- Grande variedade: a Volkswagen irá oferecer quatro modelos elétricos nos segmentos dos pequenos e compactos, que serão lançados progressivamente no mercado a partir de 2026
- Puro Volkswagen – o ID. CROSS Concept segue uma nova linguagem de design e pretende reforçar a classe do T-CROSS
- MEB+ com tração dianteira – a próxima fase da evolução da plataforma modular elétrica é a chave para produzir modelos elétricos de entrada da Volkswagen na Europa
A Volkswagen, o maior fornecedor de automóveis elétricos na Alemanha e na Europa em 2025, irá apresentar um SUV compacto elétrico no IAA MOBILITY em Munique (8 a 14 de setembro): o ID. CROSS Concept. Este modelo é tão adequado para a cidade como para viagens longas. Thomas Schäfer, CEO da marca Volkswagen, Diretor do Brand Group Core e membro do Conselho de Administração do Grupo, afirmou: "Desde o início, o meu objetivo foi moldar a melhor versão de sempre da marca Volkswagen. O protótipo quase final do futuro ID. CROSS demonstra que estamos, de facto, a cumprir – com um novo design, muitas tecnologias até agora reservadas a classes superiores, melhor usabilidade e qualidade – e, finalmente, de novo o 'nome certo'. Com esta nova geração da Volkswagen, estamos agora a concretizar as nossas promessas."
A Volkswagen, o maior fornecedor de automóveis elétricos na Alemanha e na Europa em 2025, irá apresentar um SUV compacto elétrico no IAA MOBILITY em Munique (8 a 14 de setembro): o ID. CROSS Concept. Este modelo é tão adequado para a cidade como para viagens longas. Thomas Schäfer, CEO da marca Volkswagen, Diretor do Brand Group Core e membro do Conselho de Administração do Grupo, afirmou: "Desde o início, o meu objetivo foi moldar a melhor versão de sempre da marca Volkswagen. O protótipo quase final do futuro ID. CROSS demonstra que estamos, de facto, a cumprir – com um novo design, muitas tecnologias até agora reservadas a classes superiores, melhor usabilidade e qualidade – e, finalmente, de novo o 'nome certo'. Com esta nova geração da Volkswagen, estamos agora a concretizar as nossas promessas."
Campanha de entrada – quatro novos modelos elétricos
Depois do ID.2 all, do ID. GTI Concept (baseado no ID.2 all) e do ID. EVERY1, o ID. CROSS Concept é o quarto protótipo elétrico do segmento dos pequenos utilitários. As versões de produção destes novos modelos da Volkswagen chegarão ao mercado a partir de 2026. A estreia mundial do novo ID. Polo (versão de produção do ID.2 all) está prevista para o primeiro semestre de 2026. O ID. Polo GTI será apresentado pouco tempo depois. Ambos os modelos estarão em exibição no IAA MOBILITY, ainda com alguma camuflagem. Duas designações lendárias da Volkswagen – Polo e GTI – entram assim no universo da mobilidade elétrica. A versão final do ID. CROSS terá a sua estreia mundial no verão de 2026. Já a versão de produção do ID. EVERY1, que também estará presente em Munique ainda sob a forma de concept car, será um dos destaques de 2027.
Os quatro novos modelos ID. fazem parte de uma campanha de produto transversal às marcas do Brand Group Core (SEAT & CUPRA, ŠKODA, Volkswagen, Volkswagen Veículos Comerciais), através da qual as marcas do Grupo irão lançar modelos no segmento de entrada da mobilidade elétrica. O Brand Group Core tira partido de sinergias e economias de escala de forma estratégica, com o objetivo de oferecer automóveis elétricos particularmente atrativos na Europa, tanto do ponto de vista técnico como ao nível do preço.
Puro e positivo – icónico e cativante
O ID. CROSS Concept, apresentado na cor Urban Jungle verde, reflete uma nova linguagem de design clara e empática. Andreas Mindt, Diretor de Design da Volkswagen, explica: “Chamamos à nossa nova linguagem de design Pure Positive. Baseia-se em três pilares fundamentais: estabilidade, empatia e o toque especial – o nosso secret sauce. Esta abordagem vai caracterizar todos os novos Volkswagen no futuro. Apostamos numa clareza pura e poderosa, acompanhada de estabilidade visual e de uma personalidade automóvel positiva e cativante. As linhas e as superfícies marcantes do ID. CROSS Concept são puras e bem definidas. Dão forma a um SUV que dita tendências em vez de as seguir, e que projeta a identidade da marca para o futuro.”
A personalidade positiva do ID. CROSS Concept é imediatamente reconhecível, especialmente na dianteira e traseira. Com as suas assinaturas luminosas tridimensionais e grafismos marcantes, transmite a sensação de que o automóvel está a “sorrir”. Andreas Mindt acrescenta:“Um Volkswagen tem de ser cativante, inconfundível e inspirador pela sua personalidade. Por isso, evocamos deliberadamente ícones da Volkswagen como o Golf e o Pão de Forma no ID. CROSS Concept – como um toque especial, o nosso secret sauce. Isso vê-se, por exemplo, nos carismáticos pilares C e na linha de janelas completamente reta. Poucas marcas generalistas no mundo têm um património tão forte. E essa herança fará sempre parte do nosso kit de ferramentas rumo ao futuro.”
Compacto – cabe em qualquer lugar
O SUV concept car apresentado no IAA MOBILITY tem 4.161 mm de comprimento e uma distância entre eixos de 2.601 mm. O ID. CROSS Concept mede 1.839 mm de largura e 1.588 mm de altura. Isto significa que o seu tamanho é semelhante ao do atual T-Cross. No entanto, esta comparação não se aplica ao conjunto jante/pneu do concept car: os designers desenvolveram especificamente para o ID. CROSS Concept uma jante de liga leve de 21 polegadas chamada Balboa. Em colaboração com a Goodyear, foram criados pneus especiais 235/40 R21 para o protótipo, que prolongam o design da jante até à parede lateral do pneu.
Grande espaço – dimensões compactas
Graças a uma conceção inovadora, o interior do ID. CROSS Concept, com capacidade para cinco ocupantes, é surpreendentemente espaçoso e oferece um volume de bagageira acima da média: 450 litros. Um compartimento adicional com 25 litros sob o capô proporciona ainda mais espaço de arrumação. A largura invulgar do veículo e o design interior arejado reforçam a sensação de amplitude. Por um lado, o ID. CROSS Concept está perfeitamente adaptado ao ambiente urbano, graças às suas dimensões exteriores compactas. Por outro, este SUV compacto é um verdadeiro polivalente, ideal para famílias e grupos de amigos, e capaz de enfrentar viagens longas com toda a facilidade.
Oásis interior com ambiente de lounge
O interior do ID. CROSS Concept foi concebido como um verdadeiro oásis de bem-estar. Destaca-se pela elevada qualidade dos materiais e pelo toque agradável das superfícies, incluindo revestimentos em tecido. Modos pré-configurados de luz, som e climatização – designados Atmospheres – transformam o habitáculo, com o seu acabamento em Vanilla Chai (um tom quente de bege), num espaço de lounge que oferece o máximo conforto. Motivos vegetais nos ecrãs e plantas reais na consola central, visualmente suspensa, reforçam o efeito de bem-estar. Outro destaque são os bancos especialmente concebidos para este concept car, que podem ser totalmente rebatidos para criar uma área de descanso ao estilo do icónico VW Pão de Forma.
Tudo à vista e sob controlo
O inovador posto de condução do ID. CROSS Concept foi concebido com uma ergonomia cuidadosamente pensada e uma operação intuitiva, garantindo máxima concentração durante a condução. A Volkswagen criou uma interação harmoniosa entre os ecrãs com menus intuitivos, o controlo por voz natural e botões para funções diretas. O volante multifunções, com botões de controlo claros, foi totalmente redesenhado. Os dois ecrãs centrais do ID. CROSS Concept estão alinhados no mesmo eixo visual: o painel de instrumentos digital (28 cm / 11 polegadas) e o ecrã tátil central do sistema de infotainment (diâmetro: 33 cm / 13 polegadas).
MEB+ – a próxima etapa da evolução elétrica
Tecnicamente, o ID. CROSS Concept com tração dianteira assenta na plataforma modular elétrica MEB, que continuará a ser desenvolvida no futuro, com melhorias introduzidas através da MEB+ – nomeadamente ao nível dos motores, das baterias e do software. Kai Grünitz, membro do Conselho de Administração da marca Volkswagen responsável pelo Desenvolvimento, afirma: “A MEB receberá uma nova geração de software já a partir do próximo ano, o que representará uma melhoria funcional notável em muitos sistemas para os nossos clientes. Esta evolução do sistema modular típico da Volkswagen traz para os nossos veículos funcionalidades provenientes de segmentos superiores, como a versão mais avançada do Travel Assist. A MEB+ é, por isso, a chave técnica que nos permite oferecer veículos elétricos como a versão de produção do ID. CROSS Concept e o novo ID. Polo com características de produto acima da média e a preços atrativos.”
Novo sistema de propulsão – feito na Europa
O ID. CROSS Concept está equipado com um sistema de propulsão de última geração, desenvolvido de raiz. Dois módulos centrais compõem esta arquitetura: o motor elétrico com eletrónica de potência integrada no eixo dianteiro e a bateria de alta tensão, instalada em posição plana no piso tipo sandwich. O motor elétrico do concept car debita 155 kW (211 cv) e transmite a potência às rodas dianteiras. A autonomia prevista segundo o ciclo WLTP é de até 420 quilómetros. Dois outros valores são particularmente relevantes para utilizadores de e-bikes e fãs de mini-caravanas compactas: a esfera de reboque foi concebida para uma carga vertical de 75 kg – suficiente para transportar duas e-bikes. A capacidade máxima de reboque é de até 1.200 kg (com travão, inclinação de 8%).