Menu
Fechar menu
Fechar

Encontre e conheça as combinações jantes/pneus da Volkswagen

Encontre e conheça as combinações jantes/pneus da Volkswagen

Jantes - um tema muito especial quando se trata do automóvel e do seu design. Para amantes de jantes e principiantes neste campo: este site é para todos. Para melhor compreender, procurar e encontrar jantes de aço e de liga leve!

Combinações de jantes e pneus

Perguntas frequentes e respostas

Posso colocar jantes sem registo no meu Volkswagen? Homologação nacional (ABE), CoC, certificado de peças: Onde posso encontrar mais informações? Informe-se online e encontre as respostas para estas e outras perguntas nas nossas perguntas frequentes.

Onde posso encontrar as combinações jantes/pneus possíveis para o meu Volkswagen?

As combinações de jantes e pneus da Volkswagen estão visíveis nas Peças Originais Volkswagen® ou em Acessórios Originais® Volkswagen - ambos estão disponíveis para escolha.

No ato da compra ou entrega de um Volkswagen, existirá um Certificate of Conformity (CoC). Aqui estão todas as combinações de jante/pneu permitidas, especificamente aprovadas para o seu modelo e para o seu motor. Estas são sempre Peças Originais Volkswagen® - visto que apenas estas são usadas em automóveis novos.

As jantes acessórias Volkswagen expandem a oferta para automóveis Volkswagen projetados individualmente (posteriormente). Relativamente aos acessórios, depende da sua homologação nacional, ou seja, da sua homologação de peças: Nele estão identificados explicitamente todos os automóveis para os quais o acessório ou as jantes estão homologados. O registo na TÜV (ou numa estação de inspeção automóvel equivalente) não é necessário em ambos os casos.

O que é exatamente o Certificate of Conformity (CoC)?

Enquanto fabricante de automóveis com motor, a Volkswagen deve solicitar uma homologação a nível europeu para todos os automóveis de passageiros. Isto é aproximadamente equivalente à homologação nacional (ABE), e é válida para todo o espaço da UE. Além desta autorização, as peças em questão recebem uma marca de certificação E. Com base nesta homologação, é elaborado um certificado - o denominado CoC (Certificate of Conformity). Este documento certifica que o automóvel está em conformidade com a homologação da União Europeia (homologação UE) e pode ser matriculado em qualquer país da UE sem homologação individual. Estes automóveis possuem um autocolante preto como uma placa de características UE na zona da porta do condutor ou, no caso de automóveis mais antigos, no compartimento do motor. O CoC é da mesma importância que os certificados de registo e, por conseguinte, o original não deve mantido no automóvel. O CoC enumera o número de homologação UE e os dados técnicos pormenorizados do automóvel, tais como a classificação de poluentes e todas as combinações jante/pneus permitidas - no que diz respeito às peças originais e não às jantes acessórias.

O que é uma homologação nacional (ABE)?

A homologação nacional (ABE) pode ser concedida a automóveis completos, bem como a peças individuais do automóvel.

A homologação nacional (ABE) de um automóvel é, ou foi, a homologação nacional para automóveis e era emitida pelo Serviço Federal de Transporte Automóvel em Flensburg após um teste de tipo. Este procedimento foi admissível até 31 de dezembro de 1997 - e para além dessa data em casos excecionais. Desde 01/01/1998, todos os automóveis matriculados para o transporte rodoviário na União Europeia devem ter uma homologação UE em conformidade com as diretivas da UE.

Deve sempre ter o certificado de homologação consigo - pode ser necessário durante uma inspeção.

O que significa “recomendado pela Volkswagen” em termos de jantes e pneus?

A listagem no CoC contém todas as combinações que a Volkswagen verificou como adequadas para o automóvel correspondente durante o seu desenvolvimento. As combinações são tão indicadas que são imediatamente apresentadas à TÜV e já estão aprovadas pela mesma quando o automóvel é colocado à venda. A seleção e a recomendação destas combinações baseiam-se em ensaios práticos. Os resultados destes ensaios devem cumprir os requisitos elevados da Volkswagen em termos de comportamento de condução, segurança de condução e conforto de condução.

As combinações não recomendadas pelo fabricante do automóvel levam frequentemente a alterações estruturais da jante e/ou do automóvel. Estas alterações devem, em primeiro lugar, ser controladas por uma organização de testes aprovada a nível estatal, embora nem todas as alterações sejam recusadas. Se quiser evitar inconvenientes, a forma mais fácil é aderir às combinações jante/pneu recomendadas no CoC ou no certificado de homologação de peças.

O que é um certificado de peças?

Ao contrário de um certificado de homologação, um certificado de peças nem sempre é uma permissão direta para fazer uma alteração estrutural. Mas: No certificado de peças encontra-se geralmente o item "Áreas de Utilização". Pode conter por exemplo: "A modificação descrita no anexo aos automóveis nele enumerados pode ser efetuada de acordo com as condições e instruções nele especificadas". Neste caso, com o certificado de peças já dispõe de uma autorização direta para a transformação das combinações jante/pneu enumeradas no sistema. Da mesma forma, a Volkswagen possui os respetivos certificados de peças TÜV para as combinações jante/pneu aprovadas mencionadas no CoC.

No entanto, um certificado de peças inclui principalmente requisitos sobre como a peça correspondente deve ser instalada. Sem um anexo aprovado, tem de ser verificado pela TÜV (ou numa estação de inspeção automóvel equivalente) se a conversão foi realizada corretamente de acordo com o parecer. Somente após a aceitação bem-sucedida da mudança estrutural do automóvel, pode o mesmo ser adicionado por uma entidade de registo na parte 1 do Certificado de Registo, anteriormente denominado de Documentação do Automóvel. 

Que combinações jante/pneu estão na parte 1 do Certificado de Registo, anteriormente denominado de Documentação único do Automóvel?

No Certificado de Registo estão enumeradas apenas uma seleção das combinações jante/pneu possíveis para o automóvel em causa. Em geral, estes são os tamanhos mínimos. Mas, não é necessário que nenhuma destas combinações especificadas estejam montadas. Todas as combinações registadas em conformidade com a homologação UE do automóvel podem ser usadas. Além disso, todas as combinações resultantes de uma homologação de peças e de um automóvel aí referido.

O que acontece se eu perder a minha documentação (ABE/CoC)?

Pode obter o CoC e o certificado de homologação de peças novamente - basta entrar em contato com o seu Concessionário Volkswagen. 

Por que são recomendadas diferentes combinações jante/pneu para o inverno e para o verão?

Geralmente válido: Todas as combinações jante/pneu aprovadas são válidas para pneus de verão e inverno. No entanto, os pneus de inverno, por exemplo, são mencionados separadamente nos certificados de peças. Os pneus de inverno recomendados diferem principalmente em dois pontos dos outros pneus: no índice de velocidade (indicado pela última letra da etiqueta do pneu) e no diâmetro. Os pneus de inverno geralmente têm um índice de velocidade mais baixo - porque no inverno existem condições de estrada diferentes. E: Quanto maior for um pneu ou jante, menos espaço haverá para correntes de neve. Por conseguinte, os pneus de inverno recomendados não são geralmente os maiores homologados para o automóvel correspondente.

O que devo considerar para as combinações jante/pneu e correntes de neve?

Quanto maior for a jante, maior será o pneu - logo menor será o espaço entre a jante e a carroçaria do automóvel. Nem todas as combinações de jantes e pneus podem utilizar correntes de neve. Nos certificados de peças há por este motivo uma divisão "Sim/Não" para uso de correntes de neve em comparação com as combinações listadas. Ao escolher uma jante ou jante completa, tenha em conta se vai necessitar de montar correntes de neve. Se tiver dúvidas acerca das correntes de neve, o seu tipo, fixação e aceitação com diferentes combinações jantes/pneus, contacte o seu Concessionário Volkswagen.

Que outros aspetos legalmente importantes devo ter em conta?

Se estiver montado um conjunto jante/pneu para o qual não foi concedida qualquer homologação - CoC, certificado de peças ou um certificado de homologação de peças - o automóvel em causa caduca automaticamente e deixa de poder ser utilizado no tráfego rodoviário. Independentemente do facto de a adaptação estrutural não parecer causar qualquer alteração na condução. A única medida que pode ser tomada agora é ir à TÜV (ou a uma estação de inspeção automóvel equivalente) para certificar oficialmente a alteração do automóvel. Se a estação de inspeção automóvel emitir um parecer (geralmente baseado no certificado de peças) segundo o qual a alteração estrutural foi efetuada corretamente e não afeta a segurança da condução, este novo relatório pode ser apresentado ao organismo responsável. Lá será adicionada a alteração na parte 1 do Certificado de Registo, anteriormente denominado de Documentação do Automóvel. Enquanto a atualização não tiver sido adicionada, deve transportar no automóvel o novo parecer ou a nova homologação. Poderá ser pedido em caso de inspeção.

Mais questões?

Tem mais questões acerca deste tema? Pode sempre contactar o seu Concessionário Volkswagen - teremos todo o gosto em aconselhá-lo!

Encontre o Concessionário Volkswagen mais próximo de si

Denominação de jantes – explicado em 6 passos

Leia aqui o que as abreviaturas que estão nas suas jantes, tal como 7,0 J x 17, ET49, LK112/5, significam.

1. Largura da jante

7,0 J x 17, ET49, LK112/5

O primeiro número indica a largura da jante em polegadas. Neste exemplo ela tem 7" de largura.

2. Design da jante

7,0 J x 17, ET49, LK112/5

A letra após a largura revela a forma da aba da jante, ou seja, como a jante é constituída. As jantes mais velhas, como por exemplo para o Carocha têm às vezes um B como contorno da jante.

3. Diâmetro da jante

7.0 J x 17, ET49, LK112/5

16" ou 19". O diâmetro de uma jante é indicado pelo número após o x. Neste exemplo, é de 17".

4. Profundidade de inserção

7,0 J x 17, ET49, LK112/5

A profundidade de inserção (ET) descreve a distância entre o centro vertical da jante e a superfície interna da jante, em milímetros. Neste exemplo são 49 mm.

5. Círculo da furação

7.0 J x 17, ET49, LK112/5

O círculo da furação (LK) é o diâmetro do círculo no qual os orifícios dos pernos das jantes estão localizados.

6. Número de pernos

7.0 J x 17, ET49, LK112/5

O número de pernos com os quais as jantes estão fixadas à flange da jante é diferente em cada automóvel. Neste exemplo são cinco.

Peças e acessórios: mais escolhas para si

Aqui pode encontrar detalhes sobre as jantes originais Volkswagen e jantes dos Acessórios Volkswagen.

Jantes originais Volkswagen

A sua seleção de jantes originais pode ser encontrada no Certificate of Conformity (CoC), previamente aprovada pela TÜV como uma combinação jante/pneu. Estas jantes são Peças Originais Volkswagen®, que vêm instaladas de fábrica. Também pode equipar o seu Volkswagen com jantes originais posteriormente. O número do meio de uma jante original é o -601-. Já escolheu uma combinação de jantes e pneus do CoC ou jantes originais Volkswagen? Para encomendar, dirija-se ao seu Concessionário Volkswagen.

Encontre o seu parceiro Volkswagen

Acessórios para jantes Volkswagen

Também pode personalizar o seu automóvel com acessórios para jantes Volkswagen. Oferecemos adicionalmente e posteriormente aos artigos de fábrica, artigos para reequipar o seu automóvel. O número do meio de uma jante acessória Volkswagen é o -071-.

No Mundo dos Acessórios, pode visualizar e comprar online jantes especificamente para o seu modelo ou escolher uma jante e consultar o uso adequado do modelo - para obter uma combinação adequada.

Ir para Loja de Acessórios

Jantes de liga leve desportivas

Graças à alta qualidade do material, não tem de abdicar de jantes de liga leve atraentes, mesmo nas estações mais frias. Tornamos o desempenho dinâmico possível mesmo em temperaturas desconfortáveis e condições climatéricas difíceis.

A aparência mais atraente das jantes de liga leve opõe-se à resistência das jantes de aço - pelo menos na teoria. As nossas jantes de liga leve foram especialmente desenvolvidas para uso na neve e na lama. As superfícies específicas de inverno oferecem alta resistência à corrosão. São fáceis de limpar e muito resistentes - especialmente contra o sal de estrada.

Jantes de aço robustas

Equipado para quase todas as condições climatéricas: Com as nossas jantes completas de aço, viaja de forma acessível e confortável.

AirStop®

Menos furos, mais mobilidade. Saiba mais acerca de pneus auto-selantes com a tecnologia Seal.

Ir para Jantes e Pneus

Oops!
O seu navegador parece estar desatualizado. O nosso site pode não estar a funcionar da melhor forma possível. No entanto, a maioria dos navegadores (exceto o MS Internet Explorer 11 e anteriores) funcionam sem problemas.

Recomendamos que atualize o seu browser!
A última versão pode assegurar uma boa experiência em qualquer site da internet.

Obrigado pela sua visita e divirta-se,
A sua equipa Volkswagen
24px/magnifier Created with Sketch.