Menu
Fechar menu
Fechar

Feliz aniversário, Touran! – Mais do que um automóvel de família há 20 anos

Feliz aniversário, Touran! – Mais do que um automóvel de família há 20 anos

Touran modernizado com novos sistemas de assistência ao condutor.

A história de sucesso do Touran continua: a Volkswagen atualizou o popular MPV compacto e melhorou a sua tecnologia. O Touran celebra o seu 20º aniversário este ano e continua a impressionar, graças a um interior espaçoso e ajustável, motores eficientes e manuseamento ágil. 

Em 2023, o Touran mais vendido ainda é tecnicamente o mais moderno.

Touran 1.5 TSI OPF 7-Gang DSG (110 kW / 150 CV) - consumo de combustível em l/100 km: combinado 7,1-6,5; Emissões de CO2 combinadas em g/km: 161-146. Nenhum valor de consumo e emissão está disponível de acordo com NEDC para este veículo, apenas de acordo com WLTP. As informações sobre consumo e emissões de CO₂, apresentadas em intervalos, dependem do equipamento do veículo selecionado.

"Mais do que um automóvel familiar" foi o mote para o lançamento no mercado do Touran a 14 de março de 2003. O MPV compacto é um automóvel familiar, de lazer e de negócios, com as melhores características de todas as categorias. E, com mais de 2,6 milhões de unidades vendidas, é um dos veículos polivalentes de maior sucesso no mundo.

A segunda geração do Touran foi lançada em 2015. É o primeiro MPV da Volkswagen com base na Plataforma Modular Transversal (MQB). Esta plataforma, devido à sua versatilidade, permite significativas melhorias técnicas e atualizações dos vários modelos.

Inúmeros sistemas de assistência à condução

Os equipamentos de série incluem:  Cruise Control Adaptativo (ACC) com limitador de velocidade, Front Assist função de travagem de emergência, Lane Assist com aviso de saída de faixa de assistência e Side Assist com assistência à mudança de faixa. Esta gama de sistemas de assistência e infotainment encontra-se normalmente apenas em classes de veículos mais elevadas, mas que, graças à plataforma MQB, são também utilizados no Touran.

O equipamento de série inclui igualmente o sistema Pre-Crash. Este sistema utiliza a tecnologia de sensores do Side Assist - assistente de mudança de faixa. Os sensores de radar detetam a posição e a velocidade dos veículos na traseira do Touran. Se o sistema Pre-Crash detetar uma colisão iminente, o sistema proativo de proteção dos ocupantes é ativado - não apenas durante a condução, mas também enquanto estiver imobilizado com o motor em funcionamento ou em modo de start/stop.

Equipado de série com uma câmara multifunções que permite identificar objetos ou pessoas o mais rapidamente possível, sendo este um dos componentes mais importantes no automóvel quando se trata de sistemas de assistência e segurança.

Além disso, o pacote opcional IQ.DRIVE inclui igualmente o sistema de assistência ao condutor Travel Assist2 em conjunto com o aviso de saída da faixa de rodagem Lane Assist2. Este sistema assegura uma distância do veículo da frente e mantém a velocidade definida pelo condutor. Para tal, utiliza o sistema de manutenção adaptativa na faixa de rodagem. Este sistema mantém ativamente o veículo no centro da faixa de rodagem. O Travel Assist adapta-se ao estilo de condução e também pode manter o veículo mais à esquerda ou à direita na faixa em vez de o manter exatamente no centro. Em combinação com a caixa de velocidades de dupla embraiagem DSG, pode também estar descontraído ao conduzir em engarrafamentos e no trânsito de "pára-arranca".

O controlo de luzes Dynamic Light Assist2 também faz parte dos equipamentos de assistência ao condutor assegurando uma melhor visibilidade durante a noite. Este sistema permite uma comutação automática das luzes de máximos, de forma a adequar a iluminação dos faróis às condições da via e veículos que nela circulam, proporcionando assim ao condutor uma condução mais descontraída e segura sem a necessidade de fazer o acionamento de luzes de máximos por si próprio. Ao conduzir em áreas urbanas, o sistema faz também de forma automática a comutação de máximos para mínimos. Esta é uma função que auxilia o condutor e ajuda na deteção de obstáculos e veículos de forma antecipada.

Touran 1.5 TSI OPF 7-Gang DSG (110 kW / 150 CV) - consumo de combustível em l/100 km: combinado 7,1-6,5; Emissões de CO2 combinadas em g/km: 161-146. Touran 2.0 l TDI SCR DSG (110 kW / 150 CV) - consumo de combustível em l/100 km: combinado 5,7-5,2; Emissões de CO2 combinadas em g/km: 150-136. Nenhum valor de consumo e emissão está disponível de acordo com NEDC para este veículo, apenas de acordo com WLTP. As informações sobre consumo e emissões de CO₂, apresentadas em intervalos, dependem do equipamento do veículo selecionado. Touran 1ª geração - O modelo já não está à venda.

O conforto também foi melhorado

Não foi apenas no capítulo dos Sistemas de Assistência ao Condutor que vimos melhorias no Touran.. Este modelo também recebeu uma atualização no conforto: configura agora um volante de última geração incluindo touch control, Digital Cockpit de 8 polegadas e consola de ar condicionado agora com controlos táteis à frente e atrás (ambos opcionais). Além disso, com funções opcionais tais como Easy Open & Close (fecho da tampa da bagageira pelo movimento dos pés) e Keyless Access (sistema de abertura, fecho e arranque sem chave), o Touran também é topo de gama no que diz respeito à facilidade de utilização. 

 

Viagens ainda mais eficientes

Também estão disponíveis motores mais eficientes para o bestseller: entre outras coisas, a Volkswagen continuou a desenvolver o seu motor a gasolina 1,5 TSI best-seller a nível Europeu e agora também utiliza a última geração no Touran - o TSI evo2 com 110 kW / 150 CV1. Permite o consumo e a poupança de CO2 e foi também concebido para combustíveis com conteúdo renovável. Além disso, esta última versão apresenta o Active Cylinder Management ACTplus, um módulo de controlo de emissões junto ao motor e o moderno processo de combustão TSI-Evo.

 

Adequação máxima para uso diário para até sete pessoas

O Touran tem um interior espaçoso e multivariável impressionante - devido aos sete lugares disponíveis a bordo, característica que se torna particularmente apelativa para as famílias. Graças aos anéis de retenção ISOFIX na segunda e terceira fila de bancos, é possível colocar com segurança um total de cinco cadeiras para crianças no Touran. O interior pode ser utilizado de várias formas graças ao sistema de cadeiras rebatíveis (tem uma superfície plana no compartimento de bagagem com as cadeiras rebatíveis), que permite um volume de armazenamento de até 1.620 litros. Tem ainda 47 opções de arrumação variadas, onde se destacam as gavetas debaixo do banco do condutor e do passageiro.

Em capítulo de manuseamento o Touran é equiparado a um Golf: ágil, de condução suave, e com o auxílio da regulação adaptativa do chassis (DCC) opcional, assegurando assim um elevado nível de conforto na condução e o diâmetro de viragem é de apenas 11,5 metros.

Informação Legal

1. Touran 1,5 l TSI OPF 110 kW (150 CV) - Consumo de combustível em l/100 km: combinado 7,2-6,5; Emissões de CO₂ em g/km: combinado 161-146. Apenas os valores de consumo e emissão de acordo com WLTP e não de acordo com NEDC estão disponíveis para o veículo. Nos casos em que são indicadas gamas, os valores de consumo e emissões de CO₂ dependem do equipamento do veículo selecionado.

2. Dentro dos limites do sistema: O condutor deve estar sempre preparado para anular o sistema de assistência e não está isento da responsabilidade de conduzir o veículo com o devido cuidado e atenção.

Oops!
O seu navegador parece estar desatualizado. O nosso site pode não estar a funcionar da melhor forma possível. No entanto, a maioria dos navegadores (exceto o MS Internet Explorer 11 e anteriores) funcionam sem problemas.

Recomendamos que atualize o seu browser!
A última versão pode assegurar uma boa experiência em qualquer site da internet.

Obrigado pela sua visita e divirta-se,
A sua equipa Volkswagen