- Viatura comemorativa é um ID.7 Tourer Pro1 produzido na fábrica de Emden para um cliente de Vechta, Alemanha
- O Ministro-Presidente da Baixa Saxónia, Olaf Lies, entregou a chave acompanhado pelos membros do Conselho de Administração da Volkswagen, Martin Sander e Kai Grünitz
- Martin Sander, Membro do Conselho de Administração responsável pelas Vendas: “1,5 milhões de modelos ID. entregues – é uma prova clara de que a Volkswagen é pioneira na área da mobilidade elétrica”
A marca Volkswagen alcançou um marco importante na sua transformação rumo à mobilidade elétrica. Na presença do Ministro-Presidente da Baixa Saxónia, Olaf Lies, foi hoje entregue a um cliente, na fábrica da Volkswagen em Emden, o veículo número 1.500.000 da família 100% elétrica ID. a nível mundial. A viatura comemorativa é um ID.7 Tourer Pro preto, que eleva a fasquia no seu segmento ao oferecer uma autonomia até 606 quilómetros2.
“1,5 milhões de modelos ID. entregues – é uma prova clara de que a Volkswagen é pioneira na área da mobilidade elétrica”, afirmou Martin Sander, Membro do Conselho de Administração responsável por Vendas, Marketing e Pós-Venda. Há quase exatamente cinco anos, em setembro de 2020, foram entregues os primeiros veículos 100% elétricos da família ID. da Volkswagen. Atualmente, a Volkswagen lidera as estatísticas de registo no segmento elétrico, não só na Alemanha, como também em toda a Europa. “Isto confirma que o nosso portefólio inclui os veículos de que os nossos clientes realmente precisam. Enquanto empresa, estamos no caminho certo. A Volkswagen continua a ser uma referência na fase de expansão da mobilidade elétrica”, explicou Sander.
Acompanhado por Kai Grünitz, membro do Conselho de Administração responsável pelo Desenvolvimento Técnico, e pelo Ministro-Presidente Olaf Lies, Martin Sander entregou a chave da viatura comemorativa a um cliente de Vechta, na Baixa Saxónia. “O ID.7 personifica a força da Baixa Saxónia e é prova da capacidade de transformação do estado”, sublinhou Lies, cujo veículo oficial durante o seu mandato como Ministro da Economia da Baixa Saxónia foi precisamente um ID.7 produzido em Emden.
A fábrica localizada na Frísia Oriental é um exemplo emblemático da transformação da Volkswagen. Nos últimos anos, o Grupo investiu mais de mil milhões de euros na sua conversão para uma unidade de produção exclusivamente dedicada a veículos elétricos. Para além de Zwickau e da Gläserne Manufaktur, em Dresden, Emden é atualmente a única fábrica da Volkswagen no mundo dedicada em exclusivo à produção de modelos elétricos. Outros modelos ID. estão a ser produzidos em fábricas localizadas em Hanôver e Chattanooga (EUA), bem como em Foshan, Changsha e Anting (todas na China).
Desde o seu lançamento em 2020, a família ID. tem vindo a crescer de forma constante. O modelo compacto ID.3 – o primeiro veículo da Volkswagen desenvolvido de raiz como elétrico – foi seguido, um ano depois, pelo SUV ID.4 (2021), pela sua versão coupé ID.5, e pelo icónico monovolume elétrico ID. Buzz. As mais recentes adições à família ID. são o ID.7 e o ID.7 Tourer, lançados em 2024. O ID.7 Tourer foi o veículo elétrico com maior número de matrículas na Alemanha durante o primeiro semestre de 2025. “Toda a equipa da Volkswagen pode sentir orgulho nestes números,” afirmou o Ministro-Presidente Lies.
Martin Sander, Membro do Conselho de Administração responsável pelas Vendas, continua a defender a necessidade de ação política para acelerar a expansão da mobilidade elétrica: “É necessária uma mensagem clara e incentivos governamentais concretos para reduzirmos o ceticismo entre os compradores particulares e aumentarmos a procura neste segmento.” Atualmente, a grande maioria dos novos veículos elétricos é matriculada por clientes empresariais, que beneficiam de outros incentivos fiscais.
A Volkswagen continua a avançar com a sua ofensiva na mobilidade elétrica através do lançamento de novos modelos ID.: a versão de produção do compacto ID. 2all3, será lançada em 2026, seguindo-se, um ano depois, a versão de produção do ID. EVERY13. Sander sublinha: “O objetivo é claro: a Volkswagen quer tornar a mobilidade elétrica acessível a todos – com soluções acessíveis, fiáveis e sustentáveis.”
Informação Legal
1. ID.7 Tourer Pro – consumo de energia combinado: 16,8–14,5 kWh/100 km; emissões de CO₂ combinadas: 0 g/km; classe de CO₂: A
2. Autonomia determinada em banco de ensaio com rolos, de acordo com o procedimento WLTP (Worldwide Harmonized Light Vehicles Test Procedure), na variante de equipamento mais favorável em termos de autonomia. Os valores de autonomia WLTP reais podem variar consoante o equipamento. A autonomia efetiva obtida em condições reais depende do estilo de condução, da velocidade, da utilização de funcionalidades de conforto e equipamentos auxiliares, da temperatura exterior, do número de passageiros/carga, da topografia e do processo natural de envelhecimento e desgaste da bateria.
3. Protótipo.