Antevisão das 24 Horas de Nürburgring: Volkswagen celebra este ano Festival Golf GTI

  • Na pista: A Volkswagen estará representada por dois Golf GTI Clubsport 24h melhorados, movidos a combustível alternativo
  • Em destaque: A Volkswagen vai apresentar ao público o modelo comemorativo do 50.º aniversário do Golf GTI
  • Volta de honra: 40 modelos desportivos da Volkswagen diante de 200.000 fãs na Nordschleife de Nürburgring

Um fim de semana especial dedicado ao GTI está prestes a começar: na sexta-feira, 20 de junho, durante a corrida ADAC de 24 horas no Nürburgring, a Volkswagen vai revelar, em estreia mundial, o Golf GTI de produção mais potente de sempre. Performance, design, equipamento? Ainda é segredo. Mas já se sabe que se trata de um modelo comemorativo de topo, criado para assinalar os 50 anos do GTI, que se celebram no próximo ano – uma data que a Volkswagen faz questão de marcar com este modelo especial. E este é apenas o início de um fim de semana de corridas feito à medida dos fãs da Volkswagen: no dia seguinte, dois Golf GTI Clubsport 24h aperfeiçoados enfrentam o grande desafio e alinham na mítica prova de 24 horas, disputada no circuito apelidado de "Inferno Verde", perante cerca de 200.000 espectadores esperados.

Volkswagen Golf em pista de 24 Horas de Nurburgring

Dois GTI velozes, duas equipas fortes. O Golf GTI Clubsport 24h com o número 19 será conduzido pelo piloto de testes da Volkswagen e piloto de competição Benny Leuchter (Alemanha), pelo sete vezes campeão mundial de rallycross Johan Kristoffersson (Suécia), por Heiko Hammel (Alemanha) e por Nico Otto (Alemanha). Jasmin Preisig (Suíça), Fabian Vettel (Alemanha), Timo Hochwind (Alemanha) e Christian Gebhardt (Alemanha) competirão ao volante do segundo Golf GTI Clubsport 24h, com o número 76. Ambos os Golf GTI Clubsport 24h serão preparados e inscritos pela Max Kruse Racing, de Duisburgo.

E20 para maior autonomia e menores emissões. Os dois Golf GTI Clubsport 24h vão competir na classe AT3, destinada a veículos com combustíveis alternativos. Será utilizado o inovador combustível bioetanol Shell E20, desenvolvido em colaboração com a Volkswagen. Esta mistura, altamente resistente à detonação, permite um funcionamento particularmente eficiente do motor GTI. O resultado é uma redução significativa das emissões de CO₂, bem como um aumento da autonomia por cada depósito.

Mais potência, menor resistência aerodinâmica. O Golf GTI Clubsport 24h, com 397 cv (291 kW) e uma velocidade máxima de 265 km/h, foi otimizado em vários detalhes em relação ao ano passado. Benny Leuchter explica: “Uma nova regulamentação na classificação dos veículos aumentou o peso mínimo do Golf em 30 quilos. Compensámos isso com um aumento de potência de cerca de 50 cv.” Além disso, a equipa Volkswagen Max Kruse Racing melhorou ainda mais a aerodinâmica e, consequentemente, a eficiência. Leuchter acrescenta: “Alterámos o escoamento do ar em direção à asa traseira, deslocando-a mais para trás. Como resultado, geramos menos resistência ao ar, mantendo a força descendente.”

Distribuição de peso otimizada. “Ao mesmo tempo, conseguimos uma melhor distribuição do peso, nomeadamente através da utilização de componentes leves”, acrescenta Johan Kristoffersson. “Além disso, o centro de gravidade do GTI está mais baixo, o que melhora a performance.” Um dos focos foi também garantir a maior fiabilidade possível de todos os componentes ao longo de toda a distância. Os carros estão ainda equipados com jantes mais leves da Protrac – o seu peso reduzido diminui as massas rotativas, o que contribui para preservar elementos sujeitos a fortes cargas, como os rolamentos das rodas. Leuchter acrescenta: “Cada pequena melhoria na durabilidade aumenta a probabilidade de completar as 24 horas.”

A pista é o maior adversário. O quarteto de pilotos composto por Leuchter, Kristoffersson, Hammel e Otto demonstrou o incrível potencial do Golf GTI Clubsport 24h ao conquistar o primeiro lugar na classe AT3 em 2024. Para 2025, os objetivos passam por repetir a vitória na classe e alcançar uma boa posição na classificação geral. No entanto, as 24 Horas da Nordschleife continuam a ser um desafio exigente e imprevisível. Jasmin Preisig comenta: “A pista é o nosso maior adversário, porque as condições meteorológicas são muitas vezes incertas, podem ocorrer acidentes mesmo à nossa frente, ou detritos e sujidade acumulam-se no asfalto. As condições estão sempre a mudar. Por isso, no final, também é preciso sorte para conseguir completar esta distância enorme sem problemas. Costumo dizer: se cruzarmos a linha de meta após estas longas horas, já ganhámos.”

Modelos de performance e desfile Volkswagen. Numa área de exposição situada no Ring Boulevard do Nürburgring, a Volkswagen vai apresentar durante o fim de semana de corrida não só o novo GTI comemorativo, mas também o ID. GTI Concept totalmente elétrico e o Golf R topo de gama com um novo acabamento de cor, entre outros destaques. Os visitantes da Volkswagen World no Ring poderão ainda viver a experiência da Nordschleife através de simuladores de condução. Mas, pouco antes da grande corrida, é tempo de sair para a pista. Momentos antes do arranque das 24 Horas, 40 condutores em Volkswagen GTI das oito gerações vão saudar os inúmeros fãs ao longo da Nordschleife num desfile de veículos.