro país do mundo. Descubra o que podemos aprender com este país e quais os objetivos que definiu para 2025.

Criar entusiasmo pelos automóveis elétricos e fomentar esse entusiasmo a longo prazo: o papel da Dra. Silke Bagschik no projeto ID. consiste em fomentar o interesse nos clientes, Concessionários e mesmo empregados. No episódio 17 de "Becoming ID." Dra. Silke Bagschik, de 45 anos, responsável pelas vendas e marketing da gama de produtos de mobilidade elétrica, explica como isto funciona e porque razão o ID.3 (protótipo próximo do modelo de produção) representa a "Nova Volkswagen", melhor do que qualquer outro modelo.  

O que mais a inspirou no desenvolvimento da família ID.?

Somos responsáveis pelo ambiente, por isso estamos a criar um automóvel com um preço acessível que possa ser usado no dia a dia e que não tem emissões, para as gerações atuais e futuras. E escolhemos fazê-lo conscientemente no segmento dos automóveis compactos, o segmento que foi inventado pela Volkswagen quando criou o Golf e que impactou mais do que qualquer outro construtor. A mobilidade elétrica tem de deixar de ser um nicho; tem de ser mais do que apenas uma esperança. Estamos a provar que uma forma mais sustentável de mobilidade está disponível a qualquer pessoa e pode também ser muito divertida. Podemos reunir toda a nossa força e todo o nosso conhecimento para algo positivo e algo muito importante.

Em que altura se apercebeu que a mobilidade elétrica para todos se estava a tornar uma realidade?

 Há quatro anos, começámos a pensar sobre a mobilidade elétrica, como algo realmente importante, algo novo, uma plataforma com possibilidade de produção em grande escala, um preço base semelhante ao de um automóvel convencional. À medida que fomos desenvolvendo o conceito, juntamente como os inputs de todos os outros departamentos, tornou-se claro que o ID.3, com o seu carisma e incrível comportamento, bem como um preço igual ao do Golf, iria ser um automóvel incrível. Foi nesta altura que me arrepiei pela primeira vez e pensei que isto iria funcionar! O automóvel elétrico excelente para milhões de pessoas e não para milionários. Um automóvel para as pessoas, como deve ser.  

"O ID.3 dá uma cara à sustentabilidade. Ele é a "Nova Volkswagen"."

 

Silke Bagschik

Responsável pelas vendas e marketing da mobilidade elétrica.

 

Qual foi o maior desafio que teve de enfrentar durante todo o processo do projeto?

Existem enormes barreiras e muitas pessoas têm preconceitos. No passado, os automóveis elétricos eram caros, não tinham autonomia suficiente e carregar o seu automóvel era uma aventura. Uma parte da minha função consiste em destruir estes preconceitos e chamar a atenção ao maior número de pessoas que "Now you can"! A mobilidade elétrica também é para si, experimente-a!

Foi desta forma que começamos a campanha de comunicação muito cedo, pois uma mudança tão substancial leva tempo. Somos consistentes no que dizemos e como implementamos a nossa estratégia. Os nossos parceiros devem poder confiar em nós. Com a comunicação no nosso site https://www.volkswagen.pt/mobilidade-eletrica-e-id/experimentar-a-mobilidade-eletrica, já esclarecemos muitas questões e a mobilidade elétrica vai beneficiar disto. 

Também estamos a tentar novas abordagens. Pela primeira vez, nós como importador temos um contacto direto com os clientes através da fase de reserva. Estamos muito mais próximos dos nossos clientes e isto tem efeitos positivos. Estamos a aprender muito.

O que retira pessoalmente deste projeto?

 Têm sido tempos muito especiais para mim. O ID.3 é o meu bebé e toda a minha equipa pensa o mesmo. Muitos de nós estão a trabalhar no ID.3 desde 2016. Estivemos em Oslo, onde se tornou claro: "Aqui eles pensam em termos elétricos. Isto pode funcionar com os automóveis certos e condições certas." Foi assim que tudo começou em Wolfsburgo. Queríamos criar o primeiro automóvel elétrico, neutro em termos de CO2 que fosse acessível a todos. Quanto mais importadores e Concessionários envolvemos no projeto, mais crescia a vontade de avançar. Para mim foi avassalador ver que estamos a caminho de uma era de mobilidade sustentável, desde a produção até ao produto.

O que retiro pessoalmente deste projeto é o efeito que se pode gerar com convicções fortes, a assunção da responsabilidade e uma forma de gestão que nos concede liberdade. É muito divertido. 

 O ID.3 e o Golf pertencem ao mesmo segmento. Considera-os rivais?

 Não. Trata-se de dois automóveis vanguardistas no mesmo segmento. O Golf 8 o ID.3 complementam-se perfeitamente. O Golf 8 é o benchmark do segmento dos compactos; o ID.3 vai incentivar as pessoas sobre a mobilidade elétrica. Estou certa de que a Volkswagen vai aumentar o seu papel de líder no segmento dos compactos com ambos os modelos. Para além disso, os automóveis a motor de combustão e os automóveis elétricos vão continuar a existir ao mesmo tempo. A mudança não se faz num dia. Estamos no início de uma nova era de mobilidade elétrica sem emissões. E esta categoria vai ser conhecida como ID..

Oops!
O seu navegador parece estar desatualizado. O nosso site pode não estar a funcionar da melhor forma possível. No entanto, a maioria dos navegadores (exceto o MS Internet Explorer 11 e anteriores) funcionam sem problemas.

Recomendamos que atualize o seu browser!
A última versão pode assegurar uma boa experiência em qualquer site da internet.

Obrigado pela sua visita e divirta-se,
A sua equipa Volkswagen