Menu
Fechar menu
Fechar

Questões respondidas de forma simples

Um automóvel elétrico pode arder? É seguro efetuar um carregamento enquanto chove? E o que devemos ter em conta quando o automóvel é rebocado? Surgem muitas questões relacionadas com a segurança quando falamos sobre a mobilidade elétrica. Aqui vai encontrar as respostas.

Regras de segurança quando está a lidar com um sistema de alta tensão

Um automóvel elétrico é mais perigoso do que um automóvel com motor de combustão?

Os perigos existentes em automóveis elétricos certificados são comparáveis aos perigos existentes em automóveis com outros tipos de propulsão (combustível, gás). 

 

O que fez a Volkswagen para preparar os bombeiros para os motores elétricos?

A Volkswagen disponibilizou aos bombeiros normas a seguir em caso de acidente. Faça download das normas de segurança.

Medidas de segurança durante o carregamento

É seguro efetuar um carregamento enquanto chove?

Um disjuntor na bateria, bem como no cabo de alimentação, totalmente isolado, permitem o carregamento seguro enquanto chove. O processo de carregamento não se inicia, enquanto ambas as fichas não estiverem conectadas de forma segura e tenham sido verificadas pelo automóvel e pela infraestrutura de carregamento, confirmando que a ligação é segura. Só depois destas verificações é que a eletricidade vai fluir, tornando o carregamento seguro, mesmo quando chove.

 

É seguro efetuar carregamentos durante uma trovoada? O que acontece no caso de um relâmpago?

Como durante qualquer trovoada, não deve permanecer de forma desprotegida no exterior e deve evitar qualquer contacto com equipamento elétrico. No caso de um raio atingir o automóvel ou a área circundante, podem ocorrer danos aos circuitos internos do automóvel e ao posto de carregamento. Os postos de carregamento têm geralmente proteções que evitam a sobrecarga. Deve perguntar ao operador do posto de carregamento sobre a existência de mecanismos adequados de proteção

Vou apanhar um choque elétrico se o automóvel for atingido por cheias?

Não. Não existe um risco acrescido de apanhar um choque elétrico se o automóvel estiver dentro de água, graças aos numerosos sistemas de proteção do sistema de alta tensão.

Posso apanhar um choque elétrico se um cabo de alimentação se desligar e eu tocar na carroçaria do automóvel?

Não. Para que isso aconteça teria de estar em contacto com ambos os polos, ou seja, o cabo positivo e negativo. O sistema de alta tensão da bateria dispõe de diversas formas de proteção que previnem um choque elétrico.

A walbox tem algum impacto em termos de segurança sobre a minha casa?

Se a wallbox foi instalada por técnicos credenciados, este posto de carregamento está integrado no plano de segurança elétrico de toda a casa.

Posso apanhar um choque elétrico se tocar na ficha da walbox?

Não, porque a ficha foi desenvolvida de forma a que, normalmente, um dedo não consegue chegar aos contactos da mesma. No entanto, é muito mais importante que a corrente não comece a passar antes de ocorrer o procedimento de ligação, através da linha de comunicação do cabo. Isto quer dizer que a corrente só é libertada quando a ficha estiver bem inserida no automóvel; e o automóvel e a wallbox tenham verificado e confirmado a ligação.

Existe corrente no cabo se este se partir durante o processo de carregamento?

O cabo está fixado com firmeza à wallbox e ao automóvel durante todo o processo de carregamento e só pode ser quebrado através de uma enorme força. No entanto, se isto acontecer, o cabo é mais seguro do que no caso de quebra de um cabo de sua casa, já que a wallbox e o automóvel detetam a interrupção na ligação e desligam a corrente o mais rapidamente possível, de acordo com os standards internacionais de segurança.

É perigoso cortar o cabo durante o processo de carregamento?

Sim, é muito perigoso! É tão perigoso como se cortasse, por exemplo, o cabo elétrico da sua televisão. Por favor não faça isso em caso algum! 

Se, no entanto, o cabo fosse completamente cortado, quer o automóvel, quer a wallbox detetariam a interrupção na ligação e interromperiam a corrente o mais rapidamente possível, de acordo com os standards internacionais de segurança.

Pode ocorrer uma falha de corrente se carregar o meu automóvel elétrico na minha wallbox em casa?

No pior dos casos, pode ocorrer uma falha de corrente se o posto de carregamento não foi montado por um especialista credenciado. Para não ficar "às escuras" os eletricistas foram sujeitos a uma formação alargada e estão à sua disposição durante a instalação, aconselhando-o da melhor forma possível. E isto ainda antes de carregar o seu automóvel pela primeira vez. Para além disso, a wallbox tem funções de segurança para prevenir cortes de energia. Para o efeito bastam alguns componentes adicionais e algumas alterações simples que serão feitas durante a instalação.

Inflamabilidade de um automóvel elétrico e métodos de extinção.

Um automóvel elétrico (ou a sua bateria) podem arder?

Sim, é possível haver incêndios em automóveis elétricos, como em qualquer automóvel convencional. Para além disso, existe o risco residual, em automóveis elétricos, de um incêndio retardado. Principalmente, se o dano ocorrer na bateria de alta tensão, na qual está armazenada a energia elétrica e química. Os químicos sólidos e líquidos que se encontram na bateria podem arder. No entanto, não haverá um incêndio do metal lítio.

Durante quanto tempo arde um automóvel elétrico?

Isto depende de cada caso específico. Um incêndio num automóvel elétrico pode ser controlado através dos métodos apropriados de extinção usados pelos bombeiros.

 

Qual é o melhor método de extinção?

Como o processo de extinção depende sempre da situação, deverão ser seguidos os mesmos procedimentos a aplicar no caso de um automóvel normal. Ao fazê-lo é importante que sejam tidas em conta as informações que foram transmitidas aos bombeiros.

 

Um bombeiro pode apanhar choques elétricos ao extinguir um incêndio num automóvel elétrico com água?

Não, um incêndio pode ser imediatamente extinto com água. Quando muito, o jato de água pode causar um curto circuito local no sistema de alta tensão que pode estar aberto, mas a corrente não passará para o jato de água. E, como não existe lítio elementar nas baterias de lítio, o contacto com a água não constitui um problema neste contexto. 

Formam-se fumos tóxicos durante o incêndio?

Em qualquer incêndio são libertados gases tóxicos e fumo. Por isso, deve manter sempre uma distância segura para um automóvel em chamas. Os bombeiros também combatem um incêndio de uma bateria utilizando o mesmo material de respiração adequado que usariam num incêndio de um automóvel convencional.

O que acontece se um automóvel elétrico arde num ferry?

Em caso de incêndio de um automóvel elétrico deve-se proceder como no caso de um incêndio num automóvel convencional.

 

O que acontece no caso de um incêndio num automóvel elétrico que se encontra num parque de estacionamento subterrâneo?

Os perigos de incêndio num automóvel elétrico são comparáveis aos perigos que ocorrem tratando-se de um automóvel convencional. Fatores decisivos para a libertação de fumo e calor são, para além da bateria e do combustível, todos os materiais empregues na construção do automóvel. Por isso, a atuação dos bombeiros não tem de ser diferente dos procedimentos normais nestes casos. Aqui aplica-se o conselho genérico: os parques de estacionamento subterrâneos devem ser abandonados imediatamente quando um automóvel está a arder.

Existem restrições na utilização de parques de estacionamento subterrâneos ou outro tipo de parques?

Em casos específicos pode existir a proibição de estacionamento de automóveis elétricos em silos automóveis ou parques de estacionamento subterrâneos. No entanto, as nossas investigações de segurança não encontram razões para tais restrições. Mas, a decisão final está à consideração de cada operador de parques de estacionamento.

Riscos de saúde

As pessoas são afetadas pelos campos eletromagnéticos?

Em regra, não. Os campos eletromagnéticos que são gerados durante a condução já foram tidos em conta durante o desenvolvimento dos automóveis novos. Os automóveis foram desenvolvidos de forma a que mesmo os efeitos adversos que podem ser sentidos por pessoas particularmente sensíveis, como por exemplo, pessoas com implantes médicos, sejam minimizados.

Segurança durante avarias e acidentes

O que deve ser tido em conta quando um automóvel elétrico é rebocado?

Um automóvel elétrico deve ser rebocado por uma empresa especializada. Pode encontrar informações mais detalhadas no seu manual de bordo. Deve ter em conta medidas de segurança especiais quando o automóvel é parqueado depois de um incêndio.

Os automóveis elétricos ou híbridos envolvidos num acidente devem ser parqueados ou guardados de alguma forma especial?

O seguinte aplica-se a automóveis elétricos e híbridos envolvidos num acidente: estes devem ser estacionados no exterior, numa zona cercada, por razões de risco de incêndio, a uma distância suficiente de outros automóveis, edifícios, objetos ou superfícies inflamáveis. Não recomendamos, em qualquer circunstância, o estacionamento de um automóvel elétrico ou híbrido com o sistema de bateria danificado, num edifício fechado. 

Para além disso, deve respeitar as instruções específicas do construtor que se encontram aqui. Quando os componentes de alta tensão de automóveis elétricos ou híbridos, envolvidos num acidente, estão diretamente expostos às condições atmosféricas, estes devem ser cobertos por uma lona à prova de água e identificados convenientemente. Isto é particularmente importante para automóveis entregues nas oficinas fora do horário de trabalho.

Durante quanto tempo deve um automóvel elétrico ou híbrido permanecer em quarentena?

Automóveis elétricos ou híbridos envolvidos em acidentes devem ser parqueados de forma segura, de acordo com os regulamentos locais de quarentena, até que uma re-ignição seja improvável. A duração e os procedimentos seguintes, como por exemplo, a desmontagem, a reparação e a reciclagem dos componentes, varia de caso para caso e deve ser sempre realizada por técnicos especializados em alta tensão. 

O que devo fazer em caso de avaria ou acidente? E o que devo ter em conta?

Como em qualquer acidente, todos os ocupantes devem deixar o automóvel imediatamente e dirigirem-se para um local seguro. Devem ser tomadas as precauções de segurança e sinalização normais nestes casos.

 

Quanto tempo depois de um acidente é que um automóvel pode começar a arder?

Depois de um acidente o fogo pode iniciar-se de imediato, depois de algum tempo e em alguns casos, mesmo após alguns dias, principalmente se a bateria foi danificada durante o acidente. Por isso, o local do acidente deve ser sempre demarcado e as pessoas envolvidas, postas em segurança. 

 

Posso apanhar um choque elétrico depois de um acidente se tocar no automóvel?

Esta é uma situação altamente improvável, mas não deve ser totalmente descartada, particularmente no caso de acidentes graves. Quando o sistema deteta um acidente que faz disparar os airbags, a bateria de alta tensão e os sistemas elétricos são automaticamente desligados, um do outro. Para além disso, os automóveis são dotados de diversos mecanismos de segurança: 

  1.   Todo o sistema de alta tensão foi desenvolvido para estar protegido contra qualquer tipo de contacto.
  2.   O sistema de alta tensão também está totalmente isolado da carroçaria do automóvel através de um isolamento elétrico galvanizado. 
  3.   O sistema de alta tensão é imediatamente desativado em caso de acidentes graves que impliquem a detonação dos airbags.

Os procedimentos exatos estão descritos em detalhe aqui.

 

Como é o automóvel protegido contra danos no chassi?

Todos os modelos ID. estão protegidos através de uma proteção especial no chassi.

Oops!
O seu navegador parece estar desatualizado. O nosso site pode não estar a funcionar da melhor forma possível. No entanto, a maioria dos navegadores (exceto o MS Internet Explorer 11 e anteriores) funcionam sem problemas.

Recomendamos que atualize o seu browser!
A última versão pode assegurar uma boa experiência em qualquer site da internet.

Obrigado pela sua visita e divirta-se,
A sua equipa Volkswagen