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A recuperação de matérias-primas através da reciclagem: o que acontece à bateria ID.?

A mobilidade elétrica torna possível o fim das emissões locais. Contudo, a solução torna-se mais sustentável se também se recorrer a soluções sustentáveis na produção de baterias. A recuperação complexa das suas matérias-primas tornam uma bateria no componente mais valioso de um veículo elétrico, mas também representam um factor chave na sua pegada carbónica. A abertura de uma fábrica de reciclagem em Salzgitter é, portanto, mais um passo importante na recuperação de matérias-primas para o fabrico de novas baterias.

O ciclo de vida de uma bateria: a cadeia de valor

Como coração da mobilidade elétrica, a bateria de alta voltagem possui a maior porção de valor acrescentado, mas também representa um dos seus maiores desafios. O nosso objetivo é recuperar matérias-primas valiosas como: lítio, nickel, manganésio e cobalto numa escala industrial, e reciclar mais de 90% do alumínio, cobre e plástico usados. Foi por isso que começamos o desenvolvimento de um ciclo sustentável de material reutilizável para baterias há mais de 10 anos. Quer seja através de uso continuado de baterias mais antigas, mas ainda intactas, na chamada "segunda vida" ,como no caso de estações de carregamento rápido flexíveis, ou através de reciclagem direta de matérias-primas, o manuseamento responsável de bateria desempenha um papel decisivo para nós.

Reciclagem de linha de montagem: a fábrica de Salzgitter

No início de 2021 abriu a primeira fábrica para o desenvolvimento futuro do nosso processo inovador de reciclagem no complexo Volkswagen em Salzgitter. Onde, é possível recuperar e reciclar mais de 90% das matérias-primas valiosas. Uma característica única desta fábrica consiste no facto de só reciclar baterias que já não podem ser utilizadas para outros propósitos. Contudo, é expectável que o número de baterias recicladas aumente nos próximos 10 anos e, por isso, foi inicialmente desenhada para reciclar 3,600 sistemas de baterias por ano.

Tansformar o velho em novo: o processo de reciclagem

Uma característica única do nosso processo inovador é o facto de que o processo de reciclagem não requer o uso de muita energia em derretimento. Os sistemas de bateria são testados, numa primeira fase, descarregados por completo e desmantelados. Cada peça é moída em grânulos numa trituradora e depois é secada. Para além do alumínio, cobre e plástico, este processo também produz o valioso "pó preto", que contém matérias-primas de bateria importantes, como: lítio, níquel, manganésio, cobalto e grafite. O passo final envolve a separação dos materiais puros que é levado a cabo por parceiros especialistas. O pó é tratado com água e agentes químicos para filtrar e tratar cada matéria-prima.

Um olhar para o futuro: Poupar através da reutilização

A vantagem: a nossa fábrica em Salzgitter cria um ciclo de materiais mais sustentável e cobre toda a cadeia de valor na produção de células de bateria - desde as matérias-primas à produção e reciclagem. Isso permite-nos utilizar os componentes chave de baterias antigas na produção de novos sistemas. Sabemos, pela nossa pesquisa, que as matérias-primas recicladas são tão eficientes como as novas. Mais de uma tonelada de CO2 pode ser pupada por cada bateria de 62 kWh que é produzida a partir de materiais reciclados e energias renováveis. A fábrica de reciclagem de baterias representa um passo bastante importante no caminho para a mobilidade de carbono neutro.

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