Menu
Fechar menu
Fechar

Lifestyle Férias com um automóvel elétrico:
é assim que funciona

Lifestyle Férias com um automóvel elétrico:
é assim que funciona

Levar os miúdos à escola, ir às compras, conduzir até ao trabalho e de volta a casa. Com um automóvel elétrico, dominar o dia a dia torna-se fácil. No entanto, mesmo os fans da mobilidade elétrica têm receio de ir de férias com um automóvel elétrico. Na maioria dos casos, não há qualquer motivo para receios. Com estas dicas úteis, até as viagens mais longas se fazem de automóvel elétrico com toda a descontração, sem que te falte energia.

Aqui vai ficar a saber:

  • Que aplicações te ajudam a planear a viagem
  • Em que países a rede de postos de carregamento é mais densa
  • Em que deves pensar para pagar num ponto de carregamento
  • De que fichas de carregamento necessitas em viagem

1. Planear bem

As férias com um automóvel elétrico exigem um pouco mais de planeamento do que com um automóvel com motor convencional. O mais importante é a autonomia do automóvel e a rede de postos de carregamento. É imprescindível ter uma noção da localização dos postos de carregamento. Há várias aplicações que a disponibilizam, como, por exemplo, a 'Chargemap'.

2. É melhor a Norte do que a Sul

Quanto mais para norte viajares com um automóvel elétrico, melhor será a rede de postos de carregamento. Na Europa, a Noruega e a Holanda estão na linha da frente. Estes dois países definiram como objetivo uma distância máxima de 120 quilómetros entre dois postos de carregamento. No ano passado, a Suíça tornou possível percorrer com um automóvel elétrico os 1600 quilómetros da estrada panorâmica "Grand Tour of Switzerland", devido à instalação de 200 novos postos de carregamento. Mas também podes levar um automóvel elétrico para viajar sem preocupações pela Alemanha, França e Áustria. Nos países do Sul, como Itália ou Espanha, o panorama ainda não é tão favorável.

3. Informa-te atempadamente

Para que possas não só encontrar o caminho até ao próximo posto de carregamento, mas também abastecer o teu automóvel elétrico para o troço da viagem que tens pela frente, necessitas de um cartão de pagamento. Esse cartão pode variar de fornecedor para fornecedor. Em alguns casos, tens de fazer um registo prévio. O melhor mesmo é informares-te atempadamente de que cartões necessitas para que troços da viagem? Que postos poderás utilizar sem problemas? A fonte mais fiável para obteres estas informações são os serviços de turismo online de cada país em questão. Normalmente, não é complicado carregar durante a noite no hotel, num parque de campismo, numa marina ou no parque de estacionamento de um supermercado. Muito importante: leva várias fichas de carregamento para poderes carregar no máximo número possível de postos. 

4. Planear as paragens para os carregamentos

O modo mais cómodo é abastecer no caminho, nos postos de carregamento rápido. Aqui farás uma pausa agradável que podes aproveitar para comer alguma coisa ou visitar um local de interesse, para depois te fazeres novamente à estrada com a bateria carregada. Contudo, não há postos de carregamento rápido em todo o lado. O tempo médio de carregamento num posto de carregamento público de corrente alternada é claramente superior. Faz todo o sentido incluir as paragens para carregamento no planeamento do dia, para aproveitar da melhor forma o tempo de espera. 

5. A viagem é o destino

Por isso, vale a pena escolher o posto de carregamento pretendido, não apenas em função da sua capacidade e do tipo de ficha, mas também pensando na zona onde está localizado. E isto hoje é mais simples do que nunca, graças a aplicações como a "TripAdvisor".  Assim, vais descobrir localidades que te teriam provavelmente passado ao lado. Um local de interesse para tirar fotografias? Um restaurante simpático? Uma aldeia histórica, interessante? Com um automóvel elétrico, a viagem faz desde logo parte das férias.

 

Oops!
O seu navegador parece estar desatualizado. O nosso site pode não estar a funcionar da melhor forma possível. No entanto, a maioria dos navegadores (exceto o MS Internet Explorer 11 e anteriores) funcionam sem problemas.

Recomendamos que atualize o seu browser!
A última versão pode assegurar uma boa experiência em qualquer site da internet.

Obrigado pela sua visita e divirta-se,
A sua equipa Volkswagen