- Christine Wolburg, Chief Brand Officer da Marca Volkswagen: “Queremos ajudar a tornar as mulheres mais visíveis – no futebol e na sociedade”
- A antiga internacional Alexandra Popp elogia os progressos alcançados no futebol feminino
- A Volkswagen apoia pela quinta vez a série de workshops ‘Future Leaders in Football’
Com a campanha de atitude “A Tua Vida. A Tua Viagem. O Teu Futebol”, a Volkswagen assume uma posição firme a favor da igualdade de oportunidades no futebol, no âmbito do UEFA Women’s EURO 2025. Enquanto parceira do Campeonato Europeu de Futebol Feminino e patrocinadora de sete das 16 federações nacionais participantes, a marca reforça, uma vez mais, o seu compromisso com a igualdade no futebol. Num painel organizado pela Volkswagen sobre o tema “Empoderamento Feminino”, especialistas das áreas da economia e do desporto discutiram os progressos alcançados no futebol feminino, bem como a visibilidade das mulheres na sociedade.
“Há muitos anos que promovemos, de forma empenhada, o futebol feminino e as mulheres no futebol. Queremos ajudar a tornar as mulheres mais visíveis – no futebol e, assim, também na sociedade”, destacou Christine Wolburg, Chief Brand Officer da Marca Volkswagen, durante o painel realizado antes do jogo da Alemanha contra a Dinamarca, em Basileia, no âmbito do Europeu.
O compromisso do fabricante automóvel não se centra apenas no topo, mas também na base: assim, além de ser parceira do UEFA Women’s EURO na Suíça, a Volkswagen apoia também o programa de formação Future Leaders in Football – uma plataforma que permite a jovens mulheres de todo o mundo, com paixão pelo futebol, partilhar ideias. “Ao apoiar esta série de workshops, estamos a promover uma participação ainda maior das mulheres no futebol,” afirma Wolburg.
Muito graças ao compromisso de empresas como a Volkswagen – que é parceira ativa do VfL Wolfsburg desde 2012 – o futebol feminino deu “um salto incrível” num curto espaço de tempo, afirma Alexandra Popp, antiga capitã de longa data da seleção alemã. “Os progressos alcançados na visibilidade do futebol feminino nos últimos anos são extremamente positivos. Num curto período, o profissionalismo, a qualidade e a notoriedade aumentaram de forma significativa.”
Durante o painel, Lisa Währer, Managing Director do FC Viktoria Berlin, destacou como positivo o facto de sete das 16 seleções participantes no Euro terem treinadoras mulheres. “Este é um progresso que gostaria também de ver no mundo do trabalho. As mulheres continuam muitas vezes sub-representadas em cargos de liderança, apesar de representarem 50 por cento da sociedade.”