- Na pista: A Volkswagen estará representada por dois Golf GTI Clubsport 24h melhorados, movidos a combustível alternativo
- Em destaque: A Volkswagen vai apresentar ao público o modelo comemorativo do 50.º aniversário do Golf GTI
- Volta de honra: 40 modelos desportivos da Volkswagen diante de 200.000 fãs na Nordschleife de Nürburgring
Um fim de semana especial dedicado ao GTI está prestes a começar: na sexta-feira, 20 de junho, durante a corrida ADAC de 24 horas no Nürburgring, a Volkswagen vai revelar, em estreia mundial, o Golf GTI de produção mais potente de sempre. Performance, design, equipamento? Ainda é segredo. Mas já se sabe que se trata de um modelo comemorativo de topo, criado para assinalar os 50 anos do GTI, que se celebram no próximo ano – uma data que a Volkswagen faz questão de marcar com este modelo especial. E este é apenas o início de um fim de semana de corridas feito à medida dos fãs da Volkswagen: no dia seguinte, dois Golf GTI Clubsport 24h aperfeiçoados enfrentam o grande desafio e alinham na mítica prova de 24 horas, disputada no circuito apelidado de "Inferno Verde", perante cerca de 200.000 espectadores esperados.
Dois GTI velozes, duas equipas fortes. O Golf GTI Clubsport 24h com o número 19 será conduzido pelo piloto de testes da Volkswagen e piloto de competição Benny Leuchter (Alemanha), pelo sete vezes campeão mundial de rallycross Johan Kristoffersson (Suécia), por Heiko Hammel (Alemanha) e por Nico Otto (Alemanha). Jasmin Preisig (Suíça), Fabian Vettel (Alemanha), Timo Hochwind (Alemanha) e Christian Gebhardt (Alemanha) competirão ao volante do segundo Golf GTI Clubsport 24h, com o número 76. Ambos os Golf GTI Clubsport 24h serão preparados e inscritos pela Max Kruse Racing, de Duisburgo.
E20 para maior autonomia e menores emissões. Os dois Golf GTI Clubsport 24h vão competir na classe AT3, destinada a veículos com combustíveis alternativos. Será utilizado o inovador combustível bioetanol Shell E20, desenvolvido em colaboração com a Volkswagen. Esta mistura, altamente resistente à detonação, permite um funcionamento particularmente eficiente do motor GTI. O resultado é uma redução significativa das emissões de CO₂, bem como um aumento da autonomia por cada depósito.
Mais potência, menor resistência aerodinâmica. O Golf GTI Clubsport 24h, com 397 cv (291 kW) e uma velocidade máxima de 265 km/h, foi otimizado em vários detalhes em relação ao ano passado. Benny Leuchter explica: “Uma nova regulamentação na classificação dos veículos aumentou o peso mínimo do Golf em 30 quilos. Compensámos isso com um aumento de potência de cerca de 50 cv.” Além disso, a equipa Volkswagen Max Kruse Racing melhorou ainda mais a aerodinâmica e, consequentemente, a eficiência. Leuchter acrescenta: “Alterámos o escoamento do ar em direção à asa traseira, deslocando-a mais para trás. Como resultado, geramos menos resistência ao ar, mantendo a força descendente.”
Distribuição de peso otimizada. “Ao mesmo tempo, conseguimos uma melhor distribuição do peso, nomeadamente através da utilização de componentes leves”, acrescenta Johan Kristoffersson. “Além disso, o centro de gravidade do GTI está mais baixo, o que melhora a performance.” Um dos focos foi também garantir a maior fiabilidade possível de todos os componentes ao longo de toda a distância. Os carros estão ainda equipados com jantes mais leves da Protrac – o seu peso reduzido diminui as massas rotativas, o que contribui para preservar elementos sujeitos a fortes cargas, como os rolamentos das rodas. Leuchter acrescenta: “Cada pequena melhoria na durabilidade aumenta a probabilidade de completar as 24 horas.”
A pista é o maior adversário. O quarteto de pilotos composto por Leuchter, Kristoffersson, Hammel e Otto demonstrou o incrível potencial do Golf GTI Clubsport 24h ao conquistar o primeiro lugar na classe AT3 em 2024. Para 2025, os objetivos passam por repetir a vitória na classe e alcançar uma boa posição na classificação geral. No entanto, as 24 Horas da Nordschleife continuam a ser um desafio exigente e imprevisível. Jasmin Preisig comenta: “A pista é o nosso maior adversário, porque as condições meteorológicas são muitas vezes incertas, podem ocorrer acidentes mesmo à nossa frente, ou detritos e sujidade acumulam-se no asfalto. As condições estão sempre a mudar. Por isso, no final, também é preciso sorte para conseguir completar esta distância enorme sem problemas. Costumo dizer: se cruzarmos a linha de meta após estas longas horas, já ganhámos.”
Modelos de performance e desfile Volkswagen. Numa área de exposição situada no Ring Boulevard do Nürburgring, a Volkswagen vai apresentar durante o fim de semana de corrida não só o novo GTI comemorativo, mas também o ID. GTI Concept totalmente elétrico e o Golf R topo de gama com um novo acabamento de cor, entre outros destaques. Os visitantes da Volkswagen World no Ring poderão ainda viver a experiência da Nordschleife através de simuladores de condução. Mas, pouco antes da grande corrida, é tempo de sair para a pista. Momentos antes do arranque das 24 Horas, 40 condutores em Volkswagen GTI das oito gerações vão saudar os inúmeros fãs ao longo da Nordschleife num desfile de veículos.