Os sistemas de ar condicionado são uma parte integrante dos automóveis modernos e asseguram temperaturas agradáveis em todas as estações do ano. A Volkswagen dá mais um passo no novo ID.7 e, pela primeira vez, utiliza um sistema de ar condicionado que arrefece ou aquece mais depressa o interior do veículo antes do início de uma viagem. Entre outras coisas, isto é possível através das saídas de ar controladas eletronicamente que distribuem o ar pelo interior do veículo assim que o condutor se aproxima com a chave. O novo e inteligente sistema de ar condicionado automatizado também reage aos comandos de voz e tem também em conta a posição do sol bem como preferências individuais do utilizador. O resultado é um aumento do conforto com o qual o novo modelo elétrico estabelecerá padrões na sua classe.
Com um veículo concept camuflado, a Volkswagen revelou um primeiro vislumbre do novo ID.7 no maior evento de eletrónica de consumo do mundo, o CES em Las Vegas. Kai Grünitz, Membro do Conselho de Administração responsável pelo Desenvolvimento da Marca: "Com o ID.7, estamos a sublinhar o nosso objetivo de oferecer tecnologias inteligentes e inovações orientadas para o cliente no segmento médio premium de alto volume."
O ID.7 pode ativar o ar condicionado antes dos passageiros entrarem no veículo. O interior do veículo é arrefecido em dias quentes e aquecido quando está frio. Se a porta for aberta em condições de temperaturas exteriores elevadas, as saídas de ar inteligentes no cockpit distribuem o ar rapidamente por uma grande área através de movimentos horizontais dinâmicos. Quando os passageiros estão sentados no veículo, o fluxo de ar pode ser redirecionado diretamente para si ou utilizado para a ventilação indireta do espaço interior, de acordo com a preferência do utilizador. O ID.7 é o primeiro modelo Volkswagen com um sistema de controlo tão inteligente.
A função de controlo climático está localizada no nível operacional mais alto do novo visor do infotainment de 38 de centímetros (15 polegadas) do ID.7. O que significa que é sempre visível e pode ser ativada através de um simples toque. Usando o menu do ar condicionado, todas as saídas de ar inteligentes podem ser controladas digitalmente nas saídas. A força e a direção dos movimentos do ar podem ser ajustadas intuitivamente e guardadas individualmente. A temperatura pode ser controlada através de barras deslizantes tácteis retro iluminadas.
O sistema de ar condicionado controlado digitalmente pode ser ativado por controlo de voz. Os pedidos especiais são armazenados como "Smart Climates". Por exemplo, é selecionado um programa que ativa o aquecimento do volante se o comando "Olá Volkswagen, as minhas mãos estão frias" for dito. Automaticamente, o ar quente será dirigido para as mãos no volante durante cerca de cinco minutos.
As preferências individuais dos utilizadores são guardadas como "Personalizações" no ID.7. Isto inclui as configurações feitas para o sistema de ar condicionado automático. Torna-se muito prático se o veículo for utilizado por vários condutores.
Quando a função automática é ativada, o sistema inteligente reage ao seu ambiente climático. Por exemplo, um sensor na área do para-brisas deteta o ângulo de incidência da luz solar em condições de temperaturas exteriores altas e elevada intensidade solar. Se o sol bate fortemente num lado do veículo, o ID.7 adapta o ar condicionado com mais intensidade para as zonas mais quentes: primeiro para as respetivas áreas do interior do veículo, e depois, num segundo passo, especificamente para os ocupantes do veículo.
Depois dos ID.3, ID.4, ID.5 e ID.62 (apenas na China) e o ID. Buzz3 o ID.7 será o sexto modelo da família totalmente elétrica ID. Após o ID.4, será o segundo veículo global da Volkswagen com base na plataforma modular elétrica (MEB). A estreia mundial do ID.7 está agendada para o segundo trimestre de 2023. O lançamento no mercado do modelo elétrico na China e na Europa está planeado para este ano. A América no Norte será a seguir em 2024.
Informação Legal
1. Veículo concept camuflado - não vai estar disponível para venda.
2. ID.6 - O veículo não será colocado à venda na Europa.
3. ID. Buzz - consumo de energia combinado em kWh/100 km: 21,7-20,6; Emissões de CO₂ combinadas em g/km: 0. Apenas os valores de consumo e emissão de acordo com WLTP estão disponíveis para o veículo; não há números NEDC disponíveis.
Quando são indicadas as gamas, os valores de consumo e as emissões CO2 dependem do equipamento selecionado do veículo.