Menu
Fechar menu
Fechar

Fábrica de Wolfsburg: A Volkswagen vai formar 22.000 colaboradores da produção em mobilidade elétrica até 2025

Fábrica de Wolfsburg: A Volkswagen vai formar 22.000 colaboradores da produção em mobilidade elétrica até 2025

As equipas participam numa experiência divertida para aprender mais sobre a produção automóvel do futuro, resolvendo puzzles e problemas num escape room.

O maior complexo de fabrico de automóveis da Europa está a lançar uma campanha de formação profissional para preparar e desenvolver os colaboradores da produção para a mobilidade elétrica. A marca Volkswagen está assim a avançar com a conversão das suas fábricas alemãs para a produção de veículos elétricos. No seguimento das fábricas de automóveis de passageiros de Zwickau e Emden, a fábrica de Wolfsburg tornar-se-á também numa fábrica de veículos elétricos ao longo dos próximos anos. Esta transformação fundamental não se vai basear apenas na formação especializada, tem também um lado emocional: a fábrica de Wolfsburg abriu um eMotionRoom onde, nos próximos meses, 22.000 colaboradores da produção poderão desfrutar de uma experiência divertida do processo de transformação de ICE para veículos elétricos.

O Administrador da Fábrica, Rainer Fessel (3º a partir da esquerda), o Chefe de Recursos Humanos do Grupo, Gunnar Kilian (2º a partir da direita), o Chefe da Academia do Grupo, Ralph Linde ( ao centro), o Vice-Presidente do Conselho Geral de Obras, Gerardo Scarpino (3º a partir da direita) e os membros da equipa do projeto abrem o eMotionRoom.

 

O eMotionRoom faz parte de um programa de formação de um dia (eMotionDay) para os funcionários da produção em Wolfsburg, que vai até 2025. Neste outono, Wolfsburg iniciará a produção do bem-sucedido modelo ID.31, o primeiro modelo na fábrica a ser baseado na plataforma MEB. Até ao verão, cerca de 1.200 funcionários vão receber formação na produção do ID.3.

"A Volkswagen está constantemente a trabalhar em conceitos inovadores de formação e desenvolvimento à medida que avançamos para nos tornarmos num fornecedor de mobilidade sustentável e orientada para o software. Estes conceitos são a nossa chave para uma transformação bem-sucedida. Quanto mais o nosso mundo se torna digital, mais as competências da nossa equipa se tornam cruciais para a nossa competitividade", disse Gunar Kilian, Membro da Direção de Recursos Humanos, na abertura do eMotionRoom. "A Volkswagen lançou uma ampla campanha de formação nas suas instalações alemãs, e os escape rooms desempenham um papel importante nesta iniciativa. Depois de Zwickau e Emden, estamos agora a lançar este conceito de sucesso na nossa maior fábrica, aqui em Wolfsburg."

Gerardo Scarpino, Vice-Presidente do Conselho Geral de Obras, comentou: "O eMotionRoom já recebeu um feedback muito positivo dos nossos colaboradores em Zwickau. A ideia revelou-se extremamente popular - foi por isso que a incluímos também em Wolfsburg. A transição para a mobilidade elétrica só pode acontecer em conjunto com os nossos colaboradores. A sua integração, inspiração e formação é absolutamente crucial para o sucesso coletivo. Isto porque só juntos podemos dominar a transformação - e o eMotionRoom é uma parte chave do puzzle."

O eMotionRoom em Wolfsburg foi desenvolvido internamente pela Academia do Grupo Volkswagen e pelas unidades organizacionais da fábrica. Tem três salas intrinsecamente concebidas, e os colaboradores têm de resolver vários puzzles e problemas em cada uma destas salas no espaço de 20 minutos. O desafio começa com uma viagem no tempo até ao século XIX (invenção dos primeiros motores elétricos) e na segunda sala é traçada a história da fábrica de Wolfsburg até aos dias de hoje (produção de veículos ICE). A terceira sala dá um olhar sobre o futuro digital da condução.

Tal como os escape rooms clássicos, as equipas (cada uma composta por quatro pessoas) devem resolver vários problemas em cada sala para abrir a porta. Cada grupo é guiado por dois instrutores da Academia do Grupo através de uma ligação vídeo. O eMotionRoom faz parte do eMotionDay que também inclui outros módulos de formação - tais como a utilização de auscultadores RV na produção. O eMotionRoom estará em uso pelo menos até ao final de 2024.

"Depois de Zwickau e Emden, a nossa fábrica de Wolfsburg está agora a iniciar a transição para a mobilidade elétrica na rede de produção alemã da marca", disse Christian Vollmer, Membro do Conselho de Gestão de Produção e Logística da marca Volkswagen, comentando sobre a transformação fundamental da produção automóvel na Alemanha. "Wolfsburg é especial na medida em que os veículos ICE também continuarão a ser construídos aqui durante muitos anos. Por outras palavras: para Wolfsburg, a transformação que se aproxima é, antes de mais, uma questão de integração - interligando-se suavemente com as operações e produção em curso. Este é um desafio muito especial".

A submontagem do ID.31 começa na fábrica de Wolfsburg este outono, e será seguida pela produção total de números substanciais do popular modelo elétrico a partir de meados de 2024. "A nova linha de produção em Wolfsburg dar-nos-á mais flexibilidade do que nunca", disse o Diretor da Fábrica, Rainer Fessel. "A linha de montagem será a primeira numa das fábricas de automóveis de passageiros da marca Volkswagen na Alemanha, capaz de construir tantos veículos MEB como ICE na mesma linha. Com a futura plataforma SSP, isto fará da Wolfsburg a primeira fábrica multiplataforma da Volkswagen daqui a poucos anos. Isto dará à fábrica principal uma grande vantagem em termos capacidade de utilização durante os próximos dez anos. É assim que estamos a salvaguardar postos de trabalho na fábrica de Wolfsburg e a dar aos nossos colaboradores uma perspetiva clara para o futuro." (SSP = Plataforma de Sistemas Escaláveis).

A nova linha de produção para o ID.3 e o novo Tiguan será instalada nos próximos meses. Um investimento inicial de 460 milhões de euros será feito até ao início de 2025. A maior parte será investida em instalações de produção, o restante é destinado à formação - como o eMotionRoom - e às medidas de conversão necessárias.

Para além do ID.3, a fábrica de Wolfsburg deverá começar a construir um modelo adicional baseado no MEB (SUV) num futuro próximo. Isto vai reforçar a fábrica como o "coração da marca VW" ao longo dos próximos anos.

Informação Legal

1. ID.3 - consumo de energia em kWh/100 km: combinado 16,1-15,3; CO2 em g/km: 0; apenas valores de consumo e emissões de acordo com WLTP e não de acordo com NEDC estão disponíveis para o veículo. Informações sobre o consumo e as emissões de CO2 em gamas, dependendo do equipamento do veículo selecionado.

Oops!
O seu navegador parece estar desatualizado. O nosso site pode não estar a funcionar da melhor forma possível. No entanto, a maioria dos navegadores (exceto o MS Internet Explorer 11 e anteriores) funcionam sem problemas.

Recomendamos que atualize o seu browser!
A última versão pode assegurar uma boa experiência em qualquer site da internet.

Obrigado pela sua visita e divirta-se,
A sua equipa Volkswagen