Novo Volkswagen T-Roc
Novo Volkswagen T-Roc
24/11/2025

O T-Roc é o SUV mais popular da Europa – e uma nova geração está agora a chegar ao mercado

  • Nova gama de motorizações híbridas – o T-Roc é o primeiro Volkswagen a ser lançado com uma gama totalmente híbrida
  • Nova referência nos sistemas de assistência à condução – o T-Roc é o primeiro SUV do segmento a integrar a mais recente evolução do Travel Assist¹, incluindo Emergency Assist
  • Novo status quo – o interior do T-Roc cria uma ponte para o segmento do Tiguan, com níveis superiores de qualidade, mais espaço e um habitáculo inovador
  • Uma nova dimensão na iluminação – o T-Roc introduz os novos faróis IQ.LIGHT LED Matrix¹ com máximos de alta performance no segmento dos SUV compactos

O SUV mais vendido na Europa. O T-Roc é uma verdadeira história europeia de sucesso. Concebido na Alemanha e produzido em Portugal, o Volkswagen – apresentado pela primeira vez em 2017, renovado em 2021 e com mais de dois milhões de unidades produzidas – ocupa regularmente os primeiros lugares nas estatísticas de matrículas entre os SUV. Em 2025, ano em que é substituído, a primeira geração fez deste Volkswagen o SUV mais vendido na Europa, sem rival.

Está agora a ser lançada a segunda geração, melhorada em todas as áreas. O CEO da Volkswagen, Thomas Schäfer, afirma sobre o novo T-Roc: “Os nossos clientes adoram o T-Roc – e estou convencido de que a nova geração tem tudo para continuar esta história de grande sucesso: design progressivo, tecnologias inovadoras, excelente qualidade e relação preço/equipamento, ergonomia intuitiva e um comportamento em estrada dinamicamente equilibrado.”

O T-Roc, com o seu design carismático, dá um enorme salto em termos evolutivos graças às novas motorizações híbridas, a um interior completamente redesenhado com materiais de qualidade superior, aos novos sistemas de infotainment, cockpit e comandos herdados dos modelos de segmento superior (Tiguan e Tayron), ao aumento de espaço no habitáculo e na bagageira, e a sistemas de assistência como o Travel Assist, que em alguns casos são únicos no seu segmento.

As pré-vendas já tiveram início na Europa. O lançamento oficial no mercado e a estreia do Novo T-Roc nos concessionários Volkswagen acontecem de seguida.

Uma identidade inconfundível. O primeiro T-Roc já tinha um estilo único – uma presença apelativa e facilmente reconhecível que se destacava entre a multidão. Entre os seus elementos distintivos encontrava-se uma marcante faixa prateada que se estendia do pilar A até ao característico pilar C do T-Roc. Esta faixa, que prolongava visualmente a linha do tejadilho, foi apelidada de “hockey stick” pelos designers devido à sua forma. Outro elemento típico do T-Roc era a secção dos ombros, vincada, musculada e poderosa, acima do aro da roda traseira. Integrados no ADN icónico do modelo, estes elementos foram mantidos e reinterpretados no novo design da geração sucessora.

Apesar das muitas evoluções e melhorias, tudo isto faz com que o Novo T-Roc seja imediatamente reconhecido – até ao último milímetro – como um T-Roc. A “face” do modelo mostra agora uma maior proximidade estilística à família dos mais recentes Volkswagen, tornando-se, assim, uma ponte para o design futuro da marca. Esta nova “face familiar” serviu como base para os designers desenvolverem uma “face de produto” para o novo T-Roc.

Cada linha, cada aresta, cada superfície e cada curva seguem um princípio de lógica e funcionalidade. Para além disso, o SUV tornou-se mais aerodinâmico: o novo coeficiente de resistência ao ar de 0,29 representa uma melhoria de 10% face ao modelo anterior e — em conjunto com a nova oferta de motorizações — contribui para a eficiência significativamente aumentada da segunda geração do T-Roc.

1.5 eTSI no lançamento. O Novo T-Roc é o primeiro modelo da gama Volkswagen cuja oferta de motorizações é composta exclusivamente por sistemas híbridos eficientes. Logo no lançamento, estará disponível um dos motores Volkswagen mais bem-sucedidos desta geração: o 1.5 litros turbo com tecnologia mild-hybrid de 48 V (1.5 eTSI), em duas variantes de potência – 85 kW (116 cv)² e 110 kW (150 cv)³.

Ambas as versões do 1.5 eTSI, utilizadas pela primeira vez no T-Roc, utilizam avançados sistemas tecnológicos: recuperam a energia cinética durante a fase de desaceleração e armazenam-na numa bateria compacta de iões de lítio. Assim, o motor de combustão, altamente eficiente, pode desligar-se repetidamente durante a condução – um modo de “vela” que reduz consumos e emissões.

Quando o motor de quatro cilindros está ativo, dois cilindros são desligados sempre que possível, contribuindo também para uma maior eficiência. Além disso, a função “boost elétrico” do sistema híbrido otimiza a performance nas acelerações, graças ao motor de arranque/ /alternador de 48 V acionado por correia, que disponibiliza um binário elétrico adicional de até 56 Nm – especialmente útil nos arranques em subida – apoiando o motor a gasolina.

2.0 eTSI e 1.5 Hybrid: novos sistemas híbridos. Em 2026 e 2027, duas novas evoluções híbridas farão a sua estreia no T-Roc: um motor a gasolina 2.0 litros turbo com sistema mild-hybrid de 48 V (2.0 eTSI) (disponível em 2027 no T-Roc R 4MOTION⁴), e um de 1.5 litros (Hybrid) (disponível em 2026). Estes novos sistemas hybrid serão igualmente disponibilizados em duas variantes de potência, ambas com tração dianteira, que oferecem 100 kW (136 cv)⁴ e 125 kW (170 cv)⁴. Desta forma, a oferta de motorizações do T-Roc passará a incluir cinco variantes – quatro com tração dianteira e uma com tração integral, todas equipadas com caixa automática.

O primeiro SUV do seu segmento com nova geração de Travel Assist. A segunda geração do T-Roc assenta na MQB evo, a mais recente evolução da plataforma modular transversal. Esta base tecnológica traz consigo uma nova oferta de sistemas de assistência e conveniência inéditos no segmento do T-Roc. Graças à MQB evo, o novo SUV integra também tecnologias utilizadas em modelos de segmentos superiores, como o Tiguan e o Tayron.

Uma das grandes novidades no segmento do T-Roc é a nova geração do sistema Travel Assist¹, que não só apoia em mudanças automáticas de faixa⁵, como também reage de forma mais suave e ainda mais antecipada às alterações de limites de velocidade⁵.

Outro sistema de segurança importante é o Emergency Assist¹, que, em caso de emergência – por exemplo, se o condutor tiver um problema de saúde –, conduz automaticamente o SUV⁵ para o lado direito da estrada e imobiliza-o⁵ em segurança.

O novo aviso de saída do habitáculo também é uma das estreias a bordo: este sistema alerta⁵ os ocupantes antes de abrirem uma porta face à aproximação de um veículo por trás. Este sistema é particularmente relevante em meio urbano, ajudando a evitar acidentes perigosos para ciclistas causados pela abertura inesperada de portas.

Pela primeira vez, o T-Roc está equipado com Park Assist Pro¹, que permite estacionamento totalmente automático⁵ ao longo de distâncias de até 50 metros graças à função de memória, bem como estacionamento remoto através de smartphone⁵.

Estrutura de equipamentos inteligente. A Volkswagen reorganizou e clarificou a estrutura de equipamento do T-Roc. Os equipamentos de série, opcionais e respetivos pacotes podem agora ser selecionados de forma mais simples e intuitiva, com apenas alguns cliques. Globalmente, houve um aumento significativo no nível de equipamento de série. Mesmo a versão base da nova geração do T-Roc está longe de ser um modelo de entrada, graças ao seu conjunto generoso de equipamentos e aos materiais de elevada qualidade no interior.

O Novo T-Roc pode ser personalizado de forma precisa com três variantes de equipamento adicionais. Atualmente, o T-Roc é oferecido nas seguintes quatro linhas de equipamento:

  • Trend (versão base)
  • Life (nível intermédio)
  • Style (versão topo de gama elegante)
  • R-Line (versão topo de gama desportiva)
T-Roc na versão de equipamento R-Line

Qualidade a um novo nível. O design do interior é minimalista e inconfundível – superfícies estruturadas horizontalmente e linhas simples garantem orientação imediata. A qualidade dos materiais estabelece um novo patamar de referência no segmento: superfícies suaves, de elevada qualidade e revestidas a tecido na zona do tablier, elementos decorativos em revestimento sintético perfurado e iluminado – uma estreia –, bem como bancos de tecido apelativos ao toque e à vista, aproximam o T-Roc dos segmentos superiores.

A ergonomia foi pensada ao detalhe: botões de fácil utilização no volante multifunções, puxadores de portas robustos e de ergonomia otimizada, e o controlo multifunções de experiência de condução¹ para várias funcionalidades e para o volume do sistema de áudio criam um ambiente interior intuitivo e fácil de operar.

Outra novidade a bordo do T-Roc é o head-up display projetado no para-brisas¹. Entre as tecnologias orientadas para o utilizador destacam-se ainda os mais recentes sistemas de infotainment, incluindo controlo por voz¹ e integração com ChatGPT¹.

Também novo é o painel de instrumentos digital em formato retangular e de grandes dimensões: além das visualizações habituais, oferece agora o modo black panel, em que o ecrã é simplificado ao máximo, uma vez que nem sempre é necessário mostrar toda a informação.

O T-Roc é ainda o primeiro modelo do segmento dos SUV compactos a disponibilizar opcionalmente um sistema de climatização de três zonas (Air Care Climatronic)¹ enquanto alternativa ao ar condicionado automático de duas zonas de série, permitindo um controlo climático independente para a zona traseira de três lugares.

Muito mais espaço para pernas e bagagens. Quem se senta no banco do condutor ou do passageiro dianteiro do T-Roc e observa o capot elevado e de grande visibilidade dificilmente irá imaginar que está a bordo de um SUV do segmento compacto. Esta perceção é reforçada pelo amplo espaço interior oferecido pela segunda geração do T-Roc, que o torna especialmente adequado para longas viagens e para famílias.

Mesmo com ocupantes com mais de 1,85 m sentados à frente, os passageiros traseiros com estatura semelhante dispõem de espaço para pernas confortável, graças aos 122 mm adicionais no comprimento total do novo T-Roc. Os designers garantiram, também, espaço generoso para a bagagem de cinco ocupantes: com o aumento das dimensões, o volume da bagageira cresceu 30 litros, atingindo 475 litros quando carregada até à altura dos encostos dos bancos traseiros, que podem ser rebatidos na proporção 1/3–2/3.

A partir do nível de equipamento Life, a zona do apoio de braços central – incluindo o apoio de cabeça central – pode ser rebatida separadamente, permitindo o transporte de objetos compridos, como esquis.

Encosto do banco dianteiro do passageiro rebatível. Os bancos foram concebidos com a máxima atenção ergonómica. A posição elevada do assento é uma característica típica de um SUV. A partir da linha de equipamento Life (nível intermédio), os bancos de série já possuem apoios lombares pneumáticos nos encostos, que podem ser ajustados eletricamente. Existe um confortável descanso de braço central com um compartimento de arrumação integrado entre os bancos dianteiros. Nos níveis de equipamento Life e Style, o encosto do banco do passageiro dianteiro também pode ser rebatido, permitindo transportar objetos de tamanho XL a bordo do T-Roc.

Style com função de massagem. Concebida para o máximo conforto, a versão topo de gama Style apresenta um banco do condutor ergonómico ergoActive. Ambos os bancos dianteiros da versão Style estão equipados com uma nova função de massagem pneumática – uma funcionalidade que a Volkswagen transferiu dos segmentos médio e de luxo para o segmento do T-Roc. Os painéis centrais dos bancos dianteiros e dos bancos traseiros exteriores são revestidos em ArtVelours Eco microfleece, de acordo com a especificação de equipamento Style. Os bancos para o condutor e passageiro dianteiro são também aquecidos e ajustáveis em altura, de série.

R-Line com bancos desportivos confortáveis. O T‑Roc R-Line, a versão desportiva topo de gama, está equipado com bancos desportivos de formato ergonómico e visualmente diferenciados à frente, incluindo encostos de cabeça integrados. Um ‘R’ alusivo à linha R-Line está incorporado nos painéis centrais dos bancos do condutor e do passageiro dianteiro. Tanto o T‑Roc R-Line como o T‑Roc Style podem ser opcionalmente encomendados com bancos em couro de elevada qualidade; neste caso, os bancos dianteiros são ajustáveis eletricamente. Na configuração em couro, a linha Style também é equipada com bancos desportivos confortáveis. A comodidade proporcionada pelos assentos no T‑Roc encontra-se, portanto, numa liga de conforto própria dentro da sua classe.

Oferta alargada de equipamento opcional. As opções incluem detalhes como faróis IQ.LIGHT LED matrix com máximos de alta performance e conjuntos de luzes traseiras LED 3D com função de piscas dinâmicos, bancos ajustáveis eletricamente, head-up display, sistema de som Harman Kardon com potência de 480 watts, sistemas de assistência como Travel Assist para funções de condução semiautónoma, controlo adaptativo de chassis (DCC) no T-Roc com 110 kW, teto panorâmico de abrir de grandes dimensões e pacote Black Style com detalhes exteriores em preto, incluindo jantes em liga leve em preto. Todas as versões do T-Roc podem ser encomendadas com um gancho de reboque, cuja carga máxima da barra para até 80 kg está concebida para transportar bicicletas elétricas pesadas.

O modelo da Volkswagen com a maior proporção de conteúdo reciclado. O novo T-Roc é também um pioneiro da Volkswagen na área da sustentabilidade geral. Tal não se refere apenas aos sistemas de propulsão híbridos e eficientes, mas também à elevada proporção de materiais reciclados que a Volkswagen utiliza no novo T-Roc. Até 140 componentes exteriores e interiores são fabricados total ou parcialmente a partir de materiais reciclados. Dependendo da versão de equipamento e motorização, o seu peso bruto chega a cerca de 40 kg, o que equivale a aproximadamente 16% da massa plástica aplicada no T-Roc.

Os maiores componentes feitos com materiais reciclados incluem o revestimento inferior da carroçaria e o acabamento do compartimento de bagagens, o forro do teto, os revestimentos das portas dianteiras, os revestimentos internos das cavas das rodas e os revestimentos do piso. Da mesma forma, até 85% dos têxteis utilizados contêm materiais reciclados. Tal como já é conhecido nos modelos ID., os têxteis interiores são em grande parte fabricados a partir de garrafas PET recicladas. Por exemplo, os têxteis dos bancos de série nas versões de equipamento Trend, Life e R-Line são feitos com até 100% de material PET reciclado. O mesmo se aplica à camada têxtil superior do forro do teto, tapete e carpetes.

O revestimento ArtVelours Eco microfleece (standard para os bancos da versão Style) é composto por até 71% de PET reciclado, proveniente, por exemplo, de T-shirts. Por último, é utilizada uma pintura ecológica. O Novo T-Roc possui atualmente o maior conteúdo reciclado de todos os veículos Volkswagen em circulação. O novo SUV demonstra, por excelência, como a sustentabilidade e a qualidade estão agora visíveis e tangivelmente em perfeita harmonia.

Informação Legal

1. Equipamento opcional

2. T-Roc 1.5 eTSI 85 kW (116 cv) – Consumo combinado: 6,0-5,5 l/100 km; emissões de CO₂ combinadas: 136-125 g/km

3. T-Roc 1.5 eTSI 110 kW (150 cv) – Consumo combinado: 6,0-5,5 l/100 km; emissões de CO₂ combinadas: 137-126 g/km

4. Próximo da produção. Esta versão do motor ainda não está disponível para venda.

5. Dentro dos limites do sistema: o condutor deve estar sempre preparado para assumir o controlo do sistema de assistência e não está dispensado da responsabilidade de conduzir o veículo com o devido cuidado e atenção

6. Relativo a termoplásticos e têxteis