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Sustentabilidade Uma segunda vida para baterias usadas

Sustentabilidade Uma segunda vida para baterias usadas

Ilustrações: Yannic Heferman

Texto: Phillip Bittner

As exigências que as baterias dos automóveis elétricos têm de satisfazer são extraordinariamente elevadas. Tal como os padrões de qualidade da Volkswagen para estes produtos de alta tecnologia. É precisamente por isso que estão a ser investigadas outras utilizações possíveis para as baterias em diferentes aplicações, depois da sua primeira utilização num automóvel.

   

"O prolongamento da vida útil das baterias desempenha um papel fundamental na estratégia para baterias do Grupo Volkswagen."
 

Acelerar depois de um sinal vermelho, recuperar nas travagens, paragens breves num posto de carregamento rápido ou um carregamento noturno, em casa, através da Wallbox. A bateria deve cumprir todas estas exigências. Além disso, tem de lidar com a variação entre temperaturas negativas no inverno e calor intenso no verão. As baterias dos automóveis elétricos funcionam sob condições extremas, como a humidade e a influência de forças e vibrações. Ainda assim, a Volkswagen garante aos seus clientes, por exemplo, do e-up, que após oito anos ou percorridos 160.000 quilómetros, ainda resta 80% da capacidade inicial da bateria.

Depois da sua utilização em automóveis elétricos, o desempenho das baterias continua a ser mais do que suficiente para outras aplicações. As baterias ganham uma nova vida útil como baterias "second life".

Reutilização

"Além do processo de reciclagem, o prolongamento da vida útil das baterias desempenha um papel central na estratégia para baterias do Grupo Volkswagen. Em princípio, e como primeira opção, as baterias devem ser recondicionadas ou transformadas em projetos "second life" para uma reutilização total", afirma Tobias Enge, estratega do Grupo na área da Mobilidade Elétrica e Infraestruturas. "O reaproveitamento posterior em enquadramentos alternativos, como por exemplo, em baterias de grande capacidade, está a ser investigado, em casos de utilização e desenvolvido para aplicações práticas." Existem vários projetos de baterias de grande capacidade "second life", dentro do grupo Volkswagen. Neste caso, as baterias usadas de automóveis elétricos são dispostas em sequência e utilizadas como uma bateria gigante - tanto nas fábricas da Volkswagen como em projetos de cooperação com empresas de fornecimento de energia e cidades. A vida útil de uma bateria pode ser prolongada com este tipo de aplicações adicionais.

Remanufactura

Além da reutilização, ou seja, uma nova utilização fora de aplicações automóveis, a Volkswagen aposta também em remanufactura. Neste processo, as baterias usadas são renovadas através da substituição de componentes individuais para voltarem a ser utilizadas em automóveis elétricos. Como alternativa, é também possível uma outra utilização em sistemas de armazenamento fixos depois de uma desmontagem da bateria nos seus diversos módulos.

Reciclagem

Após a sua utilização, mais cedo ou mais tarde as baterias têm de ser recicladas. É o que acontece com todas as baterias utilizadas no Grupo. A Volkswagen está a desenvolver um processo de reciclagem eficaz e seguro, em todos os mercados, em cooperação com vários parceiros de reciclagem. "As baterias são desmanteladas, reduzidas a peças menores e processadas.  As matérias-primas como o níquel (28Ni), o cobre (29Cu) e o cobalto (27Co) são recuperadas em grande parte e podem depois ser reutilizadas na produção de novas células para baterias", afirma Tobias Enge. Trata-se de um contributo importante para um futuro da mobilidade sustentável, pois uma reciclagem eficaz preserva os recursos importantes que são necessários para a produção de baterias.

A partir do momento em que devido ao aumento do número de automóveis elétricos, esteja disponível um número crescente de baterias recicláveis, é implementada de forma generalizada e atempada, a estratégia inteligente de reaproveitamento e reutilização das mesmas. Com esta abordagem, o Grupo Volkswagen está bem posicionado para conservar os recursos importantes de forma sustentável. Esta abordagem sustentável aumenta o entusiasmo pela mobilidade elétrica e o interesse pelos modelos elétricos da Volkswagen.

e-up! Consumo de energia, em kWh/100 km: 11,7 (combinado); emissões de CO₂ em g/km: 0 (combinado).

Nota em conformidade com a Diretiva 1999/94/UE na versão atualmente em vigor. Para mais informações sobre o consumo de combustível ou energia e as emissões específicas dos automóveis novos, consulte um Concessionário Volkswagen.

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