O motor é o coração do seu Volkswagen
Os motores necessitam de correias dentadas de material sólido, o que potencia a longevidade da transferência de potência e confere flexibilidade suficiente para que a correia se possa ajustar e manter a tensão constante. E quanto às velas de ignição? A Volkswagen garante que estas se inflamam de forma fiável, que proporcionam uma excelente combustão, que não sobreaquecem e que asseguram o funcionamento suave do motor a par de menores consumos.
A correia de distribuição não é apenas mais uma peça do motor
As suas vantagens:
- Desenvolvidas tendo em conta as características de cada motor individualmente
- Proteção do seu motor fiável de alta qualidade
- Mínimo ruído e baixo grau de desgaste, graças à utilização de materiais de alta qualidade
- Material resistente para um controlo do motor preciso e maior longevidade entre trocas
Como detetar uma correia desgastada?
- Falhas de motor
- Perdas de óleo
- Impossibilidade de ligar o motor
- Fendas na correia
- Aumento da temperatura do motor
- Problemas com o escape
- Variações bruscas nas rotações de motor
As correias Volkswagen: FAQ
Se deseja ficar a saber mais sobre as nossas correias originais, recomendamos que leia as perguntas mais frequentes.
Dependendo do tipo de motor e a sua potência, a troca de correia de distribuição é feita entre os 60.000 e os 360.000 km. No entanto, na maioria do motores em circulação, em Portugal, a primeira verificação ocorre por volta dos 180.000 km e a sua troca dá-se por volta dos 210.000 km.
A correia dentada transmite a força de rotação da cambota ao veio de excêntricos. Isto faz com que as válvulas do motor abram e fechem. A mistura ar-combustível entra na câmara de combustão, queima e aciona os êmbolos. Frequentemente, a correia dentada aciona também a bomba de água.
Uma correia dentada com muito uso ou desgaste pode partir e provocar danos no motor. O motivo: o comando da válvula do motor fica dessincronizado, o êmbolo entra em colisão com a válvula como uma bala - geralmente 15 m/s. Na maioria dos casos, a cabeça do motor tem de ser substituída.
As velas de ignição Volkswagen: FAQ
Tem mais questões sobre o tema velas de ignição? Aqui encontrará as respostas que procura!
Dependendo do tipo e qualidade, as velas de ignição duram entre 30.000 e 90.000 km. É importante ter em consideração os intervalos de serviço. Desta forma, ficará a saber atempadamente quando as velas de ignição já não se encontrarem em boas condições de funcionamento. Assim, evitará custos adicionais.
A vida útil das velas de ignição pode ser prolongada mantendo sempre o nível de óleo correto e um estilo de condução adequado. Se o nível de óleo estiver muito elevado, as velas poderão ficar cobertas de óleo; se forem realizados muitos percursos curtos, estas ganharão fuligem. O motivo: o motor não atinge a temperatura necessária para que a velas realizem uma autolimpeza.
As velas de ignição são submetidas a pressões elevadas, vibrações e temperaturas que podem ascender aos 3.000 °C. Bastam algumas falhas de ignição para danificar o catalisador.
Ainda que a substituição pareça fácil, o mais pequeno erro pode causar danos significativos no motor. Por que motivo? Cada motor necessita de uma vela de ignição diferente. A vela de ignição incorreta pode causar tantos danos no motor como a utilização de uma ferramenta ou de um binário incorretos durante a montagem. Não corra riscos! Recorra sempre a uma oficina autorizada Volkswagen.