2.14.87.1, 2019-04-02 08:54:09

Questões frequentes

Factos em vez de preconceitos.

A mobilidade elétrica vai mudar as nossas vidas. Muitas coisas vão tornar-se mais fáceis, mais inteligentes e mais sustentáveis. No entanto, continuam a existir alguns preconceitos. Mas, a maior parte deles estão ultrapassados e já não são válidos. Isto resulta do enorme progresso tecnológico que ocorreu, entretanto. Queremos aqui apresentar os maiores preconceitos em relação à mobilidade elétrica e desmistificá-los com factos, para que seja claro que o futuro da mobilidade é elétrico.

ID. Buzz na estrada

Até 550 km (WLTP)1.

Um dos preconceitos mais comuns sobre os automóveis elétricos é que a sua autonomia é reduzida. Mas isto é passado. A autonomia dos novos automóveis elétricos da família ID. baseados na plataforma modular elétrica (MEB) é muito mais elevada do que tu pensas.

Com os novos automóveis elétricos, podes atingir uma autonomia de aproximadamente 330 a 550 km, de acordo a norma WLTP, dependendo do tamanho da bateria, dos pneus e do tipo de carroçaria do automóvel em questão.

1. As imagens apresentadas correspondem a um concept car. Não correspondem ao modelo final que será comercializado.
Mapa ilustrado com postos de carregamento em várias localizações

Podes carregar a bateria com eletricidade em quase todo o lado.

Idealmente, deves carregar o teu automóvel elétrico sempre durante a noite, em casa, utilizando a tua wallbox. Dessa forma, podes entrar no teu automóvel carregado, de manhã, e começar o dia cheio de energia. A rede de postos de carregamento também está a ser expandida e o número de postos está a aumentar de dia para dia.

 

Quando estás a conduzir, por exemplo, na cidade, já podes encontrar diversos locais de carregamento em parques de estacionamento, à porta de lojas e em centros comerciais. Além disso, cada vez mais empresas disponibilizam aos seus funcionários a possibilidade de carregarem os seus automóveis nos postos de carregamento da empresa.

 

Em viagens longas também terás acesso fácil ao abastecimento de eletricidade. A IONITY, resultado da parceria entre a indústria automóvel alemã e a Ford, para além de outros fornecedores e empresas de energia, está a desenvolver uma densa rede de postos de carregamento rápido em autoestradas e nos principais eixos viários, em toda a Europa. Assim, poderão ser instalados na Europa, até ao final de 2019, 400 novos locais de carregamento IONITY, cada um com 4–12 postos de carregamento rápido (até 125 kW). Isto equivale a um parque de carregamento IONITY em cada 120 km.

 

 

 

Homem utiliza uma wallbox para carregar o seu I.D. Buzz

Só necessitas de um cabo de alimentação e de uma tomada elétrica

A forma mais fácil de começar o dia com um automóvel elétrico totalmente carregado é com um posto de carregamento à porta de tua casa. Esta opção é viável não só para quem tem casa própria, mas também para quem vive em prédios com garagem. Nestas, podes instalar uma wallbox e depois basta ligares o cabo de alimentação ao automóvel elétrico. É claro que também podes utilizar o cabo fornecido com o automóvel para efetuares o carregamento. Este vai demorar um pouco mais, mas funciona igualmente bem.

Ilustração de um smartphone que mostra o logótipo do Serviço de Mobilidade para o qual está a ser feita a chamada

O teu automóvel elétrico avisa-te atempadamente.

Se prestares atenção aos avisos, em princípio, nunca ficarás com a bateria do teu automóvel elétrico completamente vazia. Ele avisa-te quando deteta que a bateria está quase descarregada e entra automaticamente em modo de poupança de energia. Além disso, durante os próximos anos, a rede de postos de carregamento vai aumentar exponencialmente e o teu sistema de navegação guia-te sempre até ao posto de carregamento mais próximo. Podes também, como condutor de um automóvel elétrico, usufruir do Serviço de Mobilidade da Volkswagen através do número 800 206 673. Com a garantia de mobilidade da Volkswagen, podes sempre contar com a nossa ajuda.

Um automóvel elétrico no qual é metido dinheiro como num mealheiro em forma de "porquinho"

Pelo contrário, graças a incentivos à compra e benefícios fiscais.

Pelos padrões atuais, os automóveis elétricos continuam a ser considerados caros. O preço de aquisição é realmente um pouco mais elevado do que o de um automóvel a gasolina ou Diesel equivalente, devido ao elevado custo de produção da bateria. Porém, os subsídios, os benefícios fiscais, bem como os custos de consumo mais baixos e a tecnologia dos automóveis elétricos menos intensiva em termos de manutenção, compensam parcial ou totalmente os custos adicionais (em Portugal são compensados parcialmente, em outros países, totalmente).

Ilustração de um automóvel elétrico ligado a um posto de carregamento rápido (80 %). Ao lado, um indicador que mostra o tempo de carregamento em minutos (30 min).

Em postos de carregamento rápido, a tua bateria carrega até 80 % em aproximadamente 30 minutos.

O tempo que a bateria do teu automóvel elétrico necessita para ficar completamente carregada depende do posto de carregamento que utilizares. Um carregamento CA numa wallbox de 11 kW, em casa ou no local de trabalho, carrega o teu automóvel elétrico na totalidade em 5-8 horas.

 

Dependendo do teu estilo de condução, só necessitas carregar o teu automóvel, uma ou duas vezes por semana, ou distribuir esses carregamentos por sessões de carregamento diárias ainda mais curtas. Nos postos públicos de carregamento rápido da IONITY, a tua bateria fica carregada até 80% em cerca de 30 minutos2

2. Dependendo da potência de carregamento, do tipo de carroçaria e do estado da bateria do automóvel. O tempo necessário para carregar a bateria na totalidade, tanto com o carregamento CA (monofásico ou trifásico) como com carregamento CC (atualmente de 50kW a mais de 100 kW), depende da potência da infraestrutura de carregamento e acima de tudo do estado de carga da bateria e da temperatura exterior. Para otimizar a longevidade da bateria, recomendamos que não faças sempre carregamentos completos.
O chassis MEB tem uma garantia de 8 anos

A bateria é durável, e vais ficar surpreendido quanto.

A duração da bateria do teu automóvel elétrico depende da frequência com que esta é carregada e descarregada. Regra geral, podes carregar e descarregar o teu automóvel elétrico vários milhares de vezes, antes de haver uma mudança significativa no seu desempenho. A Volkswagen também te dá a garantia de que, após 8 anos ou 160 000 km, o que ocorrer primeiro, a bateria terá pelo menos 70 % da capacidade utilizável.

Automóvel elétrico por baixo de um escudo protetor durante uma trovoada.

O teu automóvel elétrico é seguro mesmo com chuva e humidade.

Todos nós aprendemos, desde criança, que a eletricidade é perigosa, principalmente, em combinação com água. Mesmo assim, é completamente seguro carregar um automóvel elétrico à chuva. Desde que a bateria e o posto de carregamento estejam em conformidade com as normas, o fluxo de eletricidade só se inicia quando for estabelecida uma ligação totalmente segura. Podes também passar por uma lavagem automática ou abrir o capô quando chove, sem problemas. O teu automóvel elétrico também é tão seguro, durante uma trovoada com raios, como qualquer outro.

ID. Buzz on a country road

Conduzir um automóvel elétrico é mais divertido do que tu pensas.

Muitas pessoas pensam que os automóveis elétricos são pesados e lentos devido às suas grandes baterias. Pelo contrário! Primeiro, estes automóveis não necessitam de um motor de combustão, nem de uma caixa de velocidades. Segundo, a bateria está integrada diretamente no piso do automóvel, o que baixa o seu centro de gravidade e assegura uma melhor distribuição do peso. Além disso, os pequenos e potentes motores elétricos assentam diretamente nos eixos. A sua aceleração imediata, sem mudanças ou interrupções de potência, significa que vais poder desfrutar de uma condução semelhante à de um kart - com o silêncio característico da mobilidade elétrica. Aborrecido? Não nos parece.